Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil

É possivel mudar o texto de um e-mail recebido?


barbaralb

Posts Recomendados

Peço ajuda de alguém q possa me esclarecer essa duvida. É possível se alterar o texto de um E-mail recebido?

Meu noivo enviou um e-mail para uma certa pessoa e tive acesso a esse e-mail.

Ele afirma que o texto do e-mail que tive acesso foi alterado. Onde alguns trechos foram retirados e outros acrescentados.

É possivel se fazer tal coisa? Se no caso de ser possível, como provar que esse e-mail foi adulterado?

Agradeço desde já a atenção. Mas realmente preciso esclarecer esse fato. Obrigada!

Editado por kuroi
Mudar titulo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

barbara, fique de olho na sala onde você posta, php não tem muito a ver com o assunto.

moverei pra sala de outros assuntos.

agora, quanto a sua duvida... não sei se to me metendo em briga de casal, mas vou tentar te explicar como funciona...

bom, não tem como alterar o texto do email depois de ter sido recebido. agora, o email pode ter sido reenviado e o texto original pode ter sido mudado, isso sim é possivel.

de uma olhada no campo "From" ou "De" ou "Remetente" ou alguma coisa parecida dessa mensagem. ele diz de qual endereco ela foi enviada. uma vez q ela saiu desse endereco ela não pode mais ter sido alterada.

então, se o email q estiver escrito no remetente for do seu noivo, significa q a mensagem saiu da caixa dele exatamente como esta escrito.

a não ser q alguém q tenha acesso ao servidor onde ele esta hospedado (o servidor do hotmail, por exemplo) tenha resolvido mexer ou coisa assim. ou seja, uma possibilidade totalmente absurda, tambem porque esses dados devem estar bem protegidos, mesmo para os funcionarios do webmail.

ou por acaso o email esta baixado em algum programa gerenciador, como o outlook??

outra possibilidade... na pior das hipoteses, alguém pode ter tentado enviar o email usando o nome do seu noivo. mesmo q o endereco seja o proprio email dele, é possivel fazer isso mesmo sem ter a senha dele, usando uns certos truques.

mas isso costuma ser facilmente detectavel. procure, no cabecalho do email, por um campo "mailed-by" ou "enviado por" ou alguma coisa parecida (esses são os termos q aparecem no gmail, talvez em outro servidor sejam usados outros termos). esse campo deve apontar para o mesmo servidor do email remetente.

exemplo, se o endereco do remetente for "nome@uol.com.br", o campo mailed-by deve vir como "uol.com.br". se vier qualquer coisa diferente, provavelmente o email é falso.

Editado por kuroi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

barbara, fique de olho na sala onde você posta, php não tem muito a ver com o assunto.

moverei pra sala de outros assuntos.

agora, quanto a sua duvida... não sei se to me metendo em briga de casal, mas vou tentar te explicar como funciona...

bom, não tem como alterar o texto do email depois de ter sido recebido. agora, o email pode ter sido reenviado e o texto original pode ter sido mudado, isso sim é possivel.

de uma olhada no campo "From" ou "De" ou "Remetente" ou alguma coisa parecida dessa mensagem. ele diz de qual endereco ela foi enviada. uma vez q ela saiu desse endereco ela não pode mais ter sido alterada.

então, se o email q estiver escrito no remetente for do seu noivo, significa q a mensagem saiu da caixa dele exatamente como esta escrito.

a não ser q alguém q tenha acesso ao servidor onde ele esta hospedado (o servidor do hotmail, por exemplo) tenha resolvido mexer ou coisa assim. ou seja, uma possibilidade totalmente absurda, tambem porque esses dados devem estar bem protegidos, mesmo para os funcionarios do webmail.

ou por acaso o email esta baixado em algum programa gerenciador, como o outlook??

outra possibilidade... na pior das hipoteses, alguém pode ter tentado enviar o email usando o nome do seu noivo. mesmo q o endereco seja o proprio email dele, é possivel fazer isso mesmo sem ter a senha dele, usando uns certos truques.

mas isso costuma ser facilmente detectavel. procure, no cabecalho do email, por um campo "mailed-by" ou "enviado por" ou alguma coisa parecida (esses são os termos q aparecem no gmail, talvez em outro servidor sejam usados outros termos). esse campo deve apontar para o mesmo servidor do email remetente.

exemplo, se o endereco do remetente for "nome@uol.com.br", o campo mailed-by deve vir como "uol.com.br". se vier qualquer coisa diferente, provavelmente o email é falso.

Desculpe-me por ter postado aqui. Não entendo nada de computação. Mas muito obrigada por me responder. O e-mail foi imprimdo. Ou seja já está impresso. Ele alega q a pessoa baixou o e-mail em um programa "tipo arquivo" e alterou o conteúdo.

Depois montou o tal e-mail. Seria possivel fazer isso né? Isso eu sei q é possivel, mas a questão é : como essa pessoa colocaria esse e-mail de volta em sua caixa e armazena-lo dentro da caixa de messagens? Sem ver q alterações foram feitas? Não sei se isso seria possivel, pois tem hr e data. Obrigada por tdo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi barbara, então se o email esta impresso, a historia muda né...

todo o conteudo pode ter sido forjado, é bem possivel. no email q você viu impresso, você consegue dizer se foi impresso direto no navegador?? por exemplo, você consegue ver os menus do webmail do lado, como se você estivesse na interface do hotmail, por exemplo??

se for esse o caso, a possibilidade de ter sido adulterado é menor, mas completamente possivel, acho q o cara nem precisa ser tão habilidoso.

agora, ele diz q o email teria sido baixado num programa como o outlook, por exemplo, certo??

nesse caso, primeiro de tudo, seria muito facil de o texto impresso ter sido forjado, já q os emails impressos a partir do outlook são mais faceis de imitar.

fora isso, se não me engano, o outlook permite a você editar livremente o email q você tiver recebido. nesse caso é possivel de o email estar adulterado mesmo na caixa de entrada da pessoa.

mas nesse caso, se você abrir a mensagem, você deve conseguir saber se foi alterada alguma coisa. dê uma olhada pra ver se o outlook mostra algum campo do tipo "data da alteracao" ou coisa assim. isso prova q o conteudo da mensagem foi editado (mas não sei se é possivel descobrir o conteudo original).

agora, se estiver claro q a pessoa q imprimiu simplesmente copiou o texto do email no word e mandou imprimir, você já tem motivos pra desconfiar...

mas, resumindo, barbara, a partir do email impresso fica muito dificil de encontrar qualquer evidencia de modificacao.

o unico jeito de tentar descobrir seria você olhar o email direto na caixa de entrada da pessoa e checar as informacoes q passei no post de cima e nesse. caso o email ainda esteja hospedado no webmail, é mais confiavel olhar nele do q no outlook. caso ele tenha baixado no outlook e deixado uma copia no servidor, se possivel, tente comparar os dois tambem.

como essa pessoa colocaria esse e-mail de volta em sua caixa e armazena-lo dentro da caixa de messagens? Sem ver q alterações foram feitas? Não sei se isso seria possivel, pois tem hr e data. Obrigada por tdo!

só não entendi essa parte...

Editado por kuroi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 years later...

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...