Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Listar usuarios online


Marcos Beraldo

Pergunta

E ai pessoal, estou fazendo um sistema de chat mas estou com um problema sério.

Gostaria que do lado direito da janela fossem listados os nick dos usuarios online na sala, mas não estou sabendo como proceder.

Como faço para listar os usuários que estão online no chat?

Pensei em fazer usando banco de dados, mas dessa maneira não vou conseguir atualizar a lista em tempo real. Fazendo com banco como vou saber se um usuário saiu da sala?

Eu teria que fazer uma rotina para expirar o usuario caso a sessão fique inativa, mas dessa maneira não vou conseguir saber o momento exato em que ele saiu. As pessoas poderiam enviar mensagens para o usuario, e ele já ter saído.

Existe algum comando que liste dados de todas as sessões abertas no servidor?

Aguardo.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

já tive esse problema e resolvi colocando um campo na tabela dos usuarios_online para o timestamp atual + alguns segundos (10 segundos por exemplo) da última atividade do usuário, e depois fiz um select nesta tabela onde o timestamp atual teria que ser menor ou igual que o encontrado no campo de timestamp.

eu atualizava esse timestamp toda vez que o usuário mandava uma mensagem e também enquanto estava lendo, recebendo novas mensagens por AJAX + setTimeOut de 1 em 1 segundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Dessa maneira que você está falando eu teria outro problema, se o usuario ficar só lendo as mensagens ele sai da sala por inatividade. Mas acho que da para criar na janela do chat uma função em ajax para alualizar o usuario no banco a cada 10 segundos, assim ele ficará sempre online desde que deixe a janela aberta. Se sair, para de atualizar e em 10 segundos aparece off... boa Anderson... vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...