Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Dúvida com Classes (C#) [Geral]


Ricardo T. do Prado

Pergunta

Senhores,

Estou com uma dúvida. Dúvida esta pelo pouco conhecimento ainda em C#. Gostaria de saber como que eu faço para herdar "método", "propriedades", etc de outras classes dentro de uma classe. Exemplo tenho a Classe "Utils" e "Dados", mas gostaria de ter uma terceira "ControlClass" que herdaria das 02. Não sei como que faz mas vou colocar a idéia aqui (também não sei se é isso)

ControlClass Gerenciador = new ControlClass();
Ai por exemplo, para chamar o método INSERT dentro da classe "Dados" eu passaria algo mais ou menos assim:
Gerenciador.Dados.ExecuteInsert(string SQL)

Não sei se tem haver com interface.

Obrigado

Abs.

Ricardo Prado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Olá Ricardo, tudo joia?

Seguinte.. No .NET, uma classe não pode herdar de mais de uma outra classe. Se você deseja uma classe altamente polimórfica, eu recomendo que você dê uma olhada em "Interfaces".

Bom, no C# uma herança é criada com a seguinte sintaxe:

public class mother
{
}

public class child : mother
{
}
O código que você postou está criando um novo objeto com a classe ControlClass. Não tem nada a ver com herança. Até onde eu entendi seu código, não sei se é necessário você utilizar herança. Pode simplesmente criar novos objetos das classes e utilizá-los exatamente da maneira como você exemplificou. Algo como:
public class Dados
{
public void ExecuteInsert()
{
}
}

public class ControlClass
{
public Dados dados = new Dados();
public void AcessarDados()
{
dados.ExecuteInsert();
}
}

Ajudou?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Fala Lucas meu brother,

Valeu pelos exemplos. To ligado que uma classe só pode herdar de apenas uma outra classe.

Minha idéia acho que se embasa em interfaces (lembro disso no curso) que elas são como uma regra para as classes.

É porque tenho as classes: Dados, Config e Utils, ai preciso ficar instanciando elas. A idéia é instanciar apenas uma que chama as demais.

Mas grato pela ajuda.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Acho que não tem muita solução para isso não. Programação orientada a objetos né... Você tem de criar objetos hehehe ^^

Você queria criar uma classe para englobar as outras para facilidade? Ou porque você tem está instanciando elas toda hora?

Por que no segundo caso você poderia criá-las estáticas.

Editado por Lucas Phillip
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...