Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Resetar numero registro


fahledu

Pergunta

Boas,

Quando abro um form todos os registros de uma tabela são excluidos, pois eles são temporarios... porem quando o novo registro for gravado é colocado a partir do ultimo numero... ou seja, se havia 6 registro antes da limpeza, quando for inputado o novo ele vai ser o 7 e preciso q seja o primeiro... tem como?

grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

você ta usando vba dentro do access?? e o campo é autonumeracao??

bom, se fosse sql, você podia usar o comando truncate table, mas acho q o access não aceita esse comando. quando eu preciso q os indices resetem, eu sempre tenho q apagar o campo autonumeracao e criar de novo.

não sei se existe outra forma.

mas talvez você pudesse deixar o codigo do create table pronto no seu form, e quando for pra limpar a tabela você da um drop table e depois chama o create.

bom, isso é uma gambiarra bem besta, mas não sei se existe alguma forma melhor.

mas fahledu, pelas informacoes q você passou, concluo q você teja usando mesmo vba no access, mas quando for postar aqui na sala vba, tenta sempre especificar qual o software q você ta usando (word, access, excel, etc) q fica mais facil pra gente.

de qualquer forma, moverei seu tópico pra access, quem sabe se alguém la sabe alguma solucao melhor.

mas dexarei o link aqui em vba, já q o tópico tem relacao com as duas salas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Isso... estou usando VBA no Access... não, na verdade esse campo nem existe ¬¬, no rodapé tem uns botões q foram criado sozinho pra avançar/voltar/incluir registo e seu numero...

O unico ruim é que quando abre o form inicia no registro 1 e os campos ficam com o valor #Excluido, o q trava o form, porque a maioria dos campos tem validação e outros são preechidos automaticamente...

acho q não dá... tentei antes truncar mas não consegui... então usei o delete mesmo...

estou tentando fugir de recriar a tab.. mas, se não tiver outro jeito fazer o que?rs

de qualquer forma vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bem, se for na mão, no Access, depois de apagar os registros > Ferramentas > Utilitários de Banco de Dados > Compactar e reparar Banco de Dados

Se for em Vb, aconselho a criar o incremento na unha... Algo como:

Dim Sequencia as String = SELECT MAX(Campo) FROM Tabela", conexao

Sequencia = Sequencia + 1

Depois, ao salvar um novo registro:

INSERT INTO Tabela (Campo) VALUES (Sequencia)

Eu faço assim quando preciso...

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Pessoal,

Obrigado pelas respostas...

Acho que não fui claro na minha necessidade...

Para reduzir erros humanos, eu criei um form que preenche o maximo com o minimo de informação do usuário, gerando um template. Esse template tem uma vida util curta, ou seja, a partir do momento que o template foi criado e encaminhado ele não serve mais pra nada (pra quem preencheu)...

Partindo desse principio toda vez que o form é carregado ele limpa todos os campo da tabela, até ai td ok. Porem o Access de alguma forma cria em algum lugar um numero do registro (q não existe na minha tabela), com isso, quando o form carrega ele iniciar no registro um que esta vazio e da erro devido as formulas de validação... Pra resolver ( não da forma necessaria) basta clicar em criar novo registro (opção gerada pelo access) e com isso vai para o registro N (o ultimo criado)

Minha intenção é evitar isso e quando o formulario abrir sempre inicie do regitro 1...

De qualquer forma vlw...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

fahledu, tb descobri aqui q se você clicar no menu Ferramentas -> Utilitarios de banco de dados -> Compactar e Reparar Banco de Dados, ele sempre volta a numeracao ate o ultimo numero q estiver na tabela (se ela estiver vazia, volta pra 1).

não sei se isso é viavel pra vc, mesmo q você descubra alguma forma de fazer isso por codigo, acho q ele vai sempre fechar o banco todo e depois abrir de novo. ve ai o q você acha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...