Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Como alterar um dado clicando num Tbutton?


Ricardo25

Pergunta

Boa tarde!

Eu fiz um programinha básico aqui usando SQLConnection, SQLDataSet, DataSetProvider, ClientDataSet e DataSource.

Ele insere, altera, exclui, tudo usando um DBNavigator e um DBGrid. O DBNAvigator eu coloquei invisivel e uso Tbuttons no lugar dele.

Porém, eu tenho botões abaixo do programa, cada um de uma cor, e quero que, cada vez que eu clicar no botão azul, por exemplo, o programa armazene o número "1" no banco de dados. Quando eu clicar no botão vermelho, ele armazene o número "2", etc...

Só que eu quero armazenar isso numa tabela que não é exibida no DBGrid, ou seja, quando eu clicar num botão eu quero que o programa faça isso:

selecione a tabela 'tabela1' onde codigo é igual a variável 'cod'

altere o campo 'COR' da tabela e insira o valor "1"

Tem como fazer isso clicando num tbutton sem ter que adcionar nenhum componente novo no meu programa?

É porque eu vi exemplo disso, mas usando query, e eu queria fazer isso usando clientdataset.

Meu banco de dados é Firebird.

Se algúem souber como faz isso vlw AÊ!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

você tem que colocar um TSQLQuery, um ClientDataSet e DataSetProvider, ligue-os e depois faça a query no Evento SQL do componente SQLQuery:

SELECT CODIGO, COR

FROM TABELA1

Depois adicione os campos no seu TSqlQuery e no ClientDataSet, em seguida use o seguinte comando no botão:

cdsTeste.Open;
cdsTeste.IndexFieldNames := 'codigo';
cdsTeste.FindKey([cod]);
cdsTeste.Edit;
cdsTeste.FieldByName('COR').Value := 1; // valor que desejar
cdsTeste.ApplyUpdates(0);
cdsTeste.Close;

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...