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Fórum Script Brasil
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Desenvolvimento de Jogos - [Duvidas]


Matheus Flauzino

Pergunta

O meu professor de Linguagem e Técnicas de Programação II passou o seguinte trabalho, desenvolver um jogo Snake(Cobrinha viciante do Nokia 1100) utilizando Linguagem C.

Eu queria saber por onde começo, em que lugares pesquiso, ou até mesmo se alguma pessoa se habilita em me passar algumas dicas sobre o desenvolvimento desse joguinho. Eu já dei uma olhada em alguns materiais, e pela minha lógica já tenho uma noção de como construir o campo e suas coordenadas, mas falta ainda muitas coisas, como a movimentação da cobra pelo campo e seus obstáculos.

Aguem aí da comunidade pode me ajudar??? Seria muito grato!!!

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4 respostass a esta questão

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Você pode usar algum toolkit como o gtk para desenhar a tela. Você pode carregar imagens que representem as partes da cobra e os objetos.

Primeiro crie a imagem do campo que será o background.

E vai desenhando as imagens na tela conforme a cobra vai se movimentando...

Editado por Marcelo Utikawa da Fonseca
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Você pode usar algum toolkit como o gtk para desenhar a tela. Você pode carregar imagens que representem as partes da cobra e os objetos.

Primeiro crie a imagem do campo que será o background.

E vai desenhando as imagens na tela conforme a cobra vai se movimentando...

Não!! Eu tenho que fazer de modo bem básico, vamos dizer, eu não posso utilizar nenhuma ferramenta de interface gráfica, eu tenho que desenvolver a lógica, e é isso que eu quero aprender, como o jogo funciona, não construí-lo. Obrigado aí! Mas você me entendeu? Preciso de uma coisa bem assim "modo texto" mesmo! Uma estrutura lógica!

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Agora eu compreendi... ^_^

Então eu faria o seguinte. Crie uma matriz que represente o terreno, por exemplo de 100x100.

Para cada posição você carrega inicialmente um valor indicando um quadrado livre (valor 0, por exemplo) ou com obstáculo. Escolha uma posição onde estará a cobra e marque com outro valor.

Depois crie uma função que exiba o campo na tela, imprimindo caracteres correspondendo ao estado em cada posição.

A seguir peça ao jogador para pressionar uma tecla, indicando a direção a seguir. Atualize a matriz e exiba os campos novamente e fique nesse loop...

Acho que já dá para começar assim... :)

Editado por Marcelo Utikawa da Fonseca
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Exatamente Marcelo! Eu fiz isso que você me disse, criei uma função que preenchia uma matriz quadrada(por exemplo uma string 50x50) que seria o meu campo, consegui também posicionar a cobrinha em uma coordenada (x,y) desse campo, e faze-la percorrer de um canto a outro em um loop como, por exemplo, se a coordenada x,y da cabeça(ou posição do topo da minha pilha) atingir o fim da minha linha onde a cobrinha está percorrendo, o programa interromperá o loop, ou melhor dizendo Game Over. Na verdade, eu estaria simulando como ela bateria na parede do canto direito do meu campo, ainda não fiz outras hipóteses, como o caso dela bater no seu próprio rabo, ou como fazer ela comer, tenho algumas noções de como fazer, mas precisaria de muitas opiniões ainda.

Agora eu tenho algumas ideias de como fazer ela se movimentar conforme o jogador ordenar, mas ainda não tive a oportunidade de implementar, eu queria tirar algumas noções com alguém que já tenha construído programas similares, gostaria muito de ajuda e dicas. ;)

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