Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

(Tutorial) Roteador x Access Point


Anderson Ferreira

Question

ROTEADOR x ACCESS POINT

Roteador é um equipamento que interliga duas redes. Uma rede pode ter apenas um computador, como é frequente em redes domésticas, a outra rede pode ser a internet.

O roteador funciona como um "guarda de transito" que pega as mensagens e aponta para que caminho elas devem seguir. Numa rede local, quando um computador manda uma mensagem para outro computador na mesma rede (por exemplo, um arquivo é copiado de um computador de um departamento para outro), os dados são transferidos diretamente, computador a computador.

Quando a mensagem precisa seguir para um computador que fica em outra rede, o roteador é acionado. A mensagem é repassada para o roteador que se encarrega de entregar ao computador destino. o computador remetente não precisa saber em detalhes onde fica e a qual rede está ligado o computador destino. O remetente simplesmente repassa para o roteador e ele se vira.

Roteadores permitem que a conexão com a internet seja compartilhada entre vários computadores que formam a rede local. O roteador funcionará como um "intermediário" entre os computadores e a internet. Para a internet é como se apenas um dispositivo a estivesse acessando. Por traz do roteador, dezenas, as vezes centenas, de computadores estào ligados.

Um roteador pode ser comparado a uma central telefönica de uma empresa. Quando alguém quer ligar para outro telefone FORA da empresa, essa ligação passa pela central que se encarrega de conectar o telefone interno ao telefone da outra pessoa, onde quer que este esteja.

Já um access point é um equipamento que interliga dispositivos de rede sem utilizar fios. Um access point funciona mais como um hub. Ele não tem lá muita inteligëncia. Ele simplesmente recebe os pacotes via rádio e os retransmite para a redondeza.

Um access point funciona como aqueles interfones antigos de prédios/condomínios, funciona como se fora uma extensão de uma linha telefönica.

Os access points não fazem o despacho seletivo de mensagens, não são capazes por si só de compartilharem o acesso a internet. São mais baratos por causa dessas limitações, dessa burrice.

Hoje em dia a maioria dos access point são também roteadores. Na verdade, access point puro é muito raro hoje em dia porque o preço dos roteadores caiu tanto que não compensa mais comprar access point puro.

Um modelo de access point puro, meio antigo é o DWL 900AP da D-link.

Um modelo de roteador+access point é o DI-524 da D-link ou o WRT54G da Linksys.

ACCESS POINT: DWL 900AP - D-Link

41FBGVA3GTL._SL500_AA280_.jpg

ROTEADOR: DI-524 - D-Link

TN500_1123_1.jpg

Hehehhe .. Praticamente iguais :P

-----

É isso ai galera. Qualquer dúvida, postem ai :D

-----

Abraços,

Anderson Ferreira

Edited by Anderson Ferreira
Remover caixa alta do título (Jonathan)
Link to comment
Share on other sites

3 answers to this question

Recommended Posts

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Answer this question...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.



  • Forum Statistics

    • Total Topics
      152.1k
    • Total Posts
      651.9k
×
×
  • Create New...