Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Usando Class Com Php


tiago bonfá

Pergunta

Eu comecei a programar Class em PHP faz pouco tempo. Então, vou colocar alguns códigos de conexão de bd para vocês analizarem e opnarem sobre o assunto class.

arquivo: classdb.php

<?

class bd{

var $user;

var $db;

var $con;

var $res;

var $numlin;

function bd() {

$this->user="localhost";

$this->db="teste";

$this->con=0;

$this->res=0;

$this->numlin=0;

}

function conecta() {

$this->con=mysql_connect($this->user);

mysql_select_db($this->db,$this->con);

}

function executa($sql) {

$this->res=mysql_query($sql,$this->con);

$this->numlin=mysql_num_rows($this->res);

}

}

?>

Agora vou criar um script que acessa essa classe.

Supondo que esse banco de dados (teste), tenha uma tabela chamada usuarios e tem os seguintes campos: nome, idade, email. Vou fazer um loop nesse banco de dados usando minha classe.

arquivo: testa_class.php

<?

echo "<center>Testando nossa Classe<p>";

#criar o objeto

$obj=new bd();

echo "Usuários do site: ";

$sql="select*from usuarios";

$obj->conecta(); #fazendo a conexao

$obj->executa($sql);

while($lin=mysql_fetch_array($this->res)) {

$nome=$lin["nome"];

$idade=$lin["idade"];

$email=$lin["email"];

echo "Nome: $nome <br>";

echo "Idade: $idade <br>";

echo "email: $email <p>";

}

echo "Construa a tabela e insira usuários";

?>

Por enquanto é isso, mas vou melhorando o código mas pra frente...

Tiago Bonfá

Web Master (PHP é muito massa)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Ficou muito bom o script. Pena que orientação a objetos não seja muito utilizada em PHP, alias, nem os criadores da linguagem utilizam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

É muito interessante programar com classes... pois é muito complicado (entender!!!!) ...

Hoje em dia, a maioria dos sites em PHP está utilizando classes... inclusive o scriptbrasil e este forum... porque que vocês acham que ficou muito mais rápido o site hein? E aquelas urls do tipo, www.scriptbrasil.com.br/class=17, é tudo orientação a objetos...

Quem gosta de php (como eu) procure tentar aprender ou utilizar este tipo de programação, pois com certeza será o futuro de php, assim como é utilizado em java. (Linguagem fácil, é asp né? PHP é muito mais díficil e muito mais aproveitável!!!! )

Tiago Bonfá

Web Master

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bem cara, assim discordo com o que você fala, em dizer que programar em classes é muito mais difícil, além do que classes foram criadas para facilitar o trabalho do programador, e não dificultar.

E assim uma coisa que eu pelo menos percebi, com esse tópico é que você tenta meio que se vangloriar, colocando uma classe inteira e depois cita várias vezes a palavra dificil, como se tentasse dizer:

"Olha como eu sou bom! Sei coisas dificeis."

Bem nada contra você mas ai está minha opinião.

[]'s Igor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

...Igor[] .... quando falei que era díficil, estava me refirindo ao jeito de pensar. Está classe é uma das primeiras que estou criando, e estou com muitas dificuldades de entende-la. Como me referi, "faz pouco tempo que comecei a usar classes", é lógico que com o tempo vai ficar muito mais fácil. Com certeza, você deve ter entendido ela e deve ter visto os defeitos. O mais complicado é a maneira de programar, pois você tem que pensar em instanciar objetos, criar, etc... eu ainda não consegui pegar todos os esquemas de classes em php. Mas enfim... ela está aí...

Valeu a crítica...

Tiago Bonfá

Web Master

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Sim estás no bom caminho, acrescentas mais uns methods e podias fazer uma outra class para ser responsável pelos resultados, assim vais separar melhor as coisas:

o objecto conexão e o objecto de resultado.

De facto utilizar objectos é uma mais valia na rapidez de produção de sites. Actualmente o meu site base não possui qualquer varivavel no escopo global dai ser muito fácil fazer um site em uma semana :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...