Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Erro na execução


Renato Reis

Pergunta

Srs. Boa tarde!

Uso D7, Firebird 2.0 e componente Zeos 6.6.5

Desenvolvi um pequeno aplicativo, compilei, instalei nos clientes, td beleza.

Surgindo a necessidade de uma alteração, quando tentei executar a aplicação foi exibido o seguinte erro:

Projeto Nomedoprojeto.exe raised exception class EZSQLException with message 'SQL Error: unavailable database. Error Code: -904. Unsuccessful execution caused by an unavailable resourse.'. Process stopped.

Apenas o que fiz no periodo antes de alterar este projeto foi registrar um novo database no firebird.

alguém sabe o que pode ter ocorrido. Obg.

Renato Reis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Surgindo a necessidade de uma alteração, quando tentei executar a aplicação foi exibido o seguinte erro:

Projeto Nomedoprojeto.exe raised exception class EZSQLException with message 'SQL Error: unavailable database. Error Code: -904. Unsuccessful execution caused by an unavailable resourse.'. Process stopped.

Apenas o que fiz no periodo antes de alterar este projeto foi registrar um novo database no firebird.

Apenas o que fiz no periodo antes de alterar este projeto foi registrar um novo database no firebird

'SQL Error: unavailable database. Error Code: -904. Unsuccessful execution caused by an unavailable resourse.'. Process stopped.

SQL erro: Base de dados não disponivel. Erro Codigo -904 Execução sem sucesso causado por um recurso não disponivel. Processo parado

Verifique novamente o registro do banco de dados, pois ou o caminho para o banco esta incorreto ou o proprio banco de dados não esta disponivel para acesso

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Amigos,

Obrigado por estarem ajudando.

Respondendo ao Douglas, desinstalei e reinstalei copiando a biblioteca para o system sim, como já havia feito na instalãção anterior, mas não resolveu.

Respondendo ao Jhonas, Verifiquei os caminhos e tentei fazer conect true, mas dá o mesmo erro. No Ibexpert, aparece caminho do DB no dB explorer, mas clicando nele, mesma mensagem de indisponivel Database.

Jhonas, sendo mais experiente, me ajude. Registrei o Database e pergunto: Preciso fazer create do mesmo database? Deste em questão, acho que havia feito, pois o sistema, como falei, estava sendo executado normalmente. O que pode ter ocorrido? Lembra de algum passo-a-passo sobre isso?

Obrigado.

Aguardo Ajuda.

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Jhonas, sendo mais experiente, me ajude. Registrei o Database e pergunto: Preciso fazer create do mesmo database?

Deste em questão, acho que havia feito, pois o sistema, como falei, estava sendo executado normalmente. O que pode ter ocorrido?

Algumas hipoteses:

Problema: Erro Codigo -904 Incapaz conectar ao banco de dados

1 - Ao tentar conectar a um banco de dados que usa uma contra-senha que está a ponto de expirar, você poderia receber esse erro de conexão.

Solução: Você pode resolver isto resetando a contra-senha para seu usuário de banco de dados no sistema de administração de banco de dados. Isto parará as mensagens de advertência e permitirá conectar ao banco de dados sem problema.

2 - Como é um erro de SQL poderia ser algum componente de acesso ao banco em um dos seus forms que esta sem o link do componente de conexão do banco de dados

voce tambem pode tentar dessa forma:

colocar localhost antes do caminho da tabela..... exemplo localhost:c:\sistema\tabela.fdb

3 - Se voce tem instalado o interbase voce deve desistala-lo pois ocorre que o firebird usa a mesma porta de acesso 3050 para uso em rede

4 - Use o administrador de bancos de dados para tentar uma conexão direta ... se funcionar então pode ser bug de componente ... neste caso voce deve retirar os componentes do form e coloca-los novamente.

5 - Pode ser arquivo de dll corrompido ( fbClient.dll ) neste caso o delphi daria esse erro: "unavailable database Unsuccessful execution caused by an unavailable resource.

Neste caso se com o uso da Gds32.dll funcionar (Successfully Connected) então é o interbase que está ativo

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Coloquei o Localhost e funcionou, mas por favor explique melhor o motivo do uso do localhost.

Localhost é o nome do servidor para acessar localmente a base de dados:

localhost:c:\pasta\arquivo.fdb

Já via rede seria o numero do IP da maquina onde está o banco de dados:

\\192.168.1.1\c:\pasta\arquivo.fdb

para conexão via código seria algo assim

definição da string de conexão usando o usuário e senha padrão

conFB := "User=SYSDBA;Password=masterkey;Database=d:\teste\cadastro.gdb;DataSource=localhost;Port=3050;Dialect=3;"

Caso interesse um backup para o firebird

http://www.planetadelphi.com.br/dica/7237/...do-delphi-2009-

Outra dica

http://rapidshare.com/files/94929163/Fireb...win_32.zip.html

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Coloquei o Localhost e funcionou, mas por favor explique melhor o motivo do uso do localhost.

Localhost é o nome do servidor para acessar localmente a base de dados:

localhost:c:\pasta\arquivo.fdb

Já via rede seria o numero do IP da maquina onde está o banco de dados:

\\192.168.1.1\c:\pasta\arquivo.fdb

para conexão via código seria algo assim

definição da string de conexão usando o usuário e senha padrão

conFB := "User=SYSDBA;Password=masterkey;Database=d:\teste\cadastro.gdb;DataSource=localhost;Port=3050;Dialect=3;"

Caso interesse um backup para o firebird

http://www.planetadelphi.com.br/dica/7237/...do-delphi-2009-

Outra dica

http://rapidshare.com/files/94929163/Fireb...win_32.zip.html

abraço

Caros amigos,

Meu caso é o seguinte. Tenho um Windows Seven Ultimate 64 bits instalado, o Delphi 2009 e o IBExpert e o Firebird 2.1 instalado no modo FREE. O que ocorre é que eu consigo conectar no Delphi 2009, no ambiente de desenvolvimento. Dá connect e tudo mais. Até aí certinho.

Porém preciso utilizar o IBExpert e não consigo. Dá o seguinte erro: Client Library is missing or invalide. fbclient.dll. E não conecta nem a pau.

Já copiei o FbClient.dll para o Windows\System32, já o deletei também, deletei o Gds32.dll (o arquivo do interbase) retornei com ele novamente, copiei ele para a pasta BIN dentro de Firebird, mas nada, nada, nada... não consigo, simplesmente conectar utilizando o IBExpert. Preciso dele para moldar o Banco de Dados. Agora se vocês tiverem outro programa que o faça tão bem quanto este, por favor me passe pra eu baixar (tem que ser FREEE) heheheheh

Fica aqui meu abraço e espero que alguém consiga me dá uma luz !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...