Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Ajuda para resolver esse dever de casa!


CarlosR

Pergunta

Eu estou estudando C por uma apostila do site apostilando.com.

Gostaria de saber se alguém tem noção de como criar um programa basiado nessas informação a baixo?

a) Escreva um programa que leia um caracter digitado pelo usuário, imprima o caracter digitado e o código ASCII correspondente a este caracter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Você já sabe ler um caractere ?

Se não souber, pesquise pela função scanf (imagino que o livro já tenha explicado isso)

Você sabe escrever um caractere ou número na tela ?

Se não souber, pesquise pela função printf (imagino que também já tenha trabalhado)

Provavelmente a dúvida maior está em mostrar o código ASCII do caractere, e não o caractere. Isso é simples. Uma variável do tipo char é numérica (assim como um int), a única diferença é que armazena um único byte (256 números). O que muda a exibição na tela é o primeiro parâmetro passado para a função printf, não o tipo da variável. Sendo assim, o seguinte código é perfeitamente válido:

int x='A'; //"A" em ASCII, que é 65
char y=97; //"a" na tabela ASCII
printf("Valor de x como caractere: %c\n",x);
printf("Valor de y como caractere: %c\n",y);
printf("Valor de x como numero: %d\n",x);
printf("Valor de y como numero: %d",y);

Deixei o exemplo acima armazenando inteiros para que demonstrar as duas coisas de uma vez só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Você já sabe ler um caractere ?

Se não souber, pesquise pela função scanf (imagino que o livro já tenha explicado isso)

Você sabe escrever um caractere ou número na tela ?

Se não souber, pesquise pela função printf (imagino que também já tenha trabalhado)

Provavelmente a dúvida maior está em mostrar o código ASCII do caractere, e não o caractere. Isso é simples. Uma variável do tipo char é numérica (assim como um int), a única diferença é que armazena um único byte (256 números). O que muda a exibição na tela é o primeiro parâmetro passado para a função printf, não o tipo da variável. Sendo assim, o seguinte código é perfeitamente válido:

int x='A'; //"A" em ASCII, que é 65
char y=97; //"a" na tabela ASCII
printf("Valor de x como caractere: %c\n",x);
printf("Valor de y como caractere: %c\n",y);
printf("Valor de x como numero: %d\n",x);
printf("Valor de y como numero: %d",y);

Deixei o exemplo acima armazenando inteiros para que demonstrar as duas coisas de uma vez só.

Bem.A sua explica e boa.Mais como eu so iniciante, to estudando a 4 dias, ainda fica dificil para eu ter uma noção total.Vou basia essa sua explicação encima dos exercicios que estou praticando e talvez monte o programa de forma correta.Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...