Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Divisão Binária


Ghonchu

Pergunta

Bem galera, ando comentendo o erro de não ir a aula. Então vem essas dúvidas bobas xD.

Desculpem caso esteja postando na área errada, achei essa a mais apropiada para minha dúvida.

Tenho um material aqui que diz assim sobre divisão:

*A divisão pode ser feita por subtrações sucessivas.

Então se eu pego um número A por outro n, subtraindo A com A, n vezes. Dá a divisão?

EX:

8 / 3 = 8 - 8 - 8 = -8?

OBrigado pela atenção galera.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

na verdade, você tem q ir subtraindo 8 - 3 e não 8 - 8.

a base de qualquer divisao é saber qtas vezes o divisor cabe dentro do dividendo.

então:

8 - 3 = 5

5 - 3 = 2

2 é menor q 3, então as subtracoes acabam aqui.

chegamos então q 8 dividido por 3 resulta em 2 (o numero de divisoes feitas) com resto 2 (o valor a q chegamos apos a ultima subtracao).

agora, não sei se isso é chamado divisao binaria. pra mim divisao binaria é quando você tem dois numeros na base 2 e tem q dividir um pelo otro.

nesse caso, a divisao é feita do mesmo modo como fazemos em base 10 ou em qualquer outra base.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

esse exemplo q você passou, so de olhar já da pra saber, ne. 1001 / 1001 = 1.

agora, a multiplicacao q você passou ta errada, não sei se você postou qualquer numero de proposito, mas o certo seria 1001 * 1001 = 1010001 (ou 9 * 9 = 81).

agora, a divisao você faz exatamente como você faz na base decimal. ou em qualquer otra base tb.

como você faria pra dividir 137 por 4 por exemplo?? você vai pegando pedacos do dividendo e dividindo varias vezes.

no exemplo, a primera divisao q você faz seria 13 / 4. o resultado é 3 com resto 1, então você sabe q o primero digito do resultado final sera 3. o 1 q sobrou de resto, você junto com o proximo pedaco do dividendo. então você fica com 17 pra dividir com 4. o resultado é 4 com resto 1. então você adiciona o digito 4 no resultado final, chegando a 34. o resto 1 é menor q o divisor, então a divisao inteira acaba aqui. então o resultado é 34 com resto 1.

vo pegar de exemplo o 8 / 3 (ou 1000 / 11) q você pasou no post de cima.

primero, você poe na chave:

70685864.jpg

ai depois você agrupa os digitos do dividendo da esquerda pra direita, ate chegar num valor maior q o divisor:

77967111.jpg

no caso, chegamos em 100 q é maior q 11. então a primera operacao q faremos sera 100 / 11.

pra isso, você faz aquilo q eu disse no post anterior. qtas vezes 11 (3) cabe em 100 (4)?? uma vez só, certo??

então, você vai la e adiciona o digito 1 no resultado:

77311667.jpg

isso é o bom dos numeros binarios, vai dar sempre 1 ou 0.

depois disso, temos q achar o resto dessa primera divisao. isso é simples, você tem q multiplicar o resultado da primeria divisao pelo divisor e subtrair do pedaco do dividendo q você usou na divisao:

36169645.jpg

bom, na verdade, como eu disse a divisao binaria é bem facil, pois sera sempre 0 ou 1, so de olhar você já sabe. mas essa dica da subtracao é importante quando você for fazer divisoes em hexa ou em otras bases, não esqueca.

então, como o resto deu 1, escrevemos o 1 la:

97962204.jpg

e baxamos o proximo digito:

32529114.jpg

agora, qtos 11 (3) cabem num 10 (2)?? nenhum, certo??

então você adiciona um 0 la:

98141292.jpg

e calculamos o resto de novo:

0 * 11 = 0

10 - 0 = 10

10 é menor q 11. então a divisao intera para por ai.

chegamos então q 1000 / 11 = 10 com resto 10.

ou 8 / 3 = 2 com resto 2.

bom, pelo menos é essa a forma q conheco pra fazer divisao de numeros binarios. a explicacao deve ter ficado ruim, mas veja se isso te ajuda a resolver os exercicios ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Ajuda sim! ^^ Desculpa pela demora do feed.

Basicamente é saber se a divisão é par ou ímpar.

Irei imprimir até xDD

Só falto mesmo, como tu efetuou a conversão de 1001 para 9?

1001 * 1001 = 1010001 (ou 9 * 9 = 81)

Isso foi qualquer número que tu botou, ou foi a transformação do 1001 em 9?

Brigado mesmo pela ajuda, o forum ta me salvando >_> vo começar a parar de faltar aula ;X

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...