Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Simple hub batendo em switches gerenciaveis 3Com


paulobergo

Pergunta

Olá pessoal...

Estou com o seguinte problema...

Em nossa rede, temos cerca de 960 computadores... todos distribuidos em oito andares, conectados em Switches gerenciáveis 3Com 2924...

Daí, uma empresa instalou cinco catracas de acesso no térreo, para controle de presença (um equipamento que nem sequer cumpre as normas do MT - dentre eles o de que para marcar o ponto dos funcionários não poderia, em hipótese alguma, depender de equipamentos externos - no caso, de rede), puxou um cabo do switch ao qual estão conectadas as catracas até o switch que dá acesso ao nosso DataCenter. Um cabo com aproximadamente 25 metros e que está com defeito.

A situação é :

- das catracas (cinco) até o switch que as conecta, no térreo, tudo ok.

- do switch do andar ao DataCenter, tudo ok.

- do switch do térreo ao switch do andar, devido ao problema do cabo, há falha intermitente (não é problema nos switches, pois, além de serem novos, foram testados mais um).

A tal empresa recusa-se a trocar o cabo com defeito pois alega que, com um hub, no lugar do switch, não há problema...

A questão então é esta... porque, em um segmento da rede, com problema de cabo, um (m#@!1##@) de hub funciona e um switch gerenciável 100% certificado não?

Preciso, de alguma forma, exigir que a firma substitua o cabo e elimine o hub... mas, com que argumentos...

Grato por qualquer ajuda!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

O switch pode ter problema de configuração ou um problema de hardware.

veja:

A tal empresa recusa-se a trocar o cabo com defeito pois alega que, com um hub, no lugar do switch, não há problema...

isso mostra que não é problema de cabo e nem de conector desse cabo

então resta o problema na entrada de conexão do switch ou seja na porta desse switch ... ( se as outras portas estiverem funcionando )

experimente trocar o cabo de porta para ver se o problema permanece ... se sim, então o problema esta no cabo ou no conector ... se não , então é problema na porta do switch

OBS: se tiver outro switch disponivel, troque para fazer um teste

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Jhonas... grato pela resposta...

Bom... quanto ao switch, sabemos que não é problema com ele... afinal, adquirimos 52 unidades... assim, testamos pelo menos cinco, em várias portas...

O switch principal (que leva ao DataCenter) conecta todos os demais switches dos outros andares e toda a infraestrutura externa, rádios, fibra, etc......

Assim, na nossa infraestrutura com esses switches 3Com temos perto de 1800 computadores, sem problema...

O que nos faz ter a quase absoluta certeza de que o problema é o com o cabo é que:

a) trata-se de um cabo DNI, não homologado pela Anatel, com a seguinte marcação: "Cabo DNI - CABO 4 pares trançado CAT 5E xxxm", cor branca;

B) pedimos que a empresa que fez a instalação nos apresentasse a certificação da rede (para isso, ela tem que contratar uma outra empresa que faça as medições corretas com equipamentos como os DTX CableAnalyzer da Fluke) e ela fica só "adiando";

c) efetuamos as conexões entre switches novíssimos 3Com 2924 e também com outros 3Com 4400, 4200 e 3300... em todos o "defeito" aparece... com a conexão indo e voltando o tempo todo... e aí, quando eles ligam um hub mixuruca, a conexão fica estável...

Então, para montar meu parecer exigindo a substituição do cabo, só falta eu ter condições de dizer em que situações um hub simples pode fazer uma coisa que um switch gerenciável, certificado e superavançado não pode...

Ok?

Grato!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

DTX CableAnalyzer da Fluke é um aparelho caro ... na empresa que eu trabalhava tinha um ... e era muito facil achar o problema com ele

na maioria das vezes era detectado mal contado do pino ou pares invertidos

Então, para montar meu parecer exigindo a substituição do cabo, só falta eu ter condições de dizer em que situações um hub simples pode fazer uma coisa que um switch gerenciável, certificado e superavançado não pode...

OBS:

diferença entre o hub e o swith é que o switch é mais inteligente e mais seguro que um hub. Isso acontece por que o hub quando recebe um pacote de informações para enviar até alguma máquina da rede ele simplesmente envia este pacote para todas em um processo conhecido como “broadcast”.

Com isso, todas as máquinas da rede recebem aquele pacote, mesmo que ele não seja pra elas. Elas recebem e analisam o pacote e então determinam se devem pegar aquela informação ou descartá-la.

Por causa do broadcast um hub gera dois problemas:

- excesso de tráfego na rede, o que baixa o desempenho dela;

- falhas de segurança, afinal de contas qualquer máquina conectada naquela rede recebe qualquer pacote de informação que venha a trafegar pelos cabos, isso na mão de um hacker é uma maravilha…

Já o switch possui uma tabela interna onde ele armazena a informação de onde está conectada cada máquina. Com isso ele sabe que um determinado pacote de dados deve ser enviado somente para a máquina X.

Deste modo ele reduz o tráfego na rede e aumenta a segurança. O switch é capaz de fazer isso pois ele analisa cada pacote de dados e extrai deles a informação sobre o destinatário daquele pacote.

Conclusão, switches não compartilham a conexão de rede diretamente. Mas eles melhoram o desempenho e a segurança da rede, e são sempre uma opção melhor que os hubs

mais informações:

http://www.hardware.com.br/tutoriais/hubs-...ges-roteadores/

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olá pessoal...

Grato a todos pelas dicas...

O problema foi solucionado com a troca do cabo que ligava os switches...

Era um cabo branco... não me lembro a marca... mas não tinha o carimbo da Anatel...

Como não tinhamos testadores decentes, não conseguíamos "provar" que o problema era no cabo... porém, quando exigimos que o instalador certificasse o cabo, uma empresa especializada fez a análise da rede com testadores da Fluke Networks, o que comprovou o problema... e levou à troca do cabeamento...

Daí, o switch passou a trabalhar 100%!

Mais uma vez, grato a todos e um grande abraço!

Problema resolvido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...