Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Calcular uma comissão de peça envolvendo porcentagem.


Dσи.Wσям

Pergunta

" Construa um algoritmo de comissão de peças, levando-se em consideração que a sua comissão será de 5% do total da venda e que você tem os seguintes dados:

• Identificação do vendedor

• Código da peça

• Preço unitário da peça

• Quantidade vendida

Bom, antes de falar minha resposta quero esclarecer que tenho apenas 13 anos e estou começando a estudar agora, só que sem nenhum curso, estou dizemos que "me ensinando" lógica de programação. Quero também falar que o algorítmo não se refere à nenhuma linguagem de programação, é só um algoritmo normal em português.

Leia idvendedor

Leia codpeca

Leia prpeca

Leia qvenda

Escreva prpeca*qvenda

Escreva resultum/100

Escreva resultdois*5

Escreva total

Bom, aqui vou estar disponibilizando a legenda do algorítmo acima, pois simplifiquei algumas palavras tornando-a variáveis:

idvendedor = Identificação do vendedor

codpeca = Código da peça

prpeca = Preço unitário da peça

qvenda = Quantidade vendida

resultum = Resultado da multiplicação (prpeca*qvenda)

resultdois = Resultado da divisão do resultum por 100

total = Resultado total (Comissão ganha)

Creio que por exemplo, na parte:

"Escreva prpeca*qvenda

Escreva resultum/100"

Nessa parte o programa não ia adivinhar qe o resultum seria o resultado da multiplicação, então eu teria que tipo "indicar" ao algorítmo que resultum seria o resultado, só que não sei fazer isso. Por acaso eu teria qe acrescentar um DECLARE e declarar as variáveis ??

Me ajuda, please, to inspiradaço em algoritmo =}

Lembrando que, isso não é nenhuma linguagem de programação, só estou aprendendo algoritmos =}

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Oi, 'Dσи.Wσя'

Parabéns por sua iniciativa.