Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Ajuda para resolver algoritimos?


pandaman

Pergunta

Ola pessol estou precisando concluir um trabalho de algoritimos e estou tendo dificuldade pelo fato de ser meu primeiro bimestre no curso de Tecnologia de Sistemas para Internet, no entanto essa é uma area totalmente nova pra mim anteriormente eu cursava educação fisica.O problema é o seguinte meu professor passou um trabalho de 20 questões mas eu só conseguir resolver até a 12ª e eu já fritei a mente tentando resolver e não consigo.Eu quero deixar bem claro que as questões que vocês poderem resolver pra mim eu vou analizar minuciosamente para aprender como é feito, as ques tões são as sequintes:

13 - Faça um programa que lê 5 nomes e 3 notas para cada aluno e escreva na tela a

média aritmética para cada um dos alunos.

14 - Faça um programa que lê um nome e 3 notas e escreva na tela o nome e a média e

pergunte ao usuário se ele deseja continuar a leitura, sendo que a mesma se encera

quando o usuário digitar zero.

15 - Faça um programa que lê 10 números quaisquer, e escreva na tela somente os

pares.

16 - Faça um programa que lê X números e escreva na tela a soma dos mesmos.

17 - Faça um programa que lê X números e faça a soma de todos os números maiores

que 5 e menores que 20.

18 - Faça um programa que lê X números e conte quantos são negativos e quantos são

positivos, mostrar na tela o resultado.

19 - Faça um programa que lê X números soma os maiores ou iguais a 10 conta os

menores que 10.

20 - Faça um programa que lê 2 números inteiros “A” e “B”, calcule a potência de “A”

elevado a “B”, por multiplicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

meu primeiro bimestre no curso de Tecnologia de Sistemas para Internet

Colega... se pretende realmente abraçar esta área, seja mais perseverante.

O problema é o seguinte meu professor passou um trabalho de 20 questões mas eu só conseguir resolver até a 12ª e eu já fritei a mente tentando resolver e não consigo.

Eu quero deixar bem claro que as questões que vocês poderem resolver pra mim eu vou analizar minuciosamente para aprender como é feito

Vou te dar a dica de alguns ( mas não vou te passar mastigadinho, voce terá que pensar um pouco para resolver ):

15 - Faça um programa que lê 10 números quaisquer, e escreva na tela somente os

pares.

A) Escrever um algoritmo/programa em Pascal que escreve os números pares entre 100 e 200.

program ex15;
uses crt;

var i: integer;

begin
clrscr;
writeln('Os numeros pares de 100 a 200 são: ');
for i:= 100 to 200 do
    begin
    if i mod 2 = 0 then
       begin
       write(i:8);
       end;
    end;
readkey;
end.

OBS: Basta modifica-lo fazendo que leia 10 numeros e escreva somente os pares
16 - Faça um programa que lê X números e escreva na tela a soma dos mesmos.
B) Escrever um algoritmo/programa em Pascal que escreve a soma dos números entre 0 e 100.

program ex16;
uses crt;

var i, soma: integer;

begin
clrscr;
soma:=0;
for i:= 0 to 100 do
    begin
    soma:= soma + i;
    end;
writeln('A soma dos numeros de 0 a 100 e: ', soma);
readkey;
end.

OBS: Basta modifica-lo fazendo que leia X numeros e faça a soma
17 - Faça um programa que lê X números e faça a soma de todos os números maiores que 5 e menores que 20.
C) Escrever um algoritmo/programa em Pascal que escreve a soma dos números entre 100 e 200.

program ex17;
uses crt;

var i, soma: integer;

begin
clrscr;
soma:=0;
for i:= 100 to 200 do
    begin
       soma:= soma + i;
    end;
writeln('A soma dos numeros entre 100 a 200 e: ', soma);
readkey;
end.

OBS: Basta modifica-lo fazendo que leia X numeros e faça a soma dentro de um intervalo ( > 5 and < 20 )
18 - Faça um programa que lê X números e conte quantos são negativos e quantos são positivos, mostrar na tela o resultado.
D) Escrever um algoritmo/programa em Pascal que lê 5 valores para a, um de cada vez, e conta quantos destes valores são negativos, escrevendo esta informação.

program ex18;
uses crt;

var i, a, cont: integer;

begin
clrscr;
cont:=0;
for i:= 1 to 5 do
    begin
    write('Informe um valor: ');
    readln(a);
    if a<0 then cont:=cont+1;
    end;
writeln('Existem ',cont,' valores negativos.');
readkey;
end. 

OBS: Basta modifica-lo fazendo que leia X numeros, sabendo que a rotina para contar valores negativos já esta pronta, então é só pensar como contar os numeros positivos
19 - Faça um programa que lê X números soma os maiores ou iguais a 10 conta os menores que 10.
E) Escrever um algoritmo/programa em Pascal que lê 20 valores, um de cada vez, e conta quantos deles estão em  cada um dos intervalos  [0, 25], [25, 50], [50, 75], [75, 100], escrevendo esta informação

program ex19;
uses crt;

var i, x, cont1, cont2, cont3, cont4: integer;

begin
clrscr;
cont1:=0; cont2:=0; cont3:=0; cont4:=0;
for i:= 1 to 20 do
    begin
    write('Informe um valor (0-100): ');
    readln(x);
    if (x>=0) and (x<=25)  then cont1:=cont1 + 1;
    if (x>25) and (x<=50)  then cont2:=cont2 + 1;
    if (x>50) and (x<=75)  then cont3:=cont3 + 1;
    if (x>75) and (x<=100) then cont4:=cont4 + 1;
    end;
writeln('No intervalo  0 -  25 existem ', cont1, ' numeros.');
writeln('No intervalo 26 -  50 existem ', cont2, ' numeros.');
writeln('No intervalo 51 -  75 existem ', cont3, ' numeros.');
writeln('No intervalo 76 - 100 existem ', cont4, ' numeros.');
readkey;
end.

OBS: Observe que a lógica aqui usada é a mesma que voce deverá usar para resolver a sua questão .. pense não é dificil
20 - Faça um programa que lê 2 números inteiros “A” e “B”, calcule a potência de “A” elevado a “B”, por multiplicação.
F) Escrever um algoritmo/programa em Pascal que lê um número e calcula e escreve o seu fatorial.

program ex20;
uses crt;

var x, i: integer;
fat: longint;

begin
clrscr;
write('Informe um numero: ');
readln(x);
fat:=1;
for i:= 1 to x do
    begin
    fat:=fat * i;
    end;
writeln('O fatorial de ', x, ' e: ', fat);
readkey;
end.

OBS: Pense mais um pouquinho que a solução é bem simples

OBS: Se eu te der os programas resolvidos totalmente, voce não irá usar a sua mente para raciocinar em termos lógicos

as soluções são simples, mas se voce não se esforçar não vai aprender nada.

Lembre-se que um programa de computador deve primeiro rodar corretamente em sua mente para que depois o computador o faça mais rapidamente.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...