Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil

Fórum Nacional discute cidades digitais e banda larga


flavio

Posts Recomendados

Em um contexto em que o Plano Nacional de Banda Larga foi recentemente decretado e todos os olhos se voltam para como ele vai ser operacionalizado, o II Fórum Nacional de Cidades Digitais, a ser realizado em 17 e 18 de junho, em Brasília, promete atrair todas as atenções: o presidente da Telebrás e um dos principais mentores do PNBL, Rogério Santanna, já confirmou presença, bem como outras autoridades governamentais ligadas às políticas públicas de inclusão digital.

Na sua segunda edição, o evento tem como tema "Banda larga e desenvolvimento econômico e social". A ideia é colocar em debate como a infraestrutura de conexão em alta velocidade a ser provida pelo PNBL terá impactos nos municípios brasileiros. "Nas mesas redondas e nos painéis programados, será possível entender melhor quais os impactos que a disseminação de banda larga pode ter nas áreas de educação, saúde, tributária, finanças e nas economias locais", diz Carlos Calazans, idealizador do Fórum.

Para a cerimônia de abertura, já está confirmada a presença de Rogério Santanna, presidente da recém-reativada Telebrás; Marcos Mazoni, presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro); deputado Paulo Henrique Lustosa, membro da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados; André Barbosa, assessor especial da Casa Civil, e Roosevelt Tomé Silva Filho, secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Digital do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Está prevista ainda a participação de Cezar Alvarez, assessor especial da Presidência da República; Clarice Coppetti, vice-presidente de Tecnologia da Informação da Caixa; José Luis Salinas, vice-presidente de Tecnologia do Banco do Brasil; Átila Souto, diretor de Serviços de Universalização de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, e Ronaldo Sardenberg, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações.

O impacto do PNBL nas cidades digitais

Nos painéis e palestras, as discussões vão girar em torno de temas como impactos do PNBL nas cidades digitais e o desenvolvimento local que isso pode proporcionar. Além disso, será explicado o cenário regulatório brasileiro, especialmente o licenciamento da faixa de 450 MHz para uso em áreas rurais, temas que serão abordados pelo gerente de Engenharia do Espectro da Anatel, Marcos Oliveira.

Os telecentros no contexto dos programas de inclusão digital também estarão em debate, com a participação de Luiz Claudio Mesquita Souza, do Serpro, Roosevelt Tomé, do Ministério da Ciência e Tecnologia, e representantes da Caixa e do Banco do Brasil, que vão apresentar o que o governo e suas empresas vêm fazendo em termos de instalação desses espaços.

Softwares de gestão e eficiência para municípios e outras aplicações possíveis para as cidades digitais serão apresentados por empresas fabricantes de tecnologia para o setor, como a BGH, Cianet, Huawei, Minascontrol, Motorola, Netservice, Oracle, Parks e WXBR. Também serão conhecidos cases de sucesso de municípios que optaram por se digitalizar, como a cidade de Anápolis, em Goiás.

"Procuramos montar uma programação diversificada e ampla, para abranger todas as facetas das cidades digitais, desde a parte mais técnica, como softwares e cases, até discussões mais políticas, como a regulação e o escopo do Plano Nacional de Banda Larga", pontua Carlos Calazans.

O Fórum Nacional de Cidades Digitais será realizado em Brasília, noCentro de Convenções Brasil 21 - SHS, quadra 6, nos dias 17 e 18 de junho, a partir das 9h. As inscrições podem ser feitas aqui e a programação pode ser conhecida aqui. Outros detalhes em www.networkeventos.com.br/evento.php?evento=142&lg=pt.

Data: 31 de maio de 2010

Fonte: Guia das Cidades Digitais

Editado por flavio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...