Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Máquina cliente não roda aplicação


RafaelemeNt

Pergunta

Boa tarde senhores.

Tenho uma aplicação, que deve funcionar em rede. Para isso, utilizei Delphi7 + DBExpress + Firebird 1.5

A aplicação funciona dentro do esperado, tanto na máquina de desenvolvimento, quanto na máquina SERVIDORA (uma máquina com apenas o Windows XP instalado, atualizada e Firebird 1.5 completo - superserver)

O banco de dados está nessa máquina, referenciado no aliases.conf do firebird através de:

dbmodelo = d:\Program Files\modelo\database\modelo.fdb
Na aplicação Delphi, o componente SQLConnection está definido com:
Connected := True
database := modelo01:dbmodelo

Onde, modelo01 é o nome da própria máquina servidora.

A rede funciona corretamente, é possível acessar às pastas compartilhadas, e enxergar o banco de dados.

O problema é: as outras máquinas da rede não conseguem executar o sistema. Copiei as DLL's necessárias (midas, dbexpint) e é claro, instalei o Firebird 1.5, também de maneira completa - superserver. Quando eu tento executar a aplicação numa máquina cliente, o sistema não abre e aparece uma tela de erro do Windows, dizendo que o programa executou uma operação ilegal e será fechado. Pergunta se eu desejo enviar um relatório de erros à Microsoft.

O que poderia ser isso? Como resolvo esse problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Para completar:

Fiz o teste da seguinte forma: peguei a minha máquina de desenvolvimento e coloquei momentaneamente como servidora da aplicação. Aí SIM, a aplicação no cliente roda.

Ao transportar o meu sistema para outra máquina, e transformar esta em servidor, a aplicação deixa de funcionar EM REDE, e fica funcionando apenas localmente.

Olhando o arquivo firebird.txt (LOG), notei o erro:

SERVER (Client)    Sun Nov 29 19:34:27 2009
    INET/inet_error: connect errno = 10060

Alguma idéia????

Editado por RafaelemeNt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
A rede funciona corretamente, é possível acessar às pastas compartilhadas, e enxergar o banco de dados.

Olhando o arquivo firebird.txt (LOG), notei o erro:

CODE SERVER (Client) Sun Nov 29 19:34:27 2009

INET/inet_error: connect errno = 10060

Esse erro ocorre porque o caminho especificado para o banco de dados não foi encontrado

OBS: Veja se não esqueceu de colocar a string entre aspas

dbmodelo = 'd:\Program Files\modelo\database\modelo.fdb' ;

database := modelo01:dbmodelo;

Connected := True; // a conexão só e feita depois de ter passado o caminho do banco

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olá Jhonas, obrigado por responder

Eu testei isso também e não funciona. Para analisar a situação em OUTRA máquina, troquei o servidor. Mudei o executável, o banco de lugar, e as configurações de rede local (pois a minha aplicação depende de uma pasta compartilhada no servidor). Ou seja, inverti os papéis: a máquina que era cliente virou servidor e o servidor virou cliente.

Para minha surpresa: FUNCIONOU.

As configurações típicas, feitas normalmente. Firebird, compartilhamento de pastas, configuração das propriedades no Delphi... tudo a mesma coisa. Só me resta afirmar que foi uma "incompatibilidade de hardware". Isso seria possível?

A aplicação só funcionar localmente e não receber acessos via rede, seria um problema de hardware? Já que, trocando o computador, a aplicação funciona dentro do esperado, recebendo conexões da rede.

É a primeira vez que vejo isso. Alguém já passou por isso antes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Só me resta afirmar que foi uma "incompatibilidade de hardware". Isso seria possível?

Ou seja, inverti os papéis: a máquina que era cliente virou servidor e o servidor virou cliente.

Para minha surpresa: FUNCIONOU.

"incompatibilidade de hardware" seria possivel e voce quisesse colcar uma placa de video PCI em um Notebook

Falhas na conexão podem ser por bloqueio de anti_virus ou firewall, exceções não permitidas, ou definição incorreta de portas de comunicação.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Falhas na conexão podem ser por bloqueio de anti_virus ou firewall, exceções não permitidas, ou definição incorreta de portas de comunicação.

abraço

Anti-virus: desativei para realizar o teste e mesmo assim, não funcionou.

Firewall: Acrescentei o software como exceção, e também adicionei a porta do firebird 3050, não funcionou.

Definição incorreta: aí eu já não saberia nem como testar, uma vez que eu não utilizei portas na programação. Como citei, configurei o aliases.conf do firebird e acrescentei as DLL's necessárias. Em outras máquinas funciona dentro do esperado, porém nessa máquina em específico não.

Quando eu me referi a "incompatibilidade de hardware", na realidade eu quis dizer algo como problema na placa de rede. Seria possível? Eu não consigo entender, nem achar uma lógica para isso tudo.

Mais uma vez, obrigado pelo interesse e pela atenção Jhonas

abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Quando eu me referi a "incompatibilidade de hardware", na realidade eu quis dizer algo como problema na placa de rede. Seria possível? Eu não consigo entender, nem achar uma lógica para isso tudo.

Poderia ser placa de rede se voce não conseguisse ver outro micro da rede pelo windows.

Já tive um problema assim e descobri que era por causa das atualizações do windows ( ainda não consegui descobrir qual ) mas colocando o service pack 2 do XP o programa funcionava normalmente em rede.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Já tive um problema assim e descobri que era por causa das atualizações do windows ( ainda não consegui descobrir qual ) mas colocando o service pack 2 do XP o programa funcionava normalmente em rede.

isso eu não tinha tentado! muito obrigado pela dica, vou tentar agora mesmo! depois eu posto o resultado

obrigado pela atenção Jhonas!!

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...