Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Calcular uma comissão de peça envolvendo porcentagem.


Dσи.Wσям

Pergunta

" Construa um algoritmo de comissão de peças, levando-se em consideração que a sua comissão será de 5% do total da venda e que você tem os seguintes dados:

• Identificação do vendedor

• Código da peça

• Preço unitário da peça

• Quantidade vendida

Bom, antes de falar minha resposta quero esclarecer que tenho apenas 13 anos e estou começando a estudar agora, só que sem nenhum curso, estou dizemos que "me ensinando" lógica de programação. Quero também falar que o algorítmo não se refere à nenhuma linguagem de programação, é só um algoritmo normal em português.

Leia idvendedor

Leia codpeca

Leia prpeca

Leia qvenda

Escreva prpeca*qvenda

Escreva resultum/100

Escreva resultdois*5

Escreva total

Bom, aqui vou estar disponibilizando a legenda do algorítmo acima, pois simplifiquei algumas palavras tornando-a variáveis:

idvendedor = Identificação do vendedor

codpeca = Código da peça

prpeca = Preço unitário da peça

qvenda = Quantidade vendida

resultum = Resultado da multiplicação (prpeca*qvenda)

resultdois = Resultado da divisão do resultum por 100

total = Resultado total (Comissão ganha)

Creio que por exemplo, na parte:

"Escreva prpeca*qvenda

Escreva resultum/100"

Nessa parte o programa não ia adivinhar qe o resultum seria o resultado da multiplicação, então eu teria que tipo "indicar" ao algorítmo que resultum seria o resultado, só que não sei fazer isso. Por acaso eu teria qe acrescentar um DECLARE e declarar as variáveis ??

Me ajuda, please, to inspiradaço em algoritmo =}

Lembrando que, isso não é nenhuma linguagem de programação, só estou aprendendo algoritmos =}

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Oi, 'Dσи.Wσя'

Parabéns por sua iniciativa.

Nessa parte o programa não ia adivinhar qe o resultum seria o resultado da multiplicação, então eu teria que tipo "indicar" ao algorítmo que resultum seria o resultado, só que não sei fazer isso. Por acaso eu teria qe acrescentar um DECLARE e declarar as variáveis ??

Me ajuda, please, to inspiradaço em algoritmo =}

como sinalização para atribuição em algorítimos como este você pode usar o símbolo "<-" ou o sinal de "=" (sem as aspas).

Algumas linguagens de programação exigem a declaração de variáveis antes que eslas sejam utilizadas.

Pode usar o DECLARE para isto, se você quizer, mas seu algorítimo está legível e fácil de entender.

Então, melhorando um pouco e aplicando o que mencionei acima, teremos:

declare idvendedor, codpeca,  prpeca, qvenda, resultum, resultdois, total
   Leia codpeca
   Leia prpeca
   Leia qvenda
   resultum <- prpeca * qvenda 
   resultum <- resultum / 100
   resultdois <- resultum * 5
   total <- resultdois
   Escreva total
Melhorando o código teremos:
declare idvendedor, codpeca,  prpeca, qvenda, total
   Leia codpeca
   Leia prpeca
   Leia qvenda
   total <- prpeca * qvenda * 5 /100
   Escreva total

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Parabens por estar estudando por conta própria.

É complicado de te ajudar, porque esses exercícios com pseudo-codigo dependem muito do material que você tá usando. Normalmente o livro ou tutorial vai construindo o algoritmo aos poucos pra pessoa ter noção do processo, mas usa as regras próprias.

Por exemplo, na minha cabeça eu vejo esse algoritmo assim:

{inicio}

Para cada [venda] feita

..Se [Vendedor] for igual a [você]

....Somar [preço unitário da peça] ao [Total de Vendas]

[Comissao] é igual a [total de vendas] dividido por [100]

[Comissao] é igual a [comissao] multiplicado por [5]

{fim}

Não existe uma resposta mais certa ou mais errada... o importante é apenas entender como "se comunicar" com o computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Oi, 'Dσи.Wσя'

Parabéns por sua iniciativa.

Nessa parte o programa não ia adivinhar qe o resultum seria o resultado da multiplicação, então eu teria que tipo "indicar" ao algorítmo que resultum seria o resultado, só que não sei fazer isso. Por acaso eu teria qe acrescentar um DECLARE e declarar as variáveis ??

Me ajuda, please, to inspiradaço em algoritmo =}

como sinalização para atribuição em algorítimos como este você pode usar o símbolo "<-" ou o sinal de "=" (sem as aspas).

Algumas linguagens de programação exigem a declaração de variáveis antes que eslas sejam utilizadas.

Pode usar o DECLARE para isto, se você quizer, mas seu algorítimo está legível e fácil de entender.

Então, melhorando um pouco e aplicando o que mencionei acima, teremos:

declare idvendedor, codpeca,  prpeca, qvenda, resultum, resultdois, total
   Leia codpeca
   Leia prpeca
   Leia qvenda
   resultum <- prpeca * qvenda 
   resultum <- resultum / 100
   resultdois <- resultum * 5
   total <- resultdois
   Escreva total
Melhorando o código teremos:
declare idvendedor, codpeca,  prpeca, qvenda, total
   Leia codpeca
   Leia prpeca
   Leia qvenda
   total <- prpeca * qvenda * 5 /100
   Escreva total

Bom Denis, agradeço a sua ajuda. Hoje em dia é muito difícil achar pessoas como você e Mnemonic, pelo fato de eu ter simplesmente 13 anos e estar estudando sozinho, muita gente não dá força, ou falam que sou muito novo, ou falam que sozinho não tem como aprender. Sei que posso, basta ter força de vontade, e isso eu tenho, pois adoro programação =}

Gostaria de tirar uma dúvida, sobre seu segundo algoritmo. Ele é menor, como se pode ver, e sendo o algoritmo menor, ele economiza processamento, correto? Se puder me responder isso, não só você, Denis, mas como qualquer outro usuário do Fórum, pois toda ajuda é bem-vinda =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Parabéns aí pela iniciativa !

Quanto ao fato de o código ser menor economizar processamento isso é relativo...

Em alguns casos sim, em outros não

Outra coisa importante é verificar qual código é mais legível. Algumas vezes um código maior torna o entendimento mais fácil, em outras só faz complicar...

Obs.:

O tópico pode ser marcado como Resolvido ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Parabéns aí pela iniciativa !

Quanto ao fato de o código ser menor economizar processamento isso é relativo...

Em alguns casos sim, em outros não

Outra coisa importante é verificar qual código é mais legível. Algumas vezes um código maior torna o entendimento mais fácil, em outras só faz complicar...

Obs.:

O tópico pode ser marcado como Resolvido ?

Sim Sim Jonathan, já entendi a questão =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...