Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

criar setup


rizuane

Pergunta

ai galera finalizei um programa em vb6 de gestão de stock e pretendo fazer setup com limitação de instalação e tb pretendo gavar numa midia com proteção de copia, que nem um cd de anti-virus que traz uma limitação de instalação por maquina. já experimentei o packeged & deployment wizard do vb e o inno setup e não consegui criar as limitações de instalação(pretendo que se instale em 3 pc no máximo).

gostava que me indicassem alguns programas ou aplicativos que fazem o setup com essas caracteristicas.

para criar o cd tb.

Editado por kuroi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

mano, num escreve com letra gde q é um saco pra ler.

nunca tinha visto isso de limitacao de instalacao, e a não ser q eu não tenha entendido direito, se alguém me perguntasse eu diria q é impossivel.

hum, seila, a não ser q seja um cd-rw e você possa escrever dentro do cd pra dizer q já foi instalado. mas nd impede do cara fazer uma iso do cd ANTES de instalar, o q daria permissao pra mais instalacoes.

EDITADO:

ou uma possibilidade talvez, seria você fazer seu programa so rodar depois de ativacao via web. ai você teria q tipo gerar uma key pra cada cd, e quando ele fosse instalar pelo cd, o key fosse passado e gravado no banco de dados no seu servidor. caso o cara tentasse ativar o mesmo key uma quarta vez, você não permitiria.

bom, é uma ideia, mas acho q o mais legal seria você levar em conta q nem todo mundo q va instalar o software necessariamente vai ter acesso a web naquele pc ne.

mas acho q esse seria o jeito, porque pelo menos eu não imagino se existe um jeito de fazer pelo cd.

alem do mais, não acho essa sua ideia legal. o cara instala, mas depois tem q formatar o computador e ai não consegue instalar de novo??

Editado por kuroi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

valeu pelas respostas, ixo já entendi e eu ca em moçambique a internet ainda é novidade para muitos dai essa ideia de fazer o programa so rodar depois de ativacao via web não vai dar porque muitos não tem acesso a internet.

Talvez pudesse me ajudar em dizer se conhece algum programa de gravação tipo nero (não em vb6) que poxo usar para criar um cd protegido contra cópia, assim poderei inserir o meu aplicativo em vb6 no cd protegido contra copia, desta forma as outras pessoas não poderao copia-lo ou pelo menos dificultará o maximo o processo de copia.

Mudando de assunto: fiz um aplicativo em vb6 e criei o setup com o inno setup, so que quando vou intalar num pc que não tem o vb6 instalado ele instala, apos instalado quando voxe executa o aplicativo nesta maquina ele da esse erro (ACTIVEX CANT CREATE OBJECT)

A vossa colaboração tem me ajudado muito

thanks mano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

então rizuane, não conheco nenhum programa q protege o cd, de uma postada perguntando sobre isso na sala de outros assuntos aqui no forum. entretanto, por mais q você proteja, sempre dao um jeito de copiar ne.

quanto ao erro do innosetup, talvez você esteja esquecendo alguma dll. olha no seu projeto quais as ocxs e referencias q você adicionou e ai você tem q adicionar todas elas.

bom, isso, na verdade é um saco de fazer ne. eu acho mais facil primero fazer o isntalador pelo package & deployment. porque ai ele copia todas as dlls, ocxs e otros arquivos necessarios em uma pasta separada. ou se não me engano, tem uma opcao pra so copiar as dlls, nem precisa fazer o instalador todo.

ai sabendo quais as dlls, você adiciona no instalador no innosetup.

mas tb tem q ficar de olho em quais dlls e ocxs tem q mandar registrar ne. ocxs normalmente sempre registra, mas quanto as dlls, o q eu costumo fazer é mandar registrar todas e rodar o instalador uma vez, ai ele vai dar erro quando for pra registrar dlls q não precisam de registro. ai eu anoto todas as q deram erro e depois, tiro o flag de registro dela do innosetup.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

ola parceiros, ainda tou com problemas em criar o setup pelo package & deployment, não sei como copiar todas as dlls, ocxs e otros arquivos necessarios, alem do mais como fico sabendo quais as dlls e ocxs que tenho que copiar(será que são as referencias e componentes que usei no desenvolvimento do programa). Existe algum bom tutorial que explica bem isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

são os q tão adicionado sim ne.

mas quando você faz o instalador pelo package & deployment, ele cria uma pasta chamada Support e tb um arquivo .cab onde vao estar todas as dlls e ocxs q você precisa.

abre la o cab q você vai ver. devem ter uns .exes la dentro, tipo o instalador, o uninstall e o executavel do seu programa. td mais q não for .exe la dentro (e não for arquivo q você mesmo adicionou), são as bibliotecas e componentes q seu programa usa. se tiver arquivo .tlb, o qualquer otra extensao la dentro tem q copiar tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Oi galera

Eu já experimentei fazer como falaste com o inno setup, ir buscar todos os arquivos tirando os setup na pasta support que e criada com o wizzard deployment package, mas não esta a funcionar.

O problema que se poe e o seguinte:

Mesmo que eu não use o inno setup, para fazer o instalador, neste caso usando o proprio WIZZARD DEPLOYMENT PACKAGE DO VB6 para criar o instalador, quando eu instalo em um computador que não tem o VB instalado, ele continua a dar o mesmo erro ( Active X component cant create object) e um outro que diz (OCX file missing or invalid). Sera que isto esta a acontecer por eu não activar alguma livraria ou por eu ter baixado o "editor de texto VB6" da net. este editor de texto que baixei não e comprado, mas sim e gratis, baixei em um torrent. SERA QUE O EDITOR DE TEXTO TERA DE SER REGISTRADO NA MICROSOFT?

Comeco a ficar desisperado, apenas posso contar com a sua ajuda, tem me ajudado demais, aguardo sua resposta. um abraco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

o q é o "editor de texto VB6"??

existe alguma linha no seu projeto q você faz alguma coisa tipo isso??

Set objeto = CreateObject("qualquer_coisa_aqui")

se tiver, ai você ta usando um objeto sem referenciar. nesse caso, você vai ter q achar a dll ou ocx e adiciona-la na mao.

senao, em q momente ocorre esse erro?? é na hora q você abre o projeto?? ou é quando você executa algum formulario ou funcao especifica??

ai se você souber qual essa funcao, você pode saber qual a ocx q você usa nessa hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Oi galera

Eu tentei criar os setup´s de varias maneiras ou seja levando os diferentes arquivos que me explicaste, talves eu não esteja a entender bem, agradecia que tivesses um pouco de paciencia comigo porque me encontro num lugar sem muitos recursos nesta area.

Seria melhor eu tentar te explicar tudo de novo, sera um pouco cansativo mas talves podera nos ajudar.

tenho o meu aplicativo em vb6 criado por mim, e um programa de gestao de estoque.

Pretendo criar o setup e estou usando o Wizzard Deployment Package que o vb traz consigo, criu o instalador ou o setup como preferir com o Wizzard Deployment Package, depois do setup criado, quando vou tentar instalar em outro pc que não tenha o vb6 instalado, ao correr o setup do aplicativo que desenvolvi ele da a seguinte mensagem de erro que diz (Setup cannot continue because some files are out of date on your system), se eu quando tento instalar o setup que criei com o Wizzard Deployment Package ele da este erro quando instalado em outra maquina, com então poderei distribuir o meu aplicativo.

Quando crio o setup com o innosetup e levo para instalar em um pc que não tem o vb instalado como expliquei acima ele instala mas quando executo o programa ele da a seguinte mensagem de erro (Run-time error ´429´, ActiveX Component cant create Object).

Agradecia que me enviasses seu e-mail para eu lhe enviar o meu aplicativo para tu veres.

obrigado pela atencao que tens disponibilizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

rizuane, tem como você responder a essas perguntas??

existe alguma linha no seu projeto q você faz alguma coisa tipo isso??

Set objeto = CreateObject("qualquer_coisa_aqui")

se tiver, ai você ta usando um objeto sem referenciar. nesse caso, você vai ter q achar a dll ou ocx e adiciona-la na mao.

senao, em q momente ocorre esse erro?? é na hora q você abre o projeto?? ou é quando você executa algum formulario ou funcao especifica??

ai se você souber qual essa funcao, você pode saber qual a ocx q você usa nessa hora.

e tb responder a essa:

em q sistema você ta compilando o programa e em qual você ta tentando rodar?? tipo qual windows você ta usando??

porque você pode ter problemas se tentar rodar programas compilados no xp num pc com windows 98 por exemplo.

problemas q eu so consegui resolver com o innosetup.

quanto ao projeto se você quiser mandar, acho melhor você hospedar num servidor tipo o rapidshare e passar o link ai ou me mandar por mp.

ou se quiser então manda em rafaelsposito[arroba]gmail.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

oi amigo.

já verifiquei mais uma vez nos codigos e não tem nenhuma linha com "Set objeto = CreateObject("qualquer_coisa_aqui")"

eu fiz o meu aplicativo no VB6, o meu computador tem o sistema operativo Windows Vista Ultimate, e eu quando criu o setup tento instalar em um outro computador que tem o Sistema operativo XP com Service Pack II, ele sempre da os erros que lhe indiquei na mensagem anterior do dia 19/03/2009.

Quanto ao E-mail, eu enviarei amanha para o enderco que me indicaste, não poderei te enviar agora porque não me encontro na minha cidade neste momento,mas quando chegar a casa sem falta lhe enviarei.

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Oi amigo

já experimentei instalar em um outro pc que tambem tem o Sistema operativo Windows Vista e continua com os mesmos erros.

Sera que o meu compilador de VB6 não esta a criar todos os ficheiros (arquivos ocx e ddl) necessarios para o meu aplicativo correr?

porque quando eu fecho o compilador de VB6, ele aparece uma caixa a dizer "close now"ou "Check on line your problem". sera que o meu compilador esta conrompido?

se estiver gostaria que me desses um link onde poderei fazer o download do compilador VB6, ou se tiveres o compilador vb6 podes me enviar para meu e-mail (rizuanecadar@gmail.com)

ficarei muito grato se me ajudar a resolver este problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
se estiver gostaria que me desses um link onde poderei fazer o download do compilador VB6, ou se tiveres o compilador vb6 podes me enviar para meu e-mail (rizuanecadar@gmail.com)

na verdade acho q o q você tem é o visual studio 6 não?? se você tem o package & deployment instalado ai, então você tem o programa correto.

alem de q o compilador não teria nd com isso, se o programa ta rodando, você consegue ate fazer o setup.

e tb o compilador não vai caber como anexo no email ne ehhehe

rizuane, enquanto você ta instalando o programa pelo setup aparece alguma mensagem de erro??

note q você tem sempre q copiar junto com o setup.exe, os arquivos setup.lst e o arquivo .cab com o nome do seu projeto, exemplo Project1.cab

isso é muito importante, quando você for rodar o setup, esses dois arquivos devem estar na mesma pasta se não vai dar certo.

se você ta fazendo esse procedimento correto, então checa esse seu arquivo cab. olha os arquivos q tem la dentro.

tipo, eu fiz aqui um setup de um projeto vazio. o seu projeto tem q ter pelo menos esse arquivos todos ó:

imagemjos.jpg

note q são o .exe do seu projeto, o setup, o unninstal, 6 dlls q são padrão (o visual basic sempre deve adicionar) e mais o stdole2.tlb

ai você tem q ver, se as ocxs e dlls a mais q você usa não estao ai juntos. seu cab tem q ter todos os arquivos ali de cima e mais as dlls e ocxs q você adicionou, confira ai se não esta certo.

porque quando eu fecho o compilador de VB6, ele aparece uma caixa a dizer "close now"ou "Check on line your problem". sera que o meu compilador esta conrompido?

esses erro eu nunca vi. qual a mensagem q aparece??

tem como você postar um printscreen pra eu ver se entendo do q se trata??

EDITADO:

rizuane, eu tava relendo o tópico e ai lembrei dessa parte q você havia dito:

depois do setup criado, quando vou tentar instalar em outro pc que não tenha o vb6 instalado, ao correr o setup do aplicativo que desenvolvi ele da a seguinte mensagem de erro que diz (Setup cannot continue because some files are out of date on your system), se eu quando tento instalar o setup que criei com o Wizzard Deployment Package ele da este erro quando instalado em outra maquina, com então poderei distribuir o meu aplicativo.

esse erro ainda acontece?? quando ele acontece aparece pra você as opcoes OK e Cancelar certo??

quando aparecer, clique sempre em OK pra ele continuar o setup, e veja se a instalacao não vai ficar correta.

se não funcionar, e esse problema persistir, eu acho q o melhor seria você fazer no innosetup

Editado por kuroi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Kuroi, quando estava fazer o setup do Package que mandaste-me ele deu esses erros e não funciona:(esperimentei no windows vista!!)

" An access violation ocurred while copying the file " ......... (vinha c\windows\system32\expsrv.dll e c\windows\system32\vbjet32.dll )

Outro erro foi:

Visualbasic Toolkit: Setup1.exe ( " the procedure entry point lstrcatl could not be locate in the dynamic link library MSDART.DLL")

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

ola pessoal, mais uma venho pedir a vossa colaboraxao.

consegui fazer o setup da minha aplicação vb6 (tudo no windows vista). Ao instalar na maquina do cliente ele roda os formularios de cadastros de clientes e produtos perfeitamente, inclusive vai buscar dados na base de dados e mostra... mas quando vou fazer uma consulta ele não retorna nenhum dado na flexgrid, mostra uma grid vazia (não da nenhuma mensagem de erro). E tambem quando tento visualizar o relatório ele não mostra e da o seguinte erro:RUN TIME ERROR '-21470247770 (8007007E)' AUTOMATION ERROR THE SPECIFIC MODULE COULD NOT BE FOUND e quando pressiono ok ele fecha o aplicativo.

estou a pedir uma ajudinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Consegui resolver os erros e o setup roda perfeitamente no windows vista. Consegui fazer graças a este dica de um outro forum:

Pessoal vou explicar aqui como fazer para saber quais OCX´s e DLL´s possuem o programa e depois registrar estas com o inno setup

Primeiro para saber quais dll´s e ocx´s que devo incluir em meu instalador e quais tenho de registrar eu faço da seguinte forma:

primeiro crio um instalador normalmente utilizando o Package & Deployment Wizard do Visual Studio

Feito isso vou na pasta Onde foi criado o instalador ( no meu caso o nome é Package) e abro o arquivo setup.lst com o Word ou até com bloco de notas, neste arquivo contem a lista de todas as dll´s que seu programa vai precisar e quais devem ser registradas.

eis um exemplo retirado do setup.lst do instalador que criei:

[bootstrap Files]

File1=@VB6STKIT.DLL,$(WinSysPathSysFile),,,7/15/00 12:00:00 AM,101888,6.0.84.50

File2=@COMCAT.DLL,$(WinSysPathSysFile),$(DLLSelfRegister),,5/31/98 12:00:00 AM,22288,4.71.1460.1

File3=@STDOLE2.TLB,$(WinSysPathSysFile),$(TLBRegister),,6/3/99 12:00:00 AM,17920,2.40.4275.1

File4=@ASYCFILT.DLL,$(WinSysPathSysFile),,,3/8/99 12:00:00 AM,147728,2.40.4275.1

File5=@OLEPRO32.DLL,$(WinSysPathSysFile),$(DLLSelfRegister),,3/8/99 12:00:00 AM,164112,5.0.4275.1

File6=@OLEAUT32.DLL,$(WinSysPathSysFile),$(DLLSelfRegister),,4/12/00 12:00:00 AM,598288,2.40.4275.1

File7=@msvbvm60.dll,$(WinSysPathSysFile),$(DLLSelfRegister),,2/23/04 12:00:00 AM,1386496,6.0.97.82

imprima o conteudo para depois você poder fazer as alterações no seu instalador Inno Setup

Agora você inicializa seu instaldor Inno Setup , e ao chegar na parte chamada Application Files clique no botão Add File(s)... vá até a pasta onde você criou o instalador usando o PDW e abra a pasta Support, nela estão todas as DLL´s e OCX´s necessárias para seu programa, selecione selecione-as e clique em abrir, ai basta você continuar a criar seu instalador até o final, ao terminar ele vai perguntar se você deseja compilar o programa e você vai selecionar não.

A seguir ira aparecer uma lista com os arquivos que foram selecionados, abaixo coloquei apenas quatro linhas para simplificar a explicação:

Source: "C:\Ultimo Instalador\testeinstalador\Support\ST6UNST.EXE"; DestDir: "{app}"; Flags: ignoreversion

Source: "C:\Ultimo Instalador\testeinstalador\Support\STDOLE2.TLB"; DestDir: "{app}"; Flags: ignoreversion

Source: "C:\Ultimo Instalador\testeinstalador\Support\TABCTL32.OCX"; DestDir: "{app}"; Flags: ignoreversion

Source: "C:\Ultimo Instalador\testeinstalador\Support\OLEPRO32.DLL"; DestDir: "{app}"; Flags: ignoreversion

bom agora vem a parte mais divertida, que é digitar veja as alterações que devem ser feitas nestas linhas

voltando lá em cima onde eu imprimi as linhas do aqruivo setup.lst, onde estiver escrito DLLSelfRegister é proque esta dll deve ser registrada.

então você vai alterar a seguinte linha de:

Source: "C:\Ultimo Instalador\testeinstalador\Support\OLEPRO32.DLL"; DestDir: "{app}"; Flags: ignoreversion

para: 'trate as linhas como uma só

Source: "C:\Ultimo Instalador\testeinstalador\Support\OLEPRO32.DLL"; DestDir: "{sys}"; CopyMode: alwaysskipifsameorolder; Flags: restartreplace uninsneveruninstall sharedfile regserver

e assim para todas as dll´s que possuem DLLSelfRegister

Agora para os arquivos com extensão .TLB deve ser feito da seguinte forma

de:

Source: "C:\Ultimo Instalador\testeinstalador\Support\STDOLE2.TLB"; DestDir: "{app}"; Flags: ignoreversion

para:

Source: "C:\Ultimo Instalador\testeinstalador\Support\STDOLE2.TLB"; DestDir: "{sys}"; CopyMode: alwaysskipifsameorolder; Flags: restartreplace uninsneveruninstall sharedfile regtypelib

e pronto suas dll´s serão registradas ao se instalar seu programa

Apenas algumas Observações no PDW onde estãomarcadas como {WinSysPathSysFile} no Inno setup deve estar como DestDir: "{sys}" .

agora para ocx este deve ser o código

Source: "C:\Ultimo Instalador\testeinstalador\Support\TABCTL32.OCX"; DestDir: "{sys}"; CopyMode: alwaysskipifsameorolder; Flags: restartreplace sharedfile regserver

e assim por diante

Espero que eu tenha esclarecido suas duvidas, pois se vocês seguirem estes passos, o problema quanto a instaladores, acabará, lembrando que estou ensinando a localizar as dll´s e Ocx´s e registrar estas, e não como utilizar o inno setup.

Meus agradecimentos para o senhor desta dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...