Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Identificação do visitante


Webster

Pergunta

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Já ouviu falar em cookies? Ta aí um script que projetei

Cookie.set = function (name, value, expires)
{
    
    if (expires)
    {
        expires = expires * 1000
        var date = new Date()
        //define um tempo virtual para o navegador, não alterando o tempo real do sistema
        date.setTime(date.getTime() + expires)
        expires = 'expires=' + date.toUTCString() + ';'
    }
    else
        var expires = ''
    
    //sendo em path o valor /, significa que o cookie poderá ser acessado em todo o domínio do site
    document.cookie = name + '=' + value + ';' + expires + 'path=' + '/'
}

Cookie.get = function (name)
{
    var strCookie = name + '='
    var arrCookie = document.cookie.split(';') //cookie é uma única string. Logo, para acessar todos os cookies, devemos separa-los por 
    
    for(var i = 0; i < arrCookie.length; i++)
    {
        var cookieVal = arrCookie[i]
        while(cookieVal.charAt(0) == ' '){
            cookieVal = cookieVal.substr(1, cookieVal.length)
        }
        if(cookieVal.indexOf(strCookie) == 0)
            return cookieVal.substr(strCookie.length, cookieVal.length)
    }
    return null
}

Editado por Rafael Laurindo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Obrigado pela resposta Rafael. Já ouvi falar em cookie sim, mas não tenho a menor idéia de como funciona ou que tipo de informações posso obter com eles. Como faço para resgatar as informações dos cookies? Queria armazenar estes dados num banco de dados para futuras estatísticas.

Obrigado!

Já ouviu falar em cookies? Ta aí um script que projetei

Cookie.set = function (name, value, expires)
{
    //neste método, não trabalhei com mês ou ano, porque trocam de valor, um ano pode ter dias diferenciados, bem como o mês
    var expires = ''
    
    if (expires)
    {
        expires = expires * 1000
        var date = new Date()
        //define um tempo virtual para o navegador, não alterando o tempo real do sistema
        date.setTime(date.getTime() + expires)
        expires = 'expires=' + date.toUTCString() + ';'
    }
    
    //sendo em path o valor /, significa que o cookie poderá ser acessado em todo o domínio do site
    document.cookie = name + '=' + value + ';' + expires + 'path=' + '/'
}

Cookie.get = function (name)
{
    var strCookie = name + '='
    var arrCookie = document.cookie.split(';') //cookie é uma única string. Logo, para acessar todos os cookies, devemos separa-los por 
    
    for(var i = 0; i < arrCookie.length; i++)
    {
        var cookieVal = arrCookie[i]
        while(cookieVal.charAt(0) == ' '){
            cookieVal = cookieVal.substr(1, cookieVal.length)
        }
        if(cookieVal.indexOf(strCookie) == 0)
            return cookieVal.substr(strCookie.length, cookieVal.length)
    }
    return null
}

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Já usou alguma linguagem server-side?

Cookies são meros arquivos textos, que ficam armazenados no navegador do cliente (um cookie definido para um navegador, não pode ser acessado em outro), com o intuito de guardar dados de usuários, podendo estes ser dados de sessão, para consultas em banco, etc. Vou te dar um exemplo para que serve o cookie, quando você loga no e-mail da bol, por exemplo, é gerado um cookie que guarda o id do usuário. Assim sendo, pode-se fazer uma consulta ao banco de dados, de acordo com o id do usuário.

var cookie = new Cookie('id', 1)

select color

from preference

where id=Cookie.get('cookieId')

<?php

<div style="background:" echo color>

O cookie tem um tempo para ser deletado automaticamente, ou se o valor não for especificado ele é deletado ao final da sessão. Como você quer armazenar em banco, não é muito mais complexo, mas terá que usar, como falado antes, uma linguagem server-side, como o PHP.

Editado por Rafael Laurindo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bacana isso que cê me falou. Obrigado pela aula. Acho dá dá pra usar parte da informação que eu quero. Você não saberia se existe alguma forma de eu identificar a localização do visitante, página de origem, critérios de consulta nos motores de busca, etc para armazenar no banco?

Mais uma vez, obrigado pela ajuda!

Já usou alguma linguagem server-side?

Cookies são meros arquivos textos, que ficam armazenados no navegador do cliente (um cookie definido para um navegador, não pode ser acessado em outro), com o intuito de guardar dados de usuários, podendo estes ser dados de sessão, para consultas em banco, etc. Vou te dar um exemplo para que serve o cookie, quando você loga no e-mail da bol, por exemplo, é gerado um cookie que guarda o id do usuário. Assim sendo, pode-se fazer uma consulta ao banco de dados, de acordo com o id do usuário.

var cookie = new Cookie('id', 1)

select color

from preference

where id=Cookie.get('cookieId')

<?php

<div style="background:" echo color>

O cookie tem um tempo para ser deletado automaticamente, ou se o valor não for especificado ele é deletado ao final da sessão. Como você quer armazenar em banco, não é muito mais complexo, mas terá que usar, como falado antes, uma linguagem server-side, como o PHP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

A localização tem como, pelo endereço IP, http://clares.wordpress.com/2010/06/03/loc...rio-via-geo-ip/. Eu só não entendi bem o, "registrar os critérios de consulta nos motores de busca". Seria isso, o seu site terá consulta, com critérios, quando o usuário logar no sistema, o site deverá guardar sua identificação, toda vez que ele fizer uma consulta, o filtro será guardado no banco. Da próxima vez que ele logar no sistema, os critérios de consulta estarão na mesma posição, certo? Se eu fosse você usaria cookies.

Editado por Rafael Laurindo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

PÔ Rafael, cê é 10 mesmo... Era exatamente o que eu procurava. Obrigado! O que eu quis dizer com critérios de consulta é assim:

Digamos que o cara busca a minha página pelo Google (ou Alta Vista, ou outro motor de busca qualquer). Eu queria armazenar informações sobre "quais palavras foram pesquisadas para que o visitante encontrasse o site"

Mais uma vez, muito obrigado pelo apoio!

A localização tem como, pelo endereço IP, http://clares.wordpress.com/2010/06/03/loc...rio-via-geo-ip/. Eu só não entendi bem o, "registrar os critérios de consulta nos motores de busca". Seria isso, o seu site terá consulta, com critérios, quando o usuário logar no sistema, o site deverá guardar sua identificação, toda vez que ele fizer uma consulta, o filtro será guardado no banco. Da próxima vez que ele logar no sistema, os critérios de consulta estarão na mesma posição, certo? Se eu fosse você usaria cookies.
Editado por Webster
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...