Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

aplicativo Multi-camadas


Frega

Pergunta

Bom dia pessoal, estou estudando um novo projeto aqui e pensei em faze-lo multi-camadas, porém não achei muita informação na internet, qualquer dica que me derem já vem bem ....

a unica coisa que é: adicionar o Remote Data Module ao servidor e conectar a ele via COMConnection (da aba Datasnap client) porem não achei opçoes de portas no COMConnection e também não consegui conectar o cliente ao servidor quando o cliente é rodado de outra maquina que não seja a mesma do servidor... (firewall desabilitado)

alguém sabe o que pode ser? devo mesmo usar o COMConnection? existe outro componente para fazer esta ligação?

Ps: utilizo o D2009

Obrigado pela atenção,

[]s

Frega

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Valeu pela ajuda Jhonas, deu pra tirar umas ideias, mas esse site ai acho que ensina a usar o DCOM no windows 98 ou XP, porque no win 7 não tem algumas configuraçoes que o cara falou lá!

mas agora surgiu outra duvida sobre esse DCOM, isso fica a parte nos registros do windows e etc pelo que deu pra entender, mas se eu botar o Aplicativo do Servidor para rodar em outro pc, ele vai registrar tudo certo? vai funcionar?? se eu tentar conectar vai dar...?

edit...

devo deixar a conexão ao banco MSSQL no RDM (que vai criar uma cópia para cada cliente) ou devo fazer um DM (onde todos vão usar a mesma conexão)? quais as vantagens de deixar no DM?

Editado por Frega
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

porque no win 7 não tem algumas configuraçoes que o cara falou lá!

O Win 7 ainda é uma versão Beta... ainda não está finalizada pela microsoft

mas agora surgiu outra duvida sobre esse DCOM, isso fica a parte nos registros do windows e etc pelo que deu pra entender, mas se eu botar o Aplicativo do Servidor para rodar em outro pc, ele vai registrar tudo certo? vai funcionar?? se eu tentar conectar vai dar...?
Vai funcionar.

devo deixar a conexão ao banco MSSQL no RDM (que vai criar uma cópia para cada cliente) ou devo fazer um DM (onde todos vão usar a mesma conexão)? quais as vantagens de deixar no DM?

Eu costumo trabalhar com uma cópia para cada cliente, pois além de diminuir o tráfego de rede, a aplicação cliente estará usando os recuros da própria maquina e não os recursos da máquina do servidor.

OBS: Voce não tem deixar necessariamente no DM ... pode ser em qualquer Form ... ( eu uso no Form do Menu )

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

deixar no DM fica mais organizado, mas a conexão ao MSSQL sendo assim é single thread, ou seja, só executa uma coisa de cada vez, e se uma aplicação cliente requisitar uma query complexa e lenta?? os outros clientes vão ficar "congelados" ou como fica...??

ps: o win. 7 já está na versão RTM =)

edit, alguém conhece o Rem Objects?

Editado por Frega
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
e se uma aplicação cliente requisitar uma query complexa e lenta?? os outros clientes vão ficar "congelados" ou como fica...??
Se voce estiver usando uma query não tem problema mesmo que ela seja complexa ou lenta, pois estará trabalhando com uma cópia do banco de dados.

alguém conhece o Rem Objects?

RemObjects SDK com suporte a Delphi 2009 e Lazarus

A nova versão (5.0.33) do RemObjects SDK, lançada no último dia 29, traz suporte ao Delphi 2009, além de suporte a IDE gratuita Lazarus, do Free Pascal.

No caso do Delphi 2009, o instalador não traz as versões compiladas dos pacotes e units pois a versão final do Delphi 2009 ainda não foi liberada. Mas ele traz todo o código fonte compatível para que seja utilizado quando a nova versão estiver disponível.

http://www.remobjects.com/free.aspx

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

baixei e usei o RemObjects 6.0, agora esotu na duvida de qual usar

pontos fortes e fracos de cada um, que pude notar em poucos minutos de uso:

RemObjects

+ uma gama de possibilidades, a mais basica usa um server HTML para transferir os dados do servidor <-> cliente

+ varias ferramentas adicionais (teste de velocidade do servidor) etc...

- é pago, 30 dias trial, componente de terceiros

- depois de adicionar uma nova procedure no arquivo tidl deve ser gerado o .pas com as assinaturas novo, assim substituindo e apagando o velho, então o processo de adicionar as assinaturas ao PAS deve ser feita manualmente, ou senão você perde tudo que tinha no .PAS antigo...

RDM, datasnap

-as procedures são como stored-procedures, para chama-la no cliente você deve por ex: Conexao..nome_da_procedure, e na hora de compilar o delphi não verifica se de fato essas procedures ou funções estão corretas (ou até mesmo se existem)

...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...