Rudimar Posted February 5, 2004 Report Share Posted February 5, 2004 Tenho o código abaixo que verifica se um botão de opção deixou de ser selecionado pelo usuário. <script language="JavaScript"> <!--function submit_page(form) {if(CampoBranco(form.radiobutton) == true) { alert("Escolha uma opção."); return false; } }function CampoBranco(campo) { if(campo.value == "") return true; else return false; }--></script>Aqui está o formulário onde existe o onsubmit. <form name="form1" method="post" action="xEdicao.php4" onsubmit="return submit_page(this);" >Isto está funcionando somente para as caixas de texto. Mas para os botões de opção não. Porque?? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
0 ppgsalomao Posted February 5, 2004 Report Share Posted February 5, 2004 Cara,É só impressão minha ou é dúvida de JavaScript e não PHP ?E tipo,Tenta por document.campo.value == ""E cara,manda o código todo do form !! Eu acho que tu tem que por um "value" na tag do RadioButton ! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
0 John Doe Posted February 5, 2004 Report Share Posted February 5, 2004 Posta o código todo, senão da no na nossa cabeça Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
0 Eddie_666 Posted February 5, 2004 Report Share Posted February 5, 2004 vou mover para javascript Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
0 diraol Posted February 5, 2004 Report Share Posted February 5, 2004 realmente precisamos do código do form........ =/ Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
0 Rudimar Posted February 7, 2004 Author Report Share Posted February 7, 2004 realmente precisamos do código do form........ =/ Bem pessoal. Realmente não matei a charada. Abaixo segue o script contendo o código todo. É só rodar o script e ver o resultado. Só um detalhe: dentro da função submit_page eu coloquei uma caixa de alert somente para exibir o valor do radiobutton. Está retornando o valor undefined.É aí que está o problema. Porque não está retornando o valor correto?? Deveria retornar o valor 1 ou 2.<html><head><title>Untitled Document</title><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"></head><body bgcolor="#FFFFFF" text="#000000"><p> </p> <script language="JavaScript"> <!--function submit_page(form) {alert(form.radiobutton.value);}--></script><form name="form1" method="post" action="" onsubmit="return submit_page(this);"> <p> </p> <p>Você está enviando: <input type="radio" name="radiobutton" value="1"> <b>Scripts</b> <font color="#D2FFC4">.</font> <input type="radio" name="radiobutton" value="2"> <font color="#D2FFC4">.</font> <b>Artigos</b> <input type="submit" name="Submit2" value="Enviar" > </p></form><p> </p><p> </p></body></html> Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
0 John Doe Posted February 7, 2004 Report Share Posted February 7, 2004 Ó , não sei se ta tudo certo, acho que você tem que dar uma mexida, mas olha só: <html> <head> <title>Untitled Document</title> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"> </head> <body bgcolor="#FFFFFF" text="#000000"> <p> </p> <script language="JavaScript"> <!-- function submit_page() { for(x=1;x<3;x++) { if(document.form1.radiobutton[x].checked) { alert(document.form1.radiobutton[x].value); return true; } } } --></script> <form name="form1" method="post" action="" onsubmit="return submit_page();"> <p> </p> <p>Você está enviando: <input type="radio" name="radiobutton" value="0"> <b>Scripts</b> <font color="#D2FFC4">.</font> <input type="radio" name="radiobutton" value="1"> <font color="#D2FFC4">.</font> <b>Artigos</b> <input type="submit" name="Submit2" value="Enviar" > </p> </form> <p> </p> <p> </p> </body> </html> Testa isso e posta ae Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
0 Rudimar Posted February 7, 2004 Author Report Share Posted February 7, 2004 Ó , não sei se ta tudo certo, acho que você tem que dar uma mexida, mas olha só: <html> <head> <title>Untitled Document</title> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"> </head> <body bgcolor="#FFFFFF" text="#000000"> <p> </p> <script language="JavaScript"> <!-- function submit_page() { for(x=1;x<3;x++) { if(document.form1.radiobutton[x].checked) { alert(document.form1.radiobutton[x].value); return true; } } } --></script> <form name="form1" method="post" action="" onsubmit="return submit_page();"> <p> </p> <p>Você está enviando: <input type="radio" name="radiobutton" value="0"> <b>Scripts</b> <font color="#D2FFC4">.</font> <input type="radio" name="radiobutton" value="1"> <font color="#D2FFC4">.</font> <b>Artigos</b> <input type="submit" name="Submit2" value="Enviar" > </p> </form> <p> </p> <p> </p> </body> </html> Testa isso e posta ae Olha. Seu método deu certo. A caixa de alert realmente exibe o conteúdo do radiobutton selecionado.Mas veja só. Eu preciso criar uma rotina quando o usuário esquece de selecionar uma das caixas. Então fiz a seguinte alteração no seu codigo. Veja abaixo:function submit_page(form) {for(x=0;x<3;x++){if(document.form1.radiobutton[x].checked){var mens = "ok";}}if(var mens != "ok"){ // se não selecionou nada...alert("mensagem");return true;}}--></script>Mas não funcionou...Tem mais uma dica aí...Obrigado... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
0 diraol Posted February 7, 2004 Report Share Posted February 7, 2004 seguinte....... no primeiro if, o que passa a msgn de OK tá faltando um else...... então...function submit_page(form) {for(x=0;x<3;x++){if(document.form1.radiobutton[x].checked){var mens = "ok";}else{var mens = "bad";}}if(var mens != "ok"){ // se não selecionou nada...alert("mensagem");return true;}}--></script>testa.... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Question
Rudimar
Tenho o código abaixo que verifica se um botão de opção deixou de ser selecionado pelo usuário.
<script language="JavaScript">
<!--
function submit_page(form) {
if(CampoBranco(form.radiobutton) == true) {
alert("Escolha uma opção.");
return false;
}
}
function CampoBranco(campo) {
if(campo.value == "")
return true;
else
return false;
}
--></script>
Aqui está o formulário onde existe o onsubmit.
<form name="form1" method="post" action="xEdicao.php4" onsubmit="return submit_page(this);" >
Isto está funcionando somente para as caixas de texto. Mas para os botões de opção não. Porque??
8 answers to this question
Recommended Posts