Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Inserindo dados numa tabela mysql via delphi


Ricardo25

Pergunta

Bom dia! :D

Sou estudante de Delphi e estou fazendo um programa simples de cadastro usando o Delphi 7 e MySQL 5. :)

Fiz a conexão com o banco de dados via ODBC 3.51, testei a conexão e ficou tudo ok.

No meu programa, utilizei o AdoConnection(ADODB), ADODataSet(ADODB) e DataSource(DB). Configurei eles e está tudo ok. :)

Agora quero utilizar Vários TEdits para digitar dados como nome, endereço, etc e clicar num TButton para que os dados sejam inseridos na minha tabela do MySQL (lembrando que a conexão com o banco de dados já está ok :lol: )

Como ficaria o código para que quando eu clicasse num TButton, os dados que digitei nos TEdits sejam inseridos na tabela (no campo "nome" e "endereço")??? :mellow:

Obrigado a quem puder me ajudar! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Aqui vai um modelo basico para você gravar algo no banco de dados. espero ter ajudado.

(Codigo no botão Incluir)

AbreUmaTransação

try

componentequery.database := componentedeconexão;

componentequery.sql.clear;

componentequery.sql.add('insert campo1, campo2, campo3');

componentequery.sql.add('values');

componentequery.sql.add(':valor1,:valor2,:valor3');

componentequery.parambyname('valor1') := edt1.text;

componentequery.parambyname('valor2') := edt2.text;

componentequery.parambyname('valor3') := edt3.text;

componentequery.prepare;

componentequery.execsql;

if componenteQuery.RowsAffected = 1 then

comitaTransação

else

raise;

except on e: exception do

begin

RollbackTransação

showmessage('Impossivel Incluir ' + e.message);

end

end

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Aqui vai um modelo basico para você gravar algo no banco de dados. espero ter ajudado.

(Codigo no botão Incluir)

AbreUmaTransação

try

componentequery.database := componentedeconexão;

componentequery.sql.clear;

componentequery.sql.add('insert campo1, campo2, campo3');

componentequery.sql.add('values');

componentequery.sql.add(':valor1,:valor2,:valor3');

componentequery.parambyname('valor1') := edt1.text;

componentequery.parambyname('valor2') := edt2.text;

componentequery.parambyname('valor3') := edt3.text;

componentequery.prepare;

componentequery.execsql;

if componenteQuery.RowsAffected = 1 then

comitaTransação

else

raise;

except on e: exception do

begin

RollbackTransação

showmessage('Impossivel Incluir ' + e.message);

end

end

Opa, vlw ae Daniel. Mas deixa eu entender uma coisa:

Esse "componentequery","componentedeconexao" e "parambyname" eu ponho o que no lugar deles?

E outra dúvida:

Precisa esse código todo só pra fazer uma simples inserção?

Vlw!

Editado por Ricardo25
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
E outra dúvida:

Precisa esse código todo só pra fazer uma simples inserção?

Para aprender como fazer isso de maneira simples, faça uma analogia entre esses processos

Va em Database > Form Wizard e aprendera um jeito muito simples de fazer isso

OBS: use para aprender o banco de dados nativo do delphi ( Paradox ) depois voce pode evoluir para outro banco

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Tche! Bom dia, tudo bom?

quando temos um sistema com banco de dados firebird por exemplo você inevitalmente tera que fazer a conexão a este banco pelo aplicatvo que você esta criando.

Então dentro do aplicativo você deve instanciar um componente de conexão (ele procura o banco e abre o banco para o uso) e outro componente para poder fazer os inserts, updates, selects e delets. Eu utilizo Interbase ( no delphi você encontra uma pelata interbase e lá tem esses componentes que estou te falando)

ibdatabase (componente de conexão)

ibtransaction (componente para abrir e fechar uma transação)

ibquery (componente para fazer os inserts, delets e updates)

Esses componetes recebem um nome dentro da sua aplicação e quando usado você coloca o nome de seu componente no lugar ''componentedeconexao'' o mesmo procede para o outros componentes.

Sobre o tamanho do codigo para a inserção na minha opinião é minimo possivel, ali temos a conexão com o banco (necessario) a Instrução sql(necessario) os parametros (necessario) e a execução da instrução no banco(necessario) o retorno (para saber se deu certo).

Daniel

ps. Se você precisar de ajuda para dar-lhe mais detalhes me contate pelo email daniel@rodriza.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Tche! Bom dia, tudo bom?

quando temos um sistema com banco de dados firebird por exemplo você inevitalmente tera que fazer a conexão a este banco pelo aplicatvo que você esta criando.

Então dentro do aplicativo você deve instanciar um componente de conexão (ele procura o banco e abre o banco para o uso) e outro componente para poder fazer os inserts, updates, selects e delets. Eu utilizo Interbase ( no delphi você encontra uma pelata interbase e lá tem esses componentes que estou te falando)

ibdatabase (componente de conexão)

ibtransaction (componente para abrir e fechar uma transação)

ibquery (componente para fazer os inserts, delets e updates)

Esses componetes recebem um nome dentro da sua aplicação e quando usado você coloca o nome de seu componente no lugar ''componentedeconexao'' o mesmo procede para o outros componentes.

Sobre o tamanho do codigo para a inserção na minha opinião é minimo possivel, ali temos a conexão com o banco (necessario) a Instrução sql(necessario) os parametros (necessario) e a execução da instrução no banco(necessario) o retorno (para saber se deu certo).

Daniel

ps. Se você precisar de ajuda para dar-lhe mais detalhes me contate pelo email daniel@rodriza.com.br

Poxa, vlw mesmo Daniel! :)

Vou experimentar o que você me disse e testar aqui, depois ponho o resultado. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Quando eu tento usar algum componente da paleta do interbase da um erro de interbase library gds32.dll not found. Alguém sabe o que eu devo instalar pra resolver isso, porque no google eu não achei.

E outra dúvida. Eu baixei aqui o Firebird 2.1 pra usar como sgbd. É com ele mesmo que eu faço a conexão com o delphi e utilizo a paleta do interbase? Vlw ae!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...