Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Mbr


bonoddr

Pergunta

E aí pessoal, tenho um HD de 40 Gb, nele está instalado o windows XP, mas pelo partition magic criei uma partição de 5 Gb para o Linux. Instalei o linux nesta partição, mas o Master Boot Record só reconhece o Windows. Como contornar o problema? Eu só consigo usar o linux pelo disco de boot... Já ouvi dizerem que eu tenho que alterar as configurações no arquivo lilo.conf e depois executá-lo, mas fiquei inseguro para mexer nele, gostaria de informações mais certeiras. Falow! cool.gif

bonoddr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Ninguém responde porque ninguém sabe?

é..

geralmente quando eu não faço a mínima idéia.. eu nem falo nada..

sinto muito em não poder lhe ajudar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

cara, eu não tinha lido, da uma lida em artigos, mas a config do win do lilo vai como

other=/dev/hda1 #no caso de estar no /dev/hda1 a tua partição win
label=Win
read-only

se não me engano é isso, a do linux já vem configurada normalmente.

Editado por Eddie_666
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

na verdade você cara tem q criar um partição de 30 MB e colocar a pasta /boot do linux nela....porque algumas bios só enchergam ateh o o cilindro 1024 para procurar um SO.......mas as vezes é só o LILO mesmo...

other=/dev/hda2

label=LINUX

não coloca read-only.....pelo menos aqui em casa tah dando pau com isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Para Windows ou outro OS use other = /dev/hdxx.

Para o Linux usem:

image = /boot/vmlinuz #na maioria das distros vem nesse local uma imagem pronta, mas se quizer pode usar outra imagem
root = /dev/hdxx
label = Linux
read-only

Se for usado other ele tentará achar um sistema de boot na partição do Linux, o que não existirá, pois o Linux não usa sistema de boot(por isso a necessidade de um boot loader).

Dê uma olhada na documentação do lilo.conf, é bem interessante caso tu queira configurar certinho mais alguns detalhes, como por uma imagem interessante, ou se tu tiver mais que um HD com sistemas em HDs diferentes, ou para adicionar um boot legalzinho...

Eu por ex uso um boot com um menu aonde tu escolhe a inicialização dos dois sistemas padrão, do CD-ROM/DVD, etc.

É interessante mecher com o lilo smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...