Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Estabelecimento de períodos


chicuta

Pergunta

Estou criando um Banco de Dados para o condominio. Criei a tabela apartamentos, tabela receitas e tabela despesas. Na tabela apartamentos, constam as áreas individuais dos apartamentos para que possa ser feito o rateio das despesas. Até aí tudo bem. Acontece que o Sindico não paga condominio e não sei como fazer pois existira troca de sindico. Como devo fazer para que o sistema entenda que até determinada competencia o sindico dispensado do condominio é Fulano e após será Beltrano.

Se puderem me auxiliar agradeceria muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Das duas uma ou você cria uma checkbox pra marcar a pessoa como sindico ou cria 2 campos para especificar o periodo em que a taxa não deve ser cobrada para o fulano. Depois basta utilizar um codigo para validar a situação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Amigo primeiramente você tem que definir sua base de dados e compo-la todas as tabelas, eu sugiro que você criasse uma entidade fraca somente para aliementar o sindico e o período que o mesmo estará como sindico, supondo que as ccobranças serão efetuadas por período bastaria você criar uma condição na sua consulta para não trazer o sindico atual, veja como imaginei as duas tabelas pra exemplo de Morador e Sindico:

Morador(codMorador,Nome,etc....)

Sindico(codSindico,dataIni,dataFim)

Onde Sindico.codSindico é chave estrangeira dependendo de Morador.codMorador.

A Consulta seria simples:

select * from Morador where codMorador not in (select codSindico from Sindico where suaData between dataIni and dataFim);

Note que a consulta não trará o morador que é sindico no período. Agora basta adaptar a ideia a sua necessidade.

obs: Por favor evite o CITAR (QUOTE) a não ser que seja imprescindivel. Utilizar o botão RESP. RAPIDA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Boa noite MrMalj.

Desculpa estar novamete incomodando, mas preciso entender o que estou fazendo e não estou conseguindo.

Orientasse para que Sindico.CodSindico fosse a chave estrangeira, mas como se na tabela Sindico não colocaste o campo codsindico?

Fiquei sem entender este relacionamento, se bem que pouco entendo.

Outra coisa:

Como havia anunciado, não entendo de VBA, então, onde coloco a expressão?

Fico no aguardo de nova orientação.

Abraços e agradecimentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

No tópico http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=39276 o usuário brunohjoia dexou há uma breve explicação sobre o conceito de chaves primária e estrangeira dá uma conferida.

Quanto ao código, o mesmo é SQL e vai gerar uma consulta assim sendo cria uma consulta no modo SQL e cole o código lá, salve e execute. Lembre-se que o código em questão é baseado nas tabelas exemplos que citei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Desculpa novamente, mas não consigo.

Criei as tabelas recomendadas, fiz o relacionamento, Morador.CodMorador com Sindico.CodSindico e tentei executá-la, mas parece que criei uma consulta parâmetro, pois imediatamente fica pedindo "suaData", "DataIni" e "DataFim".

Que estará acontecendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

É isso mesmo, suaData é parametro que vai servir de filtro. Coloquei esse nome até para ficar de forma intuitiva, veja bem supondo que eu vá fazer um relatório onde vá listar todos os usuários que no dia não são sindicos eu usaria como parametro 19/1/2011 ou ainda poderia referenciar uma caixa de texto de um formulário.

E para acabar de vez com qualquer dúvida (e até mesmo porque dei uma parada no que estava fazendo) fiz um pequeno exemplo utilizando o conceito que tentei fazer entender. No exemplo há duas consultas uma que recebe o parametro de um formulário e outro não, veja o quanto é simples esse procedimento e creio que com isso só me resta aguardar para colocar o tópico como resolvido.

obs: arquivo zipado, contem arquivo salvo no formato anterior ao access 2007.

mrmaljTstParametroPeriodo.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...