Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Distribuição de um software com postgre


EMX

Pergunta

Eu tava estudando postgre e me deparei com uma duvida na hora de distribuir o software...

se eu fizer um sistema de cadastro de usuarios é obrigatorio ter o postgre instalado na maquina do cliente para poder acessar o banco de dados?

vlw pela atenção ¥o/

Editado por EMX
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Eu tava estudando postgre e me deparei com uma duvida na hora de distribuir o software...

se eu fizer um sistema de cadastro de usuarios é obrigatorio ter o postgre instalado na maquina do cliente para poder acessar o banco de dados?

vlw pela atenção ¥o/

Cara eu to passando pelo mesmo problema...se alguém puder ajudar ae vai ser 10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Se eu entendi sua pergunta..

Se seu software estiver instalado no servidor, apenas este precisa ter o BD instalado, o cliente(pc) irá acessar o BD através do software.

Pelo que eu entendi Nelma ele quis dizer assim se tem como compactar tudo junto com o software sem precisar instalar o BD na máquina do cliente, tipo criar um executável já com o BD junto ...essa tmb é minha dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Entendi gabrieldb

Eu acredito que sim. Mas depende de como será feito o seu instalador (do software).

quando seu cliente instalar o software, ele tb irá instalar o SGBD.

PS: caso eu esteja errada , favor me corrigir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Entendi gabrieldb

Eu acredito que sim. Mas depende de como será feito o seu instalador (do software).

quando seu cliente instalar o software, ele tb irá instalar o SGBD.

PS: caso eu esteja errada , favor me corrigir

Exatamente isso Nelma...agora falta saber como fazer isso...rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Já li que existem maneiras de se embutir o instalador do Postgre no setup gerado pelo InnoSetup (uma ótima ferramentas, aliás). Todavia, particularmente nunca tentei e também não sei se é uma boa idéia. Um SGBD, como o PostgreSQL, é mais complexo de se instalar do que quando se usa um arquivo de banco de dados local (como o Access e o dBASE). Você tem que ter em mente que durante a instalação existem coisas como:

1) você define o local onde o SGBD será instalado (que no caso do Windows precisa ser uma partição NTFS), que pode não ser a mesma da sua aplicação;

2) você cria uma senha para o usuário postgres do Windows e para o usuário postgres do SGBD.

E após a instalação, seria possível criar o banco por código e restaurar sua estrutura pelo pg_restore (a partir de um backup), porém existem coisas a mais que precisam ser feitas para que sua aplicação funcione corretamente:

1) é preciso desbloquear a porta TCP do PostgreSQL (normalmente 5432) no firewall (do próprio Windows ou de terceiros);

2) você precisa configurar o "listen_addresses" para "*" ou para o IP da conexão, se não o tiver feito na instalação;

3) você precisa alterar o arquivo pg_hba.conf com o faixa de IP utilizada no local e a máscara CIDR, do contrário ninguém na rede conseguirá acessar o servidor.

Acho que daria mais trabalho tornar tudo isso automático do que fazer manualmente, por uma série de razões, dentre as quais: você não sabe qual o firewall do servidor (o do Windows tem como mexer, agora de terceiros fica mais difícil) e você não tem como adivinhar qual o adaptador de rede e a faixa de IP utilizada no local.

O PostgreSQL é um ótimo SGBD, e como tal, requer configurações que vão variar de uma empresa para outra. Acho muito difícil fazer algo genérico nesse sentido. Mas essa é a minha opinião.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Revivendo o tópico!

Estou com problemas no Firewall.

Estou com um servidor Windows 2008 Enterprise e com o PG 8.4.

Já liberei a porta 5432 de todas as maneiras possíveis no firewall do servidor e mesmo assim só consigo conectar no server se desligar o firewall do server!

No meu micro (um XP) fiz a tentativa de instalar o PG e liberar também a porta 5432, mas mesmo assim, só consigo uma conexão com o banco se o firewall estiver desligado!

Além de liberar a porta 5432, o que mais eu tenho que liberar no Firewall para conectar com o PG?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...