Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

FAZER CONSULTA EM UM TABELA SQL


Heltinhu

Pergunta

Olá galera sou novo aki no forum e já tenho minha primeira duvida rssss.

É o seguinte...

Estou criando um site pra se fazer divulgação e publicidade aqui na minha região sabem tipo aqueles anuncios de promoções em lojas bares e comércios em geral aki da região o empresário se interessa em fazer a divulgaçao em meu site eu cobro uma pequena taxa anual etc etc etc até aki tudo bem facil o site ta FUNFANDO legal rsrsr.

Agora estou a criar um pequeno BANCO DE DADOS, bom a tabela e o BANCO já estão criado e FUNFANDO certinho, "criei o banco de dados/ o formulario de cadastro/ quando se faz o cadastro ele manda direto pro meu banco de dados tudo OK" ah também estou testando tipo uma área ADMINISTRATIVA pois não quero deixar o cadastro aberto pra qualquer um sabe vai ser tipo, por enquanto apenas eu irei fazer os cadastros das empresas divulgadas em meu portal. Bom até agora parece que também essa área ADM esta FUNFANDO certinho também. Lembrando que não sou nenhum cranio em PHP entre outras linguagens estou começando agora o curso e estou fazendo este BANCO DE DADOS NA RAÇA rssss pois eu creio que é assim que se aprende estou pegando uns tutoriais aki outros ali e até agora esta tudo OK.

Porém, a minha cruel DÚVIDA é a seguinte como criar uma caixa de pesquisa e coloca-la em minhas paginas para que quando os visitante queira basta digitar algumas palavras chaves tipo: (restaurantes; lojas; alimentos etc etc etc) e a consulta é feita em minhas empresas cadastradas lá no meu BANCO DE DADOS e que todo o resultado encontrado seja gerado em uma pagina de resultados (SERIA + OU - TIPO ESTE SITE AKI QUE ENCONTREI - http://www.correiodoestado.com.br/classificados/ a pessoa digita o que quer e é gerado a resposta certinha "bunitinha".

Se alguém poder me dar uma força ou indicar uma apostila a respeito eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Um idéia, trabalhe com duas tabelas, uma para cadastrar as categorias com 2 campos tipo id_categoria e nome_categoria e outra tabela para cadastrar os anuncios onde terá id_anuncio, nome_anuncio, img_anuncio e id_categoria.

Aí você faz um sql relacionando elas.

Quando a pessoa digitar a busca por determinada palavra o sql busca o id cadastrado e acha a categoria.

Seria mais ou menos isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

sim sim meu caro seria + ou - isto ai mesmo + o problema também é o seguinte você poderia me fornecer algum exemplo ou detalhe ou também uma apostila, tutorial ou site que me mostre a respeiro pois eu já estou quebrando a cabeça e nada, procurando "TUTOS" porem sem sucessos se puder me dar + detalhes

AGRADEÇO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
sim sim meu caro seria + ou - isto ai mesmo + o problema também é o seguinte você poderia me fornecer algum exemplo ou detalhe ou também uma apostila, tutorial ou site que me mostre a respeiro pois eu já estou quebrando a cabeça e nada, procurando "TUTOS" porem sem sucessos se puder me dar + detalhes

AGRADEÇO.

www.apostilando.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olá a todos pessoal beleza

É o seguinte bom finalmente eu consegui aos trancos e barrancos fazer um pequinino motorzinho de busca rssss

e coloca-lo em meu site e ele esta funcionando corretíssimo quando se coloca algo a ser pesquisado ele vasculha o meu banco de dados e me traz todos os resultados disponíveis, porém agora como fazer pra ele buscar por palavras chaves tipo

EX: comidas; bebidas; lojas; pães; serviços etc etc...

pois o meu motorzinho de busca está mostrando somente os resultados de empresas cadastradas como por exemplo se eu tenho cadastrado ( SUPERMERCADO BOMDI +), eu tenho que digitar na busca ( SUPERMERCADO) eu quero que ele localize o " supermercado bomdi +" digitando " comidas, pães, compras etc etc..."

Acho que é fácil porem como estou começando pra mim não esta muito fácil não rssssss + pra vocês com certeza isto é molezinha.

Ahhhh e se ainda me puderem me ajudar a melhorar a "estética" dos meu resultados obtidos sabem parecido com este site aki que encontrei http://www.correiodoestado.com.br/classificados/ ou este aki http://www.nossobairro.com/categoria/beleza/4/

bom galera por enquanto é só rsss.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

olá galera é o seguinte a respeito do motor de busca que estou construindo conforme disse ACIMA eu fiz desse jeito,

em meu Banco de Dados dentro da minha tabela criei "CADASTRO" eu criei uma coluna chamada "palavra chave" nela eu coloco todas palavras chaves que quero colocar para cada anuncio e no código php fica deste jeito...

$sql="SELECT * FROM `cadastro` WHERE `PALAVRA CHAVE` LIKE '%" . $busca . "%' LIMIT $inicio, $npp";

certo assim o meu campo de busca ou motor de busca no meu caso esta + pra motorzinho de busca rssssssss

ele irá procurar em meu banco de dados, na minha tabela CADASTRO na coluna 'PALAVRA CHAVE' bom até então esta dando certo está sendo buscado pelas palavras chaves de cada anuncio.

Eu só quero saber se é este o raciocinio usado em motores de busca?

Se não for como é?

Desde já agradeço até o momento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bom dia.

Você pode fazer a busca em todos os campos, por exemplo: Se a empresa é o SUPERMERCADO BOMDI +, se a pessoa digitar "SUPE" ele irá aparecer.

Mas você pode relaciona-los com palavras-chaves sim, fica bem mais amplo a pesquisa que o usuário poderá fazer, não dependendo só de digitar o nome correto.

Lembrando, que não existe o certo ou errado, na minha opnião existe o que funciona e o que não funciona, na minha opnião !

Se pra você, isso gera o resultado esperado, então manda bala.

Abrass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

É isso ai Parisi falow tudo rssss

heim estou com + uma pequenina duvida rssss pra variar né

Quando estou digitando em minha busca, queria saber como fazer a busca ser realizada somente pela primeira sílaba do cadastro pois veja bem suponhamos que eu tenha cadastrado aqui ( Supermercados; Escritórios; Médicos e Restaurantes ), na hora de digitar a palavra chave se digito SUPERMERCADOS, não aparece somente os supermercados aparecem todos eles porque todos tem a sílaba ME; como resolver esta parada????

Até o momento é só isso mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...