Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Formula - Soma com condição


mrfg2000

Pergunta

Bom dia amigos .

Solicito uma ajuda para fazer uma formula que some uma determinada coluna quando contiver a uma sequencia de palavras.

Exemplo

Coluna A                 Coluna B
Abacaxi                     10
Abacate                     15
Abobora                    05
Abobrinha                 02 
Ameixa                     100
Melancia                    50
Mamão                      20
Melão                        35
Quero fazer um total que some tudo na coluna A que começe com "Aba" , ou seja deverá somar os produtos "Abacaxi,Abacate" desconsiderando os outros produtos. Existe uma formulá para somar nessa condição ??? Contendo parte de uma palavra? No aguardo de uma ajuda Antecipo aos meus amigos desse Maravilhoso Forum meus sinceros AGRADECIMENTOS.


Editado  por quintelab

Removido Ajuda do título
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Bom dia amigos .

Solicito uma ajuda para fazer uma formula que some uma determinada coluna quando contiver a uma sequencia de palavras.

Exemplo

Coluna A                 Coluna B
Abacaxi                     10
Abacate                     15
Abobora                    05
Abobrinha                 02 
Ameixa                     100
Melancia                    50
Mamão                      20
Melão                        35
Quero fazer um total que some tudo na coluna A que começe com "Aba" , ou seja deverá somar os produtos "Abacaxi,Abacate" desconsiderando os outros produtos. Existe uma formulá para somar nessa condição ??? Contendo parte de uma palavra? No aguardo de uma ajuda Antecipo aos meus amigos desse Maravilhoso Forum meus sinceros AGRADECIMENTOS.

Cara utilize a função =SOMASES()

Um exemplo =SOMASES(Intervalo da soma (ou seja dados a serem somados); Intervalo de Critérios (No caso ai a cima nome das frutas); Critérios ( Frutas que quer somar, aqui sugiro remeter a uma outra cedula, e nesta sim ir colocando os dados que quer somar, pois se não sempre que for mudar um critério vai ter que mudar a formula)

Espero que tenha ajudado,

Abrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bom como nossa colega disse tem que remeter a célula como por exemplo o abacaxi está na célula A2, se vocÊ fizer a fórmula diretamente com a palavra "ABACAXI" entre aspas como dito terá que mudar a função então direcionando a fórmula para a céula A2 onde está ABACAXI você pode alterar para qualquer outra fruta que ele somará sem a necessidade de reescrever a fórmula.

=SOMASE(A2:A9;A2;B2:B9)

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Boa tarde mrfg2000

Acho que tenho a solução para tua dúvida. Basta criar uma coluna auxiliar e aplicar a fórmula: =ESQUERDA(A1;3)

e depois aplicar a fórmula SOMASE normalmente.

Em anexo planilha de exemplo:

http://www.4shared.com/file/W_sITi2f/Exemp...000-28_08_.html

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...