Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Meu jogo


sijoga

Pergunta

Ola bom dia a todos, gostaria de saber se alguém pode me ensinar como fazer em flash para q um mc detecte colisao com o meu mc q no caso é o meu char no jogo.

Vo explicar melhor, por exemplo, meu jogo imagem como se fosse o mario certo, dai meu script ta no mario_mc certo!, continuando: dai se o meu mario_mc encosta no moeda_mc, eu quero q ela suma, some um ponto pro meu mario_mc. Até aqui tudo certo eu consigo fazer isso colocando no script q ta no meu mario_mc, só q p problema ta em....

q se eu tiver 3 moeda_mc na tela quando eu tocar em apenas uma, ela some, e as outras q são copias continuam na tela.

Eu sei q ta errado e não funciona porque o codigo acredito eu q esta no meu char, o correto pra mim seria o codigo da moeda_mc sumir estar nela mas, mas...... como q eu faço para por um evento nessa moeda_mc pra q ela fique monitorando se mario_mc toca nela em algum momento do jogo???

alguém conseguem entender a minha duvida pra poder me ajudar????

Grato aguardo uma resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Obrigado amigo pela resposta. mas eu já achei uma forma de resolver o meu problema. porem minha forma é muito complicada, não testei ainda sua forma, mas da minha forma eu coloquei um codigo em cada objeto moeda, dai quando ela toca no meu mc só ela some, porque antes quando o codigo estava no mc, quando ele tocava em uma moeda, todas sumiao, dai resolvi criar varias instancias de moedas e colocar cada uma como sendo uma diferente da outra, elas aparece pro jogador como se fosse uma moeda. mas são diferente em nivel de codigo.

Obrigado assim mesmo.

Se quiser dar uma conferida no meu jogo como ta ficando da uma olhada na pagina ok.

www.sijoga.xpg.com.br

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Do modo que eu te falei, a função não esta nem no boneco nem na moeda, e sim no movie, que vai ficar verificando se houve uma colisão entre os objetos especificados.

É o jeito mais certo de se fazer.

Já que você esta criando um jogo, e aprender a usar o hitTest é fundamental.

E nem vale a pena tu ficar colocando a mão cada moeda, e instanciar cada uma separadamente, dai a maneira mais fácil para você fazer isso, é criar pontos onde essas moedas irão ser criadas, com MovieClips em branco sem instancia-los, apenas colocando dentro de cada um uma simples action:

onClipEvent(load){
    _root.xpos.push(this._x)
    _root.ypos.push(this._y)
    _root.action();
}
porém deve-se criar os arrays na time line também, então no primeiro frame você coloca:
var xpos = new Array();
var ypos = new Array();
function action(){
    //cria as moedas
}
A função action é para inserir uma moeda no mesmo local de cada movieClip em branco, podemos chamar de targets. O length do array, será a quantidade de moedas da fase, já é um atalho para você não ter que decorar a quantidade de moedas de cada faze, podendo apenas ir inserindo. Ao fazer a criação das moedas, utilize a função _root.attachMovie() seguindo certinho como o movie clip deve ser criado. coloque o _root.attachMovie() em um loop FOR baseado no length dos arrays xpos e ypos e assim por diante. Ao criar cada movieClip novo, instancie-os dinamicamente ordenadamente com números de acordo com o loop, use os arrays para posionalos nos eixos x,y. E também adicione a funçãozinha que eu criei mais acima em cada um...
function getCoins(){
    if(_root['moeda'+i].hitTest(mario_mc)){
        trace('faz a funcao');
    }
}

var looper_coins = setInterval(getCoins, 10);

Enfim, já lhe dei um bom inicio, agora é contigo

Falow

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Obrigado amigo, desculpa ai ter demorado pra responder é q fiquei sem internet esses dias ok, ta certo tudo q você falou, eu concordo mesmo porque não da pra fazer como eu tava fazendo com as moedas fica inviavel, eu li agora o q você escreveu e não testei ainda, mas acredito q vai funcionar perfeitamente, porem agora estou me deparando com outro problema. não consigo mudar para a proxima Scene no meu jogo, eu o ta upando o meu codigo fonte do meu jogo no meu site, se você puder dar uma olhada pra ajudar ok.

vo por o link aqui pra você.

Desde já agradeço

www.sijoga.xpg.com.br/helicoptero.fla

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...