Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Resolução


ddamasceno

Pergunta

Ola Pessoal

Preciso desenhar uma etiqueta para impressao, so que não trabalho com Corel Draw eu trabalho com o Photoshop.

Mas o lugar onde vou fazer a impressao so aceito o arquivo em Corel.

Com faco para configurar o tamanho da minha etiqueta no Corel, porque na verdade ela me disse que os desenhos pode ter formato TIF ou JPG so que com 300dpi ate ai tudo bem que posso fazer no Photoshop e importar ou estou falando alguma besteira.

Mas como vou saber se esta no tamanho certo a etiqueta no corel.

Preciso configurar tamanho para impressão e também resolução.

Denise

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

??? :blink: ...eu não entendi!

você quer:

A ) fazer o desenho no photoshop, passar p o corel e reajustar o tam p poder imprimir em etiqueta?

B ) fazer o desenho no photoshop, passar já no tam da etiqueta pro corel e config a impressao nele?

C ) nada

... á, ... quanto a importar arq .TIF ou .JPEG, o corel importa esses e outras muitas extensões.

(muitas + nem tanto)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Vamos la então acho que esta meio confuso mesmo.

1) Eu preciso desenhar uma etiqueta no corel, essa etiqueta sera colocada em um produto aqui na minha empresa então depois que eu termina-la eu preciso mandar para uma grafica para imprimir no papel adequado.

2) Eu preciso que essa etiqueta seja do tamanho de 110X 80 mm como faco para fazer isso no Corel?

3) Tenho algumas imagens para colocar na etiqueta que estao em fomato TIF com 300 dpi quando eu importar essas imagens elas permaneceram com as mesmas caracteristicas?

Acho que ficou melhor agora

Denise

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Ola,

Bom pelo q entendi você quer fazer uma arte da sua etiketa no corel mas não ta conseguindo acertar a pagina! entaum é simples olhe essa figura:

tutocdr004.jpg

Na figura mostra onde você deve alterar o tamanho da pagina (se você viu já deixei do tamanho de sua etiqueta!).

e em cima tem o botao de importar, você clica nele a abre a figura como se fosse abrir um qualquer outro documento!

Caso você tenha duida poste aki ou pode me pocurar pelo icq ou o email! td bem!?

um abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Vou ver se ajudo um pouco com a teoria desta história de resolução de imagens:

-A referência ao TAMANHO da imagem:

Uma imagem tem um tamanho que pode ser medido em milimetros ou polegadas. Essa é a medida REAL da imagem. No caso acima, 110mmx80mm.

-A referência a RESOLUÇÃO da imagem:

DPI quer dizer Dots Per Inch (pontos por polegada), assim, se uma imagem de UMA POLEGADA tem 300DPI ela tem trezentos pontos por polegada e o tamanho dela é UMA POLEGADA. Se ela tivesse 400DPI ainda assim ela teria UMA POLEGADA. (acho que dá uns 2,54cm)

A resolução afeta a "qualidade" da imagem e não o seu tamanho MAS isso é válido para tipos de arquivo que levam em consideração a RELAÇÃO entre tamanho e resolução...

Na prática, se tu fizer uma imagem no photoshop com 110mmx80mm e com 300dpi e salvá-la como .TIF, quando tu importar esta imagem no corel ela caberá EXATAMENTE dentro da página que o pedrokike fez...

Mas se tu salva-la como .GIF ou como .BMP, é possível que ela seja mostrada baseada na resolução que está setada nas configurações da página no Corel, (no menu layout->configurar página, bem escondido, tem o item resolução da página, no padrão deve estar em 300dpi) Com alguns formatos de imagem não existe a relação entre o tamanho REAL da imagem e sua resolução, mas apenas a sua resolução, isso porque estes tipos de imagem foram criados com o objetivo de serem vistos na tela do computador, que tinha um número fixo de PIXELS (pontos). Assim bastava dizer o numero de pixels que a imagem mostraria na tela (640x480 por exemplo, independente do tamanho REAL do monitor, se 13/14/15/17 polegadas)...

O padrão para usar no mundo grafico é o TIF e o EPS (que é o TIF Encapsulado PostScript, e que leva os dados da imagem e mais alguns comandos usados pelas impressoras postscript como por exemplo o nome do dicionário de cor a ser usado na impressão), e esqueça o resto...

Mas o tif ainda pode ser de 1, 2, 4, 8, 16, 24, 32 e 48 bits e pode ser RGB ou CMYK e pode carregar tambem canais alfa (seleções). Mesmo comprimido o .TIF mantem os dados originais da imagem...

O JPG, embora consiga altas taxas de compressão do arquivo, SEMPRE perde a qualidade da imagem, então tu tem que fazer a opção entre um arquivo de tamanho (agora no disco) menor e qualidade aceitavel ou um TIF com a qualidade original...

Aquela história da gráfica de imprimir uma imagem (que é MAPA de BITS) de dentro do Corel (que é um programa de VETORES) é loucura de incompetência... MELHOR TROCAR DE GRÁFICA (a saber: vetor é uma fórmula matemática, no colégio estudamos vetores como coordenadas numéricas que são aplicadas naquele quadrado numerado de 0 ao infinito, pra cima pra baixo e pros lados... Assim, cada nó (pontinho) que aparece num desenho do Corel contém as informações do proximo nó, de nó em nó ele monta uma figura, dai, se tu "espicha" a figura, ele apenas recalcula os dados dos nós e redesenha a figura que continuará perfeita ao contrário de uma imagem feita de bits que seria literalmente destroçada)

Resumindo: use somente imagens .TIF e atente para o seguinte:

-crie o arquivo já no tamanho e posição em que será impresso, não o espiche ou rotacione depois...

-imagens preto e branco (1bit): use a resolução da impressora, mas mais de 400DPI só aumentam o tamanho do arquivo quase sem aumentar a qualidade...

-imagens em tons de cinza (8bits): no máximo 300dpi

-imagens RGB ou CMYK (24/32bits): no máximo 300dpi

(entenda que a impressora irá usar esta imagem apenas como REFERÊNCIA para criar outra com uma serie de LINHAS que estas sim serão impressas, e o que vale é o numero de linhas e não a resolução da imagem. Na prática se usa a resolução como sendo o dobro da linhatura de saida e como o máximo que se consegue na grafica são 150 linhas por polegada, também convencionou-se que imagens com tons teriam no máximo 300dpi. MUITO IMPORTANTE: A imagem deve ter 300 dpi e estar NO TAMANHO REAL que será impresso, o que daria mais ou menos 30MBytes para uma página de revista...

Assim para saber a resolução da tua imagem em tons primeiro descubra com quantas linhas a gráfica irá imprimí-la, o normal é 133lpi (linhas por polegada)(qualidade de uma INFO por exemplo) ou 100lpi (jornal de qualidade) 150lpi só é usado em impressos de alta qualidade em papel couche como catálogos

Se alguém pedir uma imagem com mais de 300dpi no tamanho final, desconfie, melhor procurar outro "profissional" gráfico...

Ve se ajudou ou se embaralhou de vez...

Abraços

Lucky

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Ow, num sei muito sobre isso, mas pesquisarei sobre o assunto...ok?

_____________

Juntos e Unidos, conseguiremos ajudar a todos, sejam pacientes.

Mateus Teixeira - Administrador da Equipe UT international,

Moderador de CorelDAW! e DramWeaver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest - Felipe -
Vou ver se ajudo um pouco com a teoria desta história de resolução de imagens:

-A referência ao TAMANHO da imagem:

Uma imagem tem um tamanho que pode ser medido em milimetros ou polegadas. Essa é a medida REAL da imagem. No caso acima, 110mmx80mm.

-A referência a RESOLUÇÃO da imagem:

DPI quer dizer Dots Per Inch (pontos por polegada), assim, se uma imagem de UMA POLEGADA tem 300DPI ela tem trezentos pontos por polegada e o tamanho dela é UMA POLEGADA. Se ela tivesse 400DPI ainda assim ela teria UMA POLEGADA. (acho que dá uns 2,54cm)

A resolução afeta a "qualidade" da imagem e não o seu tamanho MAS isso é válido para tipos de arquivo que levam em consideração a RELAÇÃO entre tamanho e resolução...

Na prática, se tu fizer uma imagem no photoshop com 110mmx80mm e com 300dpi e salvá-la como .TIF, quando tu importar esta imagem no corel ela caberá EXATAMENTE dentro da página que o pedrokike fez...

Mas se tu salva-la como .GIF ou como .BMP, é possível que ela seja mostrada baseada na resolução que está setada nas configurações da página no Corel, (no menu layout->configurar página, bem escondido, tem o item resolução da página, no padrão deve estar em 300dpi) Com alguns formatos de imagem não existe a relação entre o tamanho REAL da imagem e sua resolução, mas apenas a sua resolução, isso porque estes tipos de imagem foram criados com o objetivo de serem vistos na tela do computador, que tinha um número fixo de PIXELS (pontos). Assim bastava dizer o numero de pixels que a imagem mostraria na tela (640x480 por exemplo, independente do tamanho REAL do monitor, se 13/14/15/17 polegadas)...

O padrão para usar no mundo grafico é o TIF e o EPS (que é o TIF Encapsulado PostScript, e que leva os dados da imagem e mais alguns comandos usados pelas impressoras postscript como por exemplo o nome do dicionário de cor a ser usado na impressão), e esqueça o resto...

Mas o tif ainda pode ser de 1, 2, 4, 8, 16, 24, 32 e 48 bits e pode ser RGB ou CMYK e pode carregar tambem canais alfa (seleções). Mesmo comprimido o .TIF mantem os dados originais da imagem...

O JPG, embora consiga altas taxas de compressão do arquivo, SEMPRE perde a qualidade da imagem, então tu tem que fazer a opção entre um arquivo de tamanho (agora no disco) menor e qualidade aceitavel ou um TIF com a qualidade original...

Aquela história da gráfica de imprimir uma imagem (que é MAPA de BITS) de dentro do Corel (que é um programa de VETORES) é loucura de incompetência... MELHOR TROCAR DE GRÁFICA (a saber: vetor é uma fórmula matemática, no colégio estudamos vetores como coordenadas numéricas que são aplicadas naquele quadrado numerado de 0 ao infinito, pra cima pra baixo e pros lados... Assim, cada nó (pontinho) que aparece num desenho do Corel contém as informações do proximo nó, de nó em nó ele monta uma figura, dai, se tu "espicha" a figura, ele apenas recalcula os dados dos nós e redesenha a figura que continuará perfeita ao contrário de uma imagem feita de bits que seria literalmente destroçada)

Resumindo: use somente imagens .TIF e atente para o seguinte:

-crie o arquivo já no tamanho e posição em que será impresso, não o espiche ou rotacione depois...

-imagens preto e branco (1bit): use a resolução da impressora, mas mais de 400DPI só aumentam o tamanho do arquivo quase sem aumentar a qualidade...

-imagens em tons de cinza (8bits): no máximo 300dpi

-imagens RGB ou CMYK (24/32bits): no máximo 300dpi

(entenda que a impressora irá usar esta imagem apenas como REFERÊNCIA para criar outra com uma serie de LINHAS que estas sim serão impressas, e o que vale é o numero de linhas e não a resolução da imagem. Na prática se usa a resolução como sendo o dobro da linhatura de saida e como o máximo que se consegue na grafica são 150 linhas por polegada, também convencionou-se que imagens com tons teriam no máximo 300dpi. MUITO IMPORTANTE: A imagem deve ter 300 dpi e estar NO TAMANHO REAL que será impresso, o que daria mais ou menos 30MBytes para uma página de revista...

Assim para saber a resolução da tua imagem em tons primeiro descubra com quantas linhas a gráfica irá imprimí-la, o normal é 133lpi (linhas por polegada)(qualidade de uma INFO por exemplo) ou 100lpi (jornal de qualidade) 150lpi só é usado em impressos de alta qualidade em papel couche como catálogos

Se alguém pedir uma imagem com mais de 300dpi no tamanho final, desconfie, melhor procurar outro "profissional" gráfico...

Ve se ajudou ou se embaralhou de vez...

Abraços

Lucky

ok Luck, isso tudo está certo mas na industria grafica já se usa linhagens superiores a 150 lpi, essa linhagem atualmente é utilizada em papeis do tipo AP ou off-set, em papeis couché usa-se linhagens superiores como 175 e em casos especiais até 200 lpi, já fiz testes com essa linhagem e os resultados foram bastante positivos, porém se adequa melhor quando se usa uma frequência de pontos do tipo elíptico que é utilizados nas imagesetters da FUJI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Caramba!!!!!! quanta complicação pra responder pergunta simples... Bastava ter dito que era só abrir um arquivo novo no Corel dimensionar a página com o mesmo tamanho do arquivo gerado no Photoshop 00cm x 00cm (300dpi) importar o arquivo gerado e mandar dar saída -- Mas.. pra que simplificar se podemos complicar né???,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152.1k
    • Posts
      651.8k
×
×
  • Criar Novo...