Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) erro MySQL e PHP


rickzale

Pergunta

Salve galera.. seguinte eu começei a pouco meus estudos com php e está sendo muito produtivo, mas como todo inicio é complicado já surgiram as dúvidas... uma delas é a seguinte: eu tenho esse código:

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">
<?
include "conecta.php"; //arquivo de conexão
if(($apelido_login) AND ($senha_login)) { // entra nessa condição se as duas variaveis não estiverem vazias
$sql = mysql_query("SELECT * FROM tb_user WHERE apelido='$apelido_login' AND senha='$senha_login'",$con) or die ("ERRO no comando SQL: ".mysql_error());
e dá erro nessa linha 4 (da variavel apelido login) como está nesse erro tirado do navegador: Notice: Undefined variable: apelido_login in C:\Program Files (x86)\Apache Software Foundation\Apache2.2\htdocs\ricardo\index.php on line 4 e por fim se você insiste ele entra (colocando a senha e user) e depois aparece esse erro:
Warning: mysql_query(): supplied argument is not a valid MySQL-Link resource in C:\Program Files (x86)\Apache Software Foundation\Apache2.2\htdocs\ricardo\index.php on line 5 ERRO no comando SQL:
o codigo referente a esse linha é:
$sql = mysql_query("SELECT * FROM tb_user WHERE apelido='$apelido_login' AND senha='$senha_login'",$con) or die ("ERRO no comando SQL: ".mysql_error());

Bom o fato é que eu estou sendo sincero e eu dei um CTRL+C CTRL+V num artigo da net e já deu erro.... que eu revirei o manual do PHP e nada...

o banco ta ok (eu usei para criar o phpmyadmin, mas conheço outros fronts para mysql como sqlyog) e se eu testo o mesmo banco com Java (JSP que eu conhceço um pouco ou SWING tb) funciona legal!

Se alguém quiser mais info, só pedir...

desde já obrigado a quem ler/responder!

4br4ços

ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Como você está fazendo a conexão com o banco de dados?

pelo arquivo conecta.php, assim:

<?
$dbname="ricardo";
$usuario="root";
$password="";//sem senha o meu banco

if(!($id = mysql_connect("localhost",$usuario,$password))) {
  echo "<p align=\"center\"><big><strong>Não foi possível estabelecer uma conexão   com o gerenciador MySQL. Favor Contactar o Administrador. 
  </strong></big></p>";
  exit;
}

if(!($con=mysql_select_db($dbname,$id))) {
  echo " <p align=\"center\"><big><strong>Não foi possível estabelecer uma conexão   com o gerenciador MySQL. Favor Contactar o Administrador. 
  </strong></big></p>";
  exit;
}
?>

e não vai mesmo... têm alguma idéia?

valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Faz um teste, o mysql_error não está retornando nada, então troque:

$sql = mysql_query("SELECT * FROM tb_user WHERE apelido='$apelido_login' AND senha='$senha_login'",$con) or die ("ERRO no comando SQL: ".mysql_error());
por:
$sql = mysql_query("SELECT * FROM tb_user WHERE apelido='$apelido_login' AND senha='$senha_login'",$con) or die (mysql_error());

Veja o que ele retorna e poste aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Como você está fazendo a conexão com o banco de dados?

pelo arquivo conecta.php, assim:

<?
$dbname="ricardo";
$usuario="root";
$password="";//sem senha o meu banco

if(!($id = mysql_connect("localhost",$usuario,$password))) {
  echo "<p align=\"center\"><big><strong>Não foi possível estabelecer uma conexão   com o gerenciador MySQL. Favor Contactar o Administrador. 
  </strong></big></p>";
  exit;
}

if(!($con=mysql_select_db($dbname,$id))) {
  echo " <p align=\"center\"><big><strong>Não foi possível estabelecer uma conexão   com o gerenciador MySQL. Favor Contactar o Administrador. 
  </strong></big></p>";
  exit;
}
?>

e não vai mesmo... têm alguma idéia?

valeu...

cara ele não retorna nada... teria alguma coisa a ver com o arquivo PHP.ini (eu vi umas coisas por aí sobre um tal de registerglobals = on para as variaveis)?

outra coisa: tb teria alguma coisa sobre mostrar o erros (eu vi isso tb) do mysql e de qualuquer outro banco?

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Bom, esse não pode ser um problema de variaveis globais, a questão de mostrar o erro é o próprio mysql_error que pedi para acrescentar.

Mudou o que o ESerra citou?

cara

desculpe a demora...

agora eu fiquei de saco cheio dos erros e fiz crtl+c crtl+v do texto da apostila e funfô... acredito que eu estava digitando errado... mas tem uma coisa que ainda dá erro sempre que eu abro o index.php dizendo sobre algum erro nas variaveis apelido_login e senha_login.. mas clicando no Entrar>> com os campos em branco e clicando no entrar ele remove o erro e depois de digitar o erro ele vai..

muito estranho..

mesmo assim funciona! Obrigado pela ajuda....

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...