Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Ajuda com um projeto simples!


Gl3d50N

Pergunta

Olá pessoal, sou novo aqui no Fórum, venho observando de longe e tenho observado que o pessoal é bastante contributivo...

Estou aprendendo JAVA, ainda estou dando os primeiros passos, e sempre procuro novos desafios, até para meu próprio aprendizado...

Espero pode ajudar também sempre que possível apesar de ainda estar engatinhando no JAVA...

Vejo aqui pedir uma ajuda, estou querendo fazer um programinha simples, que leia 2 notas, e me diga quanto eu preciso tirar na terceira prova para passar, o problema é que tenho que lidar com pesos, fica tipo assim:

A1 + A2*2 + A3*2 / 5

a segunda e a terceira nota possuem peso 2, mas no caso, meu programa não saberá qual a nota do A3, isso eu quero que ele me diga, a minha dúvida está mais nos cálculos que no programa em si, tenho que inserir as 2 notas, e que ele me diga qual o mínimo que devo tirar no A3 para passar, sendo que a média é 7.0.

com a idéia dos pesos, seria mais ou menos isso:

10 + 10*2 + 10*2 / 5 = 10

lembrando que a terceira nota, eu quero que o programa me diga...

pensei em algo do tipo

A1 + A2*2 / 3 = x

com o resultado diminuiria por 20 e dividiria por 2, tipo:

20 - x / 2 = y

20 porque a nota máxima é 10, e como possui peso 2...

até que deu um pouco certo, mas ainda possui erros no resultado.

alguém pode me dar uma dica de como realizar esse cálculo? :huh:

Paz!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

por exemplo, como são apenas 5 notas, pra passar, você deve ter, somando as notas, por exemplo, 7 em uma prova e 6 em outra prova, você tem 19 (7+12 do peso 2 da nota 6), pra passar, você precisa de 35 no minimo (porque 35/5 = 7), então é simples, é sempre assim: nota 1 + (nota2 * 2), este valor você subtrai de 35, e o resultado você divide por 2 (porque a nota 3 tmb é peso 2, e dividir por 2 simplifica pois por exemplo, 35 - 19 = 16, e você não tem como tirar 16, mais sim 8 [16/2] ^^) é simples :x

public class Notas{
    public static void main(String[] args){
    
        float nota1 = Float.parseFloat(args[0]);
        float nota2 = Float.parseFloat(args[1]);
        float nota3;
        float temp;
        
        final int MINIMO = 35;
        
        nota2 = nota2 * 2;
        temp = nota1 + nota2;
        nota3 = (MINIMO - temp) / 2;
        
        if(nota3 > 7){
            System.out.println("Voce precisa tirar no minimo " + nota3 + " para passar. Se esforce!");
        }
        else
        {
            System.out.println("Voce precisa tirar no minimo " + nota3 + " para passar. Vai ser facil!");
        }
    }
}

testadinho ;p salve como Notas.java, sinao não funciona

p.s.: as notas 1 e 2 são passadas por argumento, ex: java Notas 7.8 5 <-- nota 1 = 7.8 e nota 2 = 5.0, não precisa colocar casa decimal ^^

Editado por Scripter
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Amigos, meu programa agora ficou completo... deu tudo certinho, como já estava com o programa pronto e somente os cálculos dando erro, peguei a solução dos amigos e inseri no mesmo, e agora sim, está compilando corretamente...

eu não tinha pensado em fazer esses cálculos trabalhando junto com os pesos, tipo, estava querendo resolver os pesos antes de fazer os cálculos ... ^^

agradeço mais uma vez a ajuda dos amigos pela atenção...

Gracias!!!

Paz!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Esta é fácil.

Vou lhe passar a resposta mais analise o código.

/*
 * To change this template, choose Tools | Templates
 * and open the template in the editor.
 */

package javaapplication10;
import java.util.Scanner;
/**
 *
 * @author vmf
 */
public class Main {

    /**
     * @param args the command line arguments
     */
    public static void main(String[] args) {
        Scanner input = new Scanner( System.in ); //permite ler valores
        float nota1, nota2, nota3_necessaria;

        System.out.print("digeite a primeira nota"); // lê e armazena a primeira nota
        nota1=input.nextInt();

        System.out.print("digeite a segunda nota"); //lê e armazena a segunda nota
        nota2=input.nextInt();

        nota3_necessaria=210-nota1-nota2; // como a média é 70, a soma das 3 deve ser 210 e este valor menos as 2 primeiras é igual a nota 3

        System.out.print("a nota necessária é:"+ nota3_necessaria); // mostra o resultado na tela

        
    } // fim do main

} // fim da classe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...