Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil

Torneio de Programação em Javascript - Segunda Fase


Posts Recomendados

Depois de alguns membros sugerindo um Torneio de Programação, resolvemos fazer um em JavaScript

Equipe de organização do Torneio:

Em caso de dúvida você pode consultar os organizadores do evento

Regras do Torneio:

  • Níveis do Evento

    • O evento será divido em três categorias: Nível Básico, Nível Intermediário e Nível Avançado
    • Cada categoria será dividida em um ou mais desafios
    • Os desafios terão pontuações diferentes a depender da dificuldade
    • Todos os membros iniciam no Nível Básico, que é a categoria de base
    • Os pontos irão se acumular em todas as categorias e será criado um Ranking
    • Será determinado um número de pontos para cada categoria.

      • O membro que atingir determinado número de pontos estará classificado para participar da categoria seguinte, no próximo torneio !
    • O(s) melhor(es) classificado(s) de cada categoria participarão do grupo Vencedores de Desafio durante 90 dias (como descrito nas regras) e ganharão um número de pontos pré-determinado

      • A depender do número de membros e da dificuldade do desafio será determinado o número de membros que passarão para a fase seguinte
    • Serão avaliados os seguintes ítens:

      • Funcionalidades do programa

        • O programa deverá possuir o máximo de funcionalidades possível
      • É um dos ítens que mais conta pontos para o usuário
  • Lógica de Programação

    • É recomendado que o programa seja bem construído e estruturado
  • Design

    • Sabemos que isso é um torneio de JavaScript, não de HTML/CSS, mas bons aplicativos na internet devem possuir um design no mínimo regular.
  • Além disso, é interessante (mas não obrigatório) que o usuário saiba unir HTML/CSS com JavaScript (a partir do famoso DHTML)
  • Pontuação

    • Os primeiros lugares (até a terceira posição) terão uma pontuação pré-determinada
    • Contudo, poderão ser avaliados outros usuários que consigam elaborar um bom script
    • Estes terão sua pontuação avaliada pelos organizadores do evento
  • Premiação

    • Os melhores classificados entrarão no grupo Vencedores de Desafios por um período de 90 dias, como já foi descrito acima
    • O melhor classificado terá direito a um curso do IPED à sua escolha
  • Contato

    • Em caso de dúvida, você pode consultar os organizadores do evento
    • E-mail para contato dos organizadores: desafioscriptbrasil@gmail.com
  • Programação

    • Não é válido o uso de frameworks, tais como jQuery. Deverão ser utilizados apenas os recursos nativos da linguagem

Como podem ver, o torneio é dividido em três fases !

A fase atual é o Nível Intermediário

Os ganhadores desse nível participarão do nível intermediário do próximo torneio.

Nível Intermediário

O Nível Intermediário é composto de um desafio.

Segundo Desafio (Encerrado)

Desafio: Jogo da Memória

Descrição:

O usuário deverá criar um script como um Jogo da Memória, em que haja um número pré-definido de cartas.

Requisitos Mínimos:

  • Cada uma dessas cartas terá um valor numérico e uma cor;
  • No início do jogo, o usuário deverá optar por qual face da carta será mostrada (número ou cor);
  • A cada rodada, o usuário deverá selecionar duas cartas a serem mostradas (virar a sua face)
    • Se o valor da face oculta for igual, o usuário ganha 1 (um) ponto e a carta não poderá ser escolhida novamente, sendo removida da lista, marcada com uma cor diferente ou algo do tipo (isso fica a critério do programador);
    • Se o valor for diferente, esse valor deverá ser mostrado ao usuário e a carta será virada novamente;
  • O jogo termina quando todos os pares de cartas forem descobertos;
  • A pontuação deverá ser mostrada ao final de cada partida.

Funcionalidades adcionais (não obrigatório)

Como já dito acima, a pontuação do usuário depende das funcionalidades apresentadas pelo programa.

Sendo assim, segue uma lista de idéias que poderão ser utilizadas pelos participantes do desafio (embora não obrigatórias):

  • Contagem de tempo
    • O tempo da partida poderá ser contado e mostrado ao usuário no final;
  • Seleção de dificuldade
    • O programador poderá deixar que o usuário opte por diferentes dificuldades de jogo
    • Essa dificuldade pode ser dada por diferentes fatores, como tempo em que a carta ficará à mostra, etc.)

Pontuação para 1º lugar (ouro): 50 pontos

Pontuação para 2º lugar (prata): 35 pontos

Pontuação para 3º lugar (bronze): 25 pontos

Pontuação para demais posições: Será avaliada pelos organizadores do evento.O membro poderá (ou não) conseguir pontos

Data de Entrega (prazo máximo): 15/07/2009

Adiado para: 25/07/2009 (até 23:59)

Obs.:

Qualquer usuário cadastrado poderá participar desse desafio, mesmo que não tenha participado da primeira etapa (Nível Básico)

Desafio Encerrado !

Vencedores:

Primeira fase: http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=131528

Terceira fase: http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=143115

Quarta fase: http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=145773

Editado por Jonathan Queiroz
Fim da segunda fase
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 65
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Obs.:

Foi postado no outro tópico, mas esqueci de postar aqui:

Serão avaliados os principais navegadores utilizados

O código deverá funcionar necessariamente nos navegadores Internet Explorer 7 (caso o membro não possua esse navegador poderá utilizar o Internet Explorer 8, desde que nos avise) e Firefox.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dae galera,

quero dar meu depoimento aqui sobre esta segunda fase do torneio.

a principio fiquei assustado com a proposta (um jogo da memoria!?).

pensei q daria trabalho demais, q seria chato, demorado, dificil... se o intermediario é assim imagina o nivel dificil!?

o q vira a seguir? o jogo da cobrinha? genius? doom!!! hehe

alem do q, este não é apenas um desafio de javascript, mas javascript e logica de programacao.

mas quero dizer a todos q já estou participando e enviando meu codigo,

e foi muito mais tranquilo do q imaginei a principio.

ao todo levei 3 dias. 1 dia e meio escrevendo toda rotina do zero. depois meio dia testando.

e por fim, mais 1 dia testando e corrigindo pequenos bugs.

pessoal, participem. alem de ser uma experiencia enriquecedora, é muito gratificante ver o resultado, funcionando.

alem de ser muito divertido de testar e tentar roubar no proprio jogo. hehehehe

pessoal da organizacao foi muito perspicaz na escolha, já q terao q testar, q seja brincando não é?!?

quero dizer tb q me dediquei um pouco mais neste nivel, pois na etapa anterior minha vitoria foi por pouca diferenca,

e já vi q nosso amigo "fiote" gosta de criar jogos. então fiote e demais participantes, caprichem ai! :D

por fim, quero dizer q mudei um pouquinho os requisitos minimos do meu jogo da memoria, para tornar mais interessante.

espero q isso não me prejudique.

onde diz, criar cartas com cores e numeros para q o usuario escolha cor ou numero, eu gostei tanto de ver as cartas com

cores e numeros q mantive assim, ao invés de "cor ou numero" ficou "cor e numero". pela logica q eu construi isso pode

ser facilmente alterado para ser um OU outro. mas eu preferi não dar esta opcao.

e quanto aos pontos, onde diz q se a carta for igual o usuario ganha 1 ponto.

nos meus testes de mesa, a pontuacao final seria sempre a mesma, pois em algum momento ele acabaria acertando e

ganharia o ponto. a não ser q a cada erro ele perdesse 1 ponto, mas isso não foi dito na descricao.

então para tornar mais interessante, eu dou 10 pontos por acerto, e tiro 3 pontos a cada erro.

ah! e para os demais participantes vai uma dica importante.

coloquem outras pessoas para testar seu jogo, brincando!

a gente fica com testes viciados e acaba esquecendo de pequenos detalhes.

sem mais, sucesso a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa !

Estava olhando seu script aqui, realmente muito bom !

Pena que fiquei com -73 pontos (isso porque deu time over, ia ser menos hauhaua)

e quanto aos pontos, onde diz q se a carta for igual o usuario ganha 1 ponto.

nos meus testes de mesa, a pontuacao final seria sempre a mesma, pois em algum momento ele acabaria acertando e

ganharia o ponto. a não ser q a cada erro ele perdesse 1 ponto, mas isso não foi dito na descricao.

então para tornar mais interessante, eu dou 10 pontos por acerto, e tiro 3 pontos a cada erro.

huahuahua

É mesmo

A menos que houvesse time over (isso não era obrigatório) o resultado seria sempre o mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal! Ficou muito interessante esse jogo da memória!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Boa tarde aí galera !

Até agora só recebemos o script do Mestre SAM

Venho aqui para dizer que ainda há tempo para a elaboração do script (O Mário, por ex., demorou 3 dias). Além disso o prazo poderá ser prorrogado, se necessário.

Posso afirmar também que o script, à princípio, pode parecer difícil de se desenvolver, mas à medida que o código vai sendo escrito as coisas vão ficando mais fáceis. Além disso, se houver uma dúvida sobre algum assunto, você poderá procurar e encontrar uma solução, aprimorando o seu conhecimento (a idéia o torneio é basicamente essa)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gostei deste desafio. Posso participar ? :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

um adendo ai no q foi dito.

3 dias contando desenvolviment, testes e correcoes.

1,5 dia fazendo

1 dia testando

0,5 corrigindo

só q eu fiz mais do q o basico recomendado pro jogo,

criei niveis de dificuldade, ranking por nivel e tal.

isso me tomou mais tempo, principalmente o rankiamento.

por isso 1 dia e meio para terminar.

galera ai pode participar e provavelmente terminar bem antes de 3 dias.

aconselho fazer no final de semana, pois é um jogo, então você pode ficar testando a vontade. hehe

e qualquer duvida o forum tai.

a ideia como o Jonathan falou é agregar conhecimento.

sucesso a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamo aê galera... não é tão dificil assim!!

Sil, ainda dá tempo pra fazer... você viu, o mestre sam fez em 3 dias!!

Eu acabei de enviar o meu, porque achei interessante principalmente pro meu aprendizado em Javascript.

Não tenho nenhuma ambição de ganhar o desafio, só queria saber se eu conseguia fazer, então se a banca examinadora achar ético não me incluir no desafio por mim tudo bem. ^_^

Demorei um pouco mais que o Mestre sam, demorei 5 dias para fazer. Mas não fiquei o dia inteiro fazendo.

Aprendi MUITO com esse desafio!!!

Cadê os desafiadores ?!?!?!?!??!?

Akeleabrass.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ENVIADO ^^

Não tá escrito aqui, então mandei pro mesmo email da ultima vez... desafioscriptbrasil@gmail.com.

Início: 14/07 19:45

Término: 15:07 00:13

Total: 04:28

Mas foi direto direto sem parar xD

Editado por fiote
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora que vi na sua sign... tem premio? lol

EDIT

Agora que li a parte de premiação xDDD

Mas é meio toskin com tão pouca gente participando =(

EDIT2

Ok, vamos dar um pouco de conteúdo ao post...

Eu trabalho bastante com javascript. O jogo da minha sign é um projeto que estou tocando, de um webgame que usa o javascript como engine para simular um client. A questão é que, para fazer algo robusto, tive que me apoiar num frameworks (no meu caso, o mootools, que foi o primeiro que tive contato e acabei entrando de cabeça nele). E aí, querendo ou não, você acaba meio que se acustuma com a sintaxe da 'nova' linguagem e esquece vários detalhes do javascript puro.

Como eu fiz o processo de gerar o jogo de forma dinâmica (sem refreshs), eu tive que ir ao google pra lembrar de várias coisas que faço de forma natural no mootools, mas nem lembrava como fazer no javascript padrão. Alguns exemplos são... criar elementos html, classes, métodos, foreachs, etc.

O desafio em si não é dificil. Mas te faz pensar bastante.

A parte que eu mais agarrei foi na hora de distribuir as cartas na tela de forma aleatória. Demorei pácas mas acabei criando uma função que randomiza um vetor ^^... ficou bem legal, acho. Outra coisa que achei interessante foi na hora de criar as cores para as cartas. Ao invés de setar cores pre-definidas, eu criei uma função que gera um cor aleatória =DDD

...

No geral foi bacana. Ao invés de falar em "agregar conhecimento", vou ser mais nerd e dizer que é uma boa forma de "aumentar sua biblioteca de funções", LOL.

EDIT 3

Argh, só agora que vi que o do mestre sam tem ranking =(

VOU PERDER ='(((

Editado por fiote
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uhhuauhauhahua, esse fiote é um figura.

q bom q ta participando, assim cria uma expectativa maior pra saber quem vai ganhar.

ainda tem o kakaroto ai se esforçando pra ficar entre os melhores. muito massa!

então fiote, já a parte do randomico, de gerar as cartas e cores, ate q eu não perdi muito tempo,

foi tranquilo essa parte. só q eu fui me empolgando em criar e personalizar o jogo e fui perdendo

tempo, ate porque quanto mais coisa a gente faz, maior a chance de encontrar erros,

por isso perdi tanto tempo.

cara, sou tri fan do Final Fantasy Tactics, axo q já zerei esse jogo umas 50x no play 1.

vou ver o q tu fez, problema é gostar e perder horas tentando deixar o personagem mais forte. hehe

sucesso a todos ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo bem galera ?

Pensando em permitir que mais membros participem e que os já inscritos possam aprimorar o jogo, decidimos que o prazo de entrega será adiado em 10 (dez) dias

Novo prazo de entrega: 25/07/2009.

Quem já enviou o script poderá enviar novamente (somente uma vez, é claro). No entanto, isso não é obrigatório.

Caso o membro envie o script novamente, será avaliado somente o último enviado e o anterior não terá mais valor no torneio.

Membros que já não enviaram ainda poderão enviar somente uma vez até o prazo indicado.

Não tá escrito aqui, então mandei pro mesmo email da ultima vez... desafioscriptbrasil@gmail.com.
Na verdade está lá em cima, sim rsrs.
◦E-mail para contato dos organizadores: desafioscriptbrasil@gmail.com

Ainda não tive tempo de olhar seu script, mas espero um bom jogo o/

Kakarotto, seu jogo ficou muito bom !

Também espero criar um script assim que possível só por fazer mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensando em permitir que mais membros participem e que os já inscritos possam aprimorar o jogo, decidimos que o prazo de entrega será adiado em 10 (dez) dias

Novo prazo de entrega: 25/07/2009.

Quem já enviou o script poderá enviar novamente (somente uma vez, é claro). No entanto, isso não é obrigatório.

Caso o membro envie o script novamente, será avaliado somente o último enviado e o anterior não terá mais valor no torneio.

Membros que já não enviaram ainda poderão enviar somente uma vez até o prazo indicado.

Aew! Valeu! Vou tentar fazer o meu! rsrssrr

Num é possível que eu não consigua!

rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HUheuheuhauh ... putz, gostei d+ desse desafio... o pessoal da organização teve 1 ideia muito massa dessa vez!! parabéns...

pena q o meu foi feito na pressa... (axo q entreguei nos ultimos 5 minutos!! hheheheh ) acabou saindo com 1 pekeno bug ... mas dá pro gasto....

sorte ae galera!

Editado por flavio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites




  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...