Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Problema com charset de textos que vem do Banco de Dados


Hoopkins

Pergunta

Olá pessoal,

Estou trabalhando num novo sisteminha e decidi que desta vez quero usar o charset UTF-8.

Já lí bastante sobre os charsets mas ainda sim continuo com dúvidas!

utf8.gif

Na imagem acima como tentei mostrar está tudo em UTF-8 e agora que vem a dúvida em si.

No arquivo PHP se eu simplesmente escrevo: "Aquilo é um cão!" mostra na página "Aquilo é um cão!"

Agora tendo a essa mesma frase "Aquilo é um cão!" digitada no banco de dados (com as configurações da imagem acima), se eu puxo em um echo aparece: Aquilo � um c�o!

No banco de dados eu vou ter que digitar: Aquilo é um cão! ?

A saída é usar por exemplo aqueles utf8_encode()?

Peço se possível, que tentem me explicar esse lance do charset e o modo certo de digitar e configurar.

Agradeço a atenção,

Fernando Matos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Mas olha só quem eu encontro por aqui O.o

Fala Hoop, beleza? Jogando teu blog no Gloogle vi q tava off (estranho) ai fui ver os outros resultados. Me cai aqui e você com um problema q já tive! =D

Mas então, quando eu tava traduzindo um tema para Wordpress, uns tempos atrás, eu fiquei na mesma situação, caractéres do portugues zuavam geral (tipo: em "Sem comentários" ficava "Sem coment?rios"), o q q eu fiz pra resover...

- O problema não é do sistema, mas sim do arquivo Php em si, q não deve estar em UTF-8 (por mais q você especifique nas meta tags)

- então 1º você abre o Php no Dreamweaver e você vai ver a barra superior (file, edit, view...), clica em "Modify"

- no Popup q apareceu (pelo menos no DW 8 pra cima é assim) clica agora em "Title/Encoding"

- em "Encoding" muda do q estiver para "Unicode (UTF-8)"

- dá "apply" e salva o php

Aqui pelo menos os caracteres pararam de dar problema

Abração e aparece no MSN ;P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Hahahahah, liquiddd! Poxa mano que legal te encontrar aqui!

Então velho, essa sua dica do charset estar na meta tag porém a página não ter sido salva com o unicode desta vez não foi o caso, e bem que eu queria que tivesse sido!

Acabei tendo que ler muito sobre charsets e encodes, mas foi bom! Descobri que as pessoas cometem erros absurdos, falando com convicção sobre coisas que muitas vezes aprenderam errado e vão repassando.

A busca por charset no Google é um grande barco furado de informações erradas!

Depois de todo meu sofrimento, adquiri uma enorme bagagem sobre os charsets e achei minha solução aqui!

http://www.batataechips.com/?p=238

Valeu brother, fiquei feliz de te ver aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...