Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Log em PHP/MySql


TNT

Pergunta

Olá a todos.

Recebi um pedido que fiquei em dúvida quanto à viabilidade do projeto. Gostaria de uma opinião de vocês sobre o assunto.

O cliente me solicitou o desenvolvimento de um sistema de log, que armazenaria todas as operações efetuadas por um conjunto de usuários. Ou seja, no momento que um administrador do site cadastrasse, deletasse ou mesmo modificasse os dados de algum usuário, o sistema registraria a operação no log.

Cadastrar e deletar entendo como mais trivial. O problema é quanto à modificação. Existe algum meio prático de armazenar quais dos campos de uma tabela tiveram seus dados modificados? Levando para um exemplo prático: em um formulário que contenha nome e CPF de uma pessoa, se o administrador modifica apenas o CPF, teria como eu armazenar esta informação no log, com uma mensagem no estilo "O administrador modificou o CPF"?

Obrigado e até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

No momento da atualização você teria que comprar campo à campo e guardar a informação que fosse diferente (campo atualizado) em outra tabela, ou criar uma tabela igual e copiar os dados da tabela original para a nova toda a vez que fosse atualizar a tabela original...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Pensei na possibilidade de comparar campo a campo, mas e o custo? A partir do momento que eu for trabalhar com muitos usuários, cada um deles com vários dados, o processamento vai demorar demais, não? Seria viável?

Na realidade isto depende mais de quantos campos a tabela tem e de que tipo eles são...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Pois é, pelo jeito vou ter que fazer a comparação mesmo, apesar de achar trabalhoso e pouco eficiente.

Sobre os triggers, não sei utilizar. Pesquisei e não entendi muito bem como funcionam. Poderia me dizer como eles poderiam me auxiliar neste caso?

Obrigado pela ajuda que vocês vem me dando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Pois é, pelo jeito vou ter que fazer a comparação mesmo, apesar de achar trabalhoso e pouco eficiente.

Sobre os triggers, não sei utilizar. Pesquisei e não entendi muito bem como funcionam. Poderia me dizer como eles poderiam me auxiliar neste caso?

Obrigado pela ajuda que vocês vem me dando.

TNT,

você resolveu a questão, poderia postar como fez?

abs

fny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...