Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Probabilidade da megasena


Jonas Artur

Pergunta

E aee pessoal.. beleza?

O meu problema é o seguinte. Preciso fazer um programa em C para:

Ler um arquivo com jogos ficticios já realizado na megasena.

O programa deve calcular a probabilidade de um determinado número informado pelo usuário aparecer em um novo jogo.

Com base nesses numeros, calcular a probabilidade de aparecer este número em um novo jogo.

Ou seja, eu vou ter que:

Pegar a quantidade de jogos realizados (validando que não pode ser mais ou menos de 6 numeros e positivos)

Achar o número que o usuário digitou

Executar o cálculo desse número cair novamente com base nos jogos realizados

ex: Foram realizados 300 jogos. O número escolhido foi 5 e foi achado em 155 jogos. (155/300=0,5166)

A porcentagem de probabilidade é aproximadamente 51,66 porcento.

O problema é mais a parte de manipulação de arquivos. Procurar dentro do arquivo esse número escolhido..

Vlw pessoal.. Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Esse é o pouco que eu fiz:

http://pastebin.com/m32b99668

Meu conhecimento é pouco, programava em C na faculdade até semestre passado, mas agora não estamos mais vendo.. E manipulação de arquivos nós vimos bem pouco.. rs

Salvar não é o caso.. seria procurar na verdade.. Procurar dentro de um arquivo de texto ".TXT".

Grato..

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Hm... Nesse caso acho que seria interessante salvar os dados em formato binário. Você poderia, por exemplo, armazenar cada número que "saiu" em 1 byte (ou seja, vai até 255, o que é suficiente, já que só serão necessários 60) e ler 6 a cada jogo (que é a quantidade de números). Aí você vai armazenando esses dados num array, para depois fazer as estatísticas.

Quanto ao código, somente olhei por cima mesmo, mas veja isso aqui:

if(fopen(nomearquivo,"r") != NULL)
{
arq = fopen(nomearquivo,"r");
[...]
}
Seria melhor fazer assim:
if(arq = fopen(nomearquivo,"r")){
[...]
}

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

esse é o problema. rs

Isso é um trabalho que tenho que entregar semana que vem ad matéria de Probabilidade e Estatística.

O professor vai chegar com um arquivo de texto com vários jogos já realizados, e eu vou ter que procurar dentro desse arquivo de texto.. Sem falar que eu vou ter que fazer validações ainda. (Se é positivo, se são duas casas decimais, "00"... <_< )

Quais as funções para procura em arquivo de texto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

No caso de arquivo binário, você não precisa ficar procurando os dados. Basta que você vá armazenando os dados seguindo um padrão e vá lendo em sequência, armazenando os dados num array.

Mas como você falou que o professor é quem vai fazer os arquivos, você precisa saber como o arquivo está organizado ?

Você sabe isso ? Se sim, poste aqui.

Mas o ideal seria salvar em formato binário mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...