Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Rede local não enxerga modem Hughes (problema com 2 gateways)


Marcelo Rinaldo

Pergunta

Salve, pessoal!

Sou novo aqui no fórum e começando a dar meus primeiros passos em configuração de rede.

A rede, onde trabalho, funciona bem e não temos problemas com acesso à internet, que é compartilhado para todos os pcs da rede, em torno de 12, no momento. O problema é que temos uma conexão via satélite, onde o sinal é recebico pelo modem hughes. Consigo pegar o sinal dele na atual configuração de rede fixando o ip, máscara e gateway de um pc específico. Sendo que, para qualquer pc específico da rede, o ip fica ajustado em modo dhcp e nesse modo qualquer estação não enxerga o sinal do hughes. E se ajusto p/ config. de ip fixo, ele enxerga o sinal do hughes mas perde conectividade com a rede. Seria incompatibilidade de máscaras e classes dos ips? Como compatibilizar os dois acessos, banda-larga e satélite?

Tenho que criar mais uma conexão de rede específica p/ o hughes nas máquinas?

A configuração de ip fixo que coloco nas máquinas p/ receber o sinal do hughes:

ip - 10.18.150.14 (obs: Se coloco um ip diferente em outra máquina com as mesmas info. abaixo, não pega o sinal)

máscara - 255.255.255.252 (Essa configuração do técnico da antena não compatibiliza com a da rede)

gateway - 10.18.150.13 (endereçamento classe A, e agora?. Minha rede usa classe C)

Aqui estão os componentes e configurações:

1 modem thompson (configurado p/ acesso à banda larga gvt) - ip: 192.168.1.1, mask: 255.255.255.0;

1 modem hughes Hn7700s - ip: 10.18.150.13, mask: 255.255.255.252

1 roteador wireless wrt54g linksys com 4p lan; - iplocal: 192.168.10.254, mask 255.255.255.0 ip(dhcp): 192.168.10.(30 a 80)

1 switch encore enh16p-nwy 10/100.

Eles estão conectados da seguinte forma:

modem roteador switch modem

internet---[thompson]--porta wan--[linksys]--porta lan--[encore]-porta lan--[hughes]

Os pcs estão ligados ao switch encore.

É como diria o filósofo: "Só sei que nada sei".

Conto com ajuda de vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
acho que isso você ira conseguindo com o balanceamento do Gateway, ou dividindo sua faixa de ips.... não sei como está sua rede em relação a servidores... porem segue um link de um artigo com base em linux, porem a lógica seria essa;

Balanceando

Boa tarde raphael_suporte,

Como falei anteriormente, estou começando em redes. Você falou em balanceamento de gateway (achei muito complicado!). Com relação à divisão de faixa de ips, como seria isso, dentro da minha realidade, dos meus equipamentos disponíveis? Preciso ter os dois acessos, entende? Tanto internet banda-larga como sinal via satélite. Como fazer? Até para acessar as configurações do hughes tenho que desabilitar o dhcp e colocar os valores estáticos que mostrei no tópico!

Acho eu que o certo seria se o modem Hughes estivesse na mesma máscara de subrede e mesma faixa de ip da minha rede. No entanto, o outro parceiro nosso precisa desse ip estático do modem para mandar o sinal via satélite. Acho que é isso. Além disso o meu roteador, o wrt54g, só possui uma porta wan, que está ocupada pelo modem thompson da gvt. Seria esse o problema? Apenas uma porta wan no roteador para controlar a entrada e saída de 2 gateways?

Ah, uma coisa, não temos servidor na rede. Cada pc funciona como uma estação independente.

E o pior é que o parceiro mandou-nos esse modem (hughes) sem o manual de instalação. Veio o técnico da firma prestadora, fez a instalação da antena, ajustou a angulação, mas na hora de configurar o modem para pegar o sinal, precisou ligar para o nosso parceiro.

Editado por Marcelo Rinaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...