Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Dúvida na gravação de checkbox e radio button


Rodrigo Azevedo Lima

Pergunta

Olá galera,

Estou desenvolvendo um sistema em PHP+MySQL e como sou novo na linguagem gostaria de tirar algumas dúvidas.

Qual é a maneira correta de se armazenar dados através de um checkbox e/ou radio para que os dados possam ser utilizados posteriormente em outras operações? Abaixo apresento duas formas:

1ª Forma (com o nome da opção sendo gravado diretamente)

<input type="radio" name="mpa_cor_raca" id="cor_raca" value="branca" />Branca<br />
<input type="radio" name="mpa_cor_raca" id="cor_raca" value="preta" />Preta<br />
<input type="radio" name="mpa_cor_raca" id="cor_raca" value="amarela" />Amarela<br />
<input type="radio" name="mpa_cor_raca" id="cor_raca" value="parda" />Parda<br />
<input type="radio" name="mpa_cor_raca" id="cor_raca" value="indigena" />Indígena<br />
2ª Forma (com o número correspondente a cada opção sendo gravado)
<input type="radio" name="mpa_cor_raca" id="cor_raca" value="1" />Branca<br />
<input type="radio" name="mpa_cor_raca" id="cor_raca" value="2" />Preta<br />
<input type="radio" name="mpa_cor_raca" id="cor_raca" value="3" />Amarela<br />
<input type="radio" name="mpa_cor_raca" id="cor_raca" value="4" />Parda<br />
<input type="radio" name="mpa_cor_raca" id="cor_raca" value="5" />Indígena<br />

Qual das duas formas é mais utilizada e mais fácil na hora de se fazer uma consulta ou relatório no banco.

Desde já agradeço.

Rodrigo Lima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

As duas formas são válidas, e qual é a mais recomendada vai depender da sua aplicação, da estrutura do banco e tudo o mais.

No meu caso, se tivesse as raças salvas em um db e fosse o PHP que imprimisse os radio buttons dinamicamente, eu colocaria no value o id da raça.

Já se eu escrevesse os radio buttons na mão, deixaria as raças no value mesmo.

Pra checkboxes eu faria o mesmo, com a diferença de que jogaria tudo em uma array, definindo o nome da checkbox para nome[] (Qualquer nome, desde que terminado em chaves).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...