Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Começando a fazer um site em ASP.NET


Thales Pontes Martins

Pergunta

É o seguinte galera... Eu sou completamente ignorante em .NET e ASP, mas tenho que colocar o sistema de um site pra funcionar. Eu escolhi ASP.NET porque eu já sei Delphi, e o Delphi 2006, que é o que eu tenho instalado, dá suporte a essa tecnologia. Então terei que aprender. Eu queria saber se voces me ajudam a colocar um exemplo de aplicação web pra rodar, seja no servidor que eu contratei pra hospedar meu site ou seja no meu pc com o IIS.

Primeiro eu tenho que descobrir se o servidor que eu contratei roda sites em ASP. O servidor é o http://www.namecheap.com/

O meu domínio é http://www.viciosanimes.com/ Tem uma página de teste lá dizendo que tá em construção...

Aí eu peguei um tutorial de ASP em Delphi 8... Acho que serve também pra Delphi 2006 que é o que eu tenho. O tutorial: http://delphi.about.com/od/aspnet/a/aspnetcourse.htm

Nesse tutorial ele fala pra eu baixar a versão atualizada do aplicativo exemplo, pra eu poder então rodar ele e começar a aprender daí. Eis o código do aplicativo: http://viciosanimes.com/BDSWebExample_SOURCE.zip

Aí eu coloquei meu IIS, criei um diretório virtual para o site e coloquei o conteúdo desse exemplo dentro. Quando tento acessar pelo localhost nada acontece, e quando transfiro isso pra o hospedeiro do meu site tb não funciona.

A partir desse momento eu não tenho a menor idéia do que devo fazer porque sou completamente ignorante. E estou tendo dificuldades pra estudar esse tutorial devido a sérios problemas psicológicos(já estou indo no psiquiatra).

Eu agora parei no ponto em que eu abro o meu Delphi for the Microsoft .NET framework 2006 e abro o arquivo BDSWebExample.bdsproj ou BDSWebExample.dpr que são os arquivos do projeto; aí ele abre 2 abas: o código do arquivo BDSWebExample.dpr e outra aba de título "Default.aspx" que mostra, na interface gráfica, um formulário que acredito ser o que seria o resultado de um pré processamento em html da página inicial do exemplo, e no modo código mostra o código do arquivo default.pas. Aí eu tento rodar a aplicação pelo Delphi e ele me retorna o seguinte erro:

The project cannot be debugged because virtual directory "BDSWebExample"is not configured with ASP.NET version 1.1. Use aspnet_regiis.exe to configure the local IIS web server.

Details: 


+ $2C[5343370B]{dotnetaspide100.bpl} AspIISVDirUtils.AspIISVDirUtils.ValidateOrCreateIISVirtualDirBeforeRun (Line 515, "AspIISVDirUtils.pas" + 37) + $2C
 + $35[5343585E]{dotnetaspide100.bpl} AspProjectOptions.AspProjectOptions.TAspProjectOptionsEditor.ValidateIISVirtualDir (Line 720, "AspProjectOptions.pas" + 1) + $35
 + $8[53440429]{dotnetaspide100.bpl} AspProject.AspProject.TAspOptionsInterfaceDelegate.DebuggerBeforeProgramLaunch (Line 1627, "AspProject.pas" + 16) + $8
 + $1E[20C1BBE3]{coreide100.bpl} DebuggerMgr.DebuggerMgr.TProjectEvent.Send (Line 562, "DebuggerMgr.pas" + 2) + $1E
 + $16[20C1F0E3]{coreide100.bpl} DebuggerMgr.DebuggerMgr.TDebuggerMgr.BeforeProgramLaunch (Line 1873, "DebuggerMgr.pas" + 2) + $16
 + $1C[20A8EC32]{dbkdebugide100.bpl} Debug.Debug.TDebugger.Run (Line 10789, "Debug.pas" + 21) + $1C
 + $2[20A89F82]{dbkdebugide100.bpl} Debug.Debug.TDebugger.Run (Line 8762, "Debug.pas" + 0) + $2
[0041346F]{bds.exe     }
 + $C[52038674]{vcl100.bpl  } Controls.Controls.TControl.Perform (Line 5018, "Controls.pas" + 5) + $C
 + $1F[5203C519]{vcl100.bpl  } Controls.Controls.TWinControl.IsControlMouseMsg (Line 7130, "Controls.pas" + 15) + $1F
 + $6[52095EF5]{vcl100.bpl  } ComCtrls.ComCtrls.TToolBar.WndProc (Line 19403, "ComCtrls.pas" + 80) + $6
 + $6[5203C150]{vcl100.bpl  } Controls.Controls.TWinControl.MainWndProc (Line 7021, "Controls.pas" + 3) + $6
 + $0[51F40BB0]{rtl100.bpl  } Classes.Classes.StdWndProc (Line 11572, "classes.pas" + 8) + $0
 + $6A[7E368731]{USER32.dll  } GetDC + $6A
 + $14A[7E368811]{USER32.dll  } GetDC + $14A
 + $122[7E3689C8]{USER32.dll  } GetWindowLongW + $122
 + $A[7E3696C2]{USER32.dll  } DispatchMessageA + $A

Agora eu preciso saber como configurar o .NET framework e como configurar o meu IIS pra testar o código... E se o meu hospedeiro aceita ASP... Voces me ajudam?

Editado por Thales Pontes Martins
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Qual versão do framework que irá desenvolver?

Abraços...

Olha só... na mensagem de erro que o Delphi me retorna ele fala que o diretório virtual não está configurado com ASP.NET versão 1.1.... e manda eu usar o aspnet_regiis.exe para configurar o servidor IIS local. Pois bem... esse arquivo aspnet_regiis.exe existe na minha máquina em 3 lugares... são eles:

C:\WINDOWS\ServicePackFiles\i386

C:\WINDOWS\Microsoft.NET\Framework\v1.1.4322

C:\WINDOWS\Microsoft.NET\Framework\v2.0.50727

Ou seja... isso significa que a versão 1.1.4.3.22 e a versão 2.0.5.0.7.2.7 estão instaladas... porem a versão que está no meu Iniciar -> Programas é a versão 1.1... e quanto a esse aspnet_regiis.exe que existe na pasta C:\WINDOWS\ServicePackFiles\i386 eu não sei de qual versão é porque quando chamo "aspnet_regiis.exe /?" não dá saída nenhuma, ao contrário dos outros dois que mostram a ajuda do comando.

Se o Delphi tá pedindo a versão 1.1 então é melhor usar ela né? O que voce me recomenda?

E só abrindo um parentesis, a respeito dos domínios e servidores DNS... por exemplo: existe uma empresa aqui na minha cidade que hospeda sites. A página principal da empresa é apontada pelo domínio www.idcomercial.com.br, e um amigo hospedou um site que é apontado pelo domínio www.petshopdogboy.com.br. Quando dou o comando ping nos dois domínios eles retornam endereços ip idênticos, porém quando digito esse endereço ip na barra de endereços do firefox ele mostra o painel de controle de uma aplicação que gerencia o servidor.

No caso do meu domínio, ele está hospedado numa empresa cujo a página principal é apontada pelo domínio www.namecheap.com, e a minha página é apontada pelo domínio www.viciosanimes.com, aí quando dou um ping nos dois domínios são retornados endereços ip diferentes. Quando digito o endereço ip da página deles no firefox, aparece a página deles normalmente, mas já quando digito o endereço ip da minha página, aparece uma página dizendo que as pessoas que gerenciam esse servidor instalaram o cPanel e o WebHost Manager que está rodando sob o servidor Apache de maneira correta....e tal....

Então, qual o comando pra saber pra onde o domínio REALMENTE aponta, e como faço, já que o domínio é meu, pra mudar ele no servidor DNS e fazer ele apontar pra onde eu quiser e bem entender?

Editado por Thales Pontes Martins
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Eu recomendo usar a versão mais recente possível, esqueça a 1, de preferência veja se é possível desenvolver usando a 4.

Abraços...

Ok, já instalei a versão 4. E agora, o que eu faço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Cara nunca usei o Dephi pra isso, sempre use o Visual Studio.

Você descobriu se o Delphi consegue criar um projeto pro FrameWork 4?

Abraços...

Eu não sei se o Delphi consegue trabalhar com Framework 4, não sei como é o mecanismo de interação entre o Delphi e o Microsoft .NET Framework... Até gostaria de saber, mas não entendí a base ainda.

Eu chutaria que funciona, mas pra testar isso eu teria que configurar o diretório virtual do IIS com o Framework 4, como o Delphi manda fazer no erro que eu coloquei no primeiro post, e testar novamente, mas ainda não consegui fazer isso.

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...