Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Controle de estoque


Cífro13

Pergunta

Requer conhecimento basico.

Estou usando office 2010

Vamos iniciar aqui um tuto de controle de estoque de peças(óbvio q você pode usar para controlar outras coisas.

Esse controle cuidará do fluxo 2 almoxarifados ao mesmo tempo. da seguinte forma: alm1 e alm2 são controlados os fluxos por uma pessoa apenas.

1ª eu sempre crio uma planilha com um "menu" isso facilita quando a pasta de trabalho tem muitas planilhas E PONHO TAMBÉM em cada planilha um botão para voltar ao menu.

então renomeie a plan 1 para MENU e a plan2 para INVENTARIO, plan3 para ENTRADA, crie mais 2 e ponha os nomes: SAÍDA, RELATÓRIO, essa última você vai cadastrar as peças. Normalmente as peças tem código então a planilha BD vai ter os seguintes campos:

Primeira parte Inventário

|RELATÓRIO|

|Códígo||Descrição||Valor||Máximo1||Mínimo1||Entrada1||Saída1||Atual1||Total1||Máximo2||Mínimo2|Entrada2||Saída2||Atual2|||Total2|

selecione esses titulos e em inserir crie uma tabela, marque a opção minha tabela, clique em um dos cabeçalhos e em ferramentas de tabelas altere o nome para Tabela_Relatorio e pressione enter

ATENÇÃO O CÓDIGO NÃO PODE SE REPETIR

agora que temos o Relatório vamos entender um pouco ele:

Código: pode ser o partnumber da peça CLIQUE NA LETRA "A" DA COLUNA E MUDE O FORMATO PARA TEXTO

Descrição: o nome da peça

Valor: valor unitário CLIQUE NA LETRA "C" DA COLUNA E MUDE O FORMATO PARA FORMATO DE NÚMERO PARA CONTABILIZAÇÃO

OBS: Como a depender da oficina umas podem ter mais peças que outras o estoque máximo e mínimo pode ser diferente

As entradas são as compras e as saídas são as peças que foram aplicadas atual é a situação do estoque, e total é o valor total das peças em estoque.

Claro que você pode com os códigos que veremos mais a frente criar outras planilhas para ver os custos com peças aplicadas e compradas.

Cadastre algumas peças para começarmos:

CODIGO: 0001

DESCRIÇÃO: PARAFUSO 10X80

VALOR: R$ 0,75

Máximo1: 10

Mínimo1: 5

Atual1: um insira a formula "

=[@Entrada1]-[@Saída1]
" Total1: um insira a formula "
=[Valor]*[Atual1]
" Máximo2: 6 Mínimo2: 2 Atual2: um insira a formula "
=[@Entrada2]-[@Saída2]
" Total2: um insira a formula "
=[Valor]*[Atual2]
" CODIGO: 0002 DESCRIÇÃO: PORCA M10 VALOR: R$ 0,55 Máximo1: 10 Mínimo1: 5 Máximo2: 6 Mínimo2: 2 SE VOCÊ FEZ TUDO CORRETAMENTE AS FÓRMULAS já APARECERAM AO CADASATRAR A PORCA M10 Vamos deixar o relatório de lado por um minuto e voltemos ao inventário, aproveite e crie lbotões no menu para cada planilha. No inventário faça o seguinte: na célula A8 escreva "Alm1" na célula A9 escreva "Alm2" nas célula B8 e B9 mude o formato para data e coloque a data do ultimo inventário feito em cada um dos estoques vamos adotar o seguinte vou por a celular três maiores e o q deve ter nela A11>>>CÓDIGO B11>>>DESCRIÇÃO C11>>>QTD D11>>>DATA E11>>>ALM F11>>>CHECK G11>>>CONTE selecione todos os títulos e crie uma tabela para eles como fez com a outra com o nome de Tabela_Inventario abaixo do título descrição escreva a fórmula "
=PROCV([@CÓDIGO];Tabela_Relatorio;2;FALSO)
" calma que eu explico o q tá acontecendo aew sei que você já sabe mas dentro da formula os critérios da formaula são separados por pornto-e-vírgula procv procura valores na vertical, ou seja nas colunas o primeiro é a pergunta, ou seja o valor procurado 2º é a matriz, o lugar de onde extrairemos a informação 3º é, nessa matriz qual a referencia do campo q você quer retornar a informação, como queremos a descrição e na tabela relatório a descrição está na segunda coluna eu coloquei o valor "dois"(2). 4º esse campo não é obrigatório, mas tem 2 opções, verdadeiro ou falso, quando verdadeiro ou vazio, se ele não achar a o código que queremos ele vai procurar um parecido, quando falso ele vai retornar apenas se achar o código se não ele retorna #N/D. entendeu? você apenas vai colocar o código e terá a descrição automáticamente deixe a coluna "C" no formato de data clique no campo abaixo de ALM e: 1º na guia Dados no agrupamento ferramenta de dados clique em validação de dados 2ª em permitir tem qualquer valor mude para lista 3º onde tem fonte escreva "ALM1;ALM2" e ok agora sim toda vez que você chegar nesse campo vai aparecer uma alça e ai você pode selecionar entre eles abaixo de CHECK insira a seguinte formula "=CONT.SE(Tabela_Relatorio[Códígo];[@CÓDIGO])", essa formula vai contar quantas vezes esse código se repete na Tabela_Relatorio na coluna Código o certo é que dê sempre 1 se der 0 você tem que cadastrar esse item e se der mais você tem que excluir um item desses da tabela relatório eu costumo fazer uma formatação condicional em que vermelho =0 o seja, não cadastrado, verde = 1 ou seja, ok, amarelo>1 duplicidade abaixo de CONTE insira a seguinte formula "
=SE([@ALM]="Alm1";SE([@DATA]=$B$8;"OK";"ANTERIOR");SE([@ALM]="Alm2";SE([@DATA]=$B$9;"OK";"ANTERIOR")))

"

essa na verdade é uma simples formula "SE" ela vai fazer o seguinte

se vocÊ colocou Alm1 ela vai verificar se a data que você cadastro essa peça no inventário é igual a que você colocou em B8, se for igual ele vai escrever ok caso contrario vai escrever Anterior;

se vocÊ colocou Alm2 ela vai verificar se a data que você cadastro essa peça no inventário é igual a que você colocou em B9, se for igual ele vai escrever ok caso contrario vai escrever Anterior;

Se condição| verdadeiro | | falso |

Se(condição;se(condição;verdadeiro;falso);se(condição;verdadeiro;falso))

essa fórmula vai ser util pois só vamos contar os itens do inventário que estiver com OK, assim você pode manter um histórico de inventários também.

Até a próxima parte

se os erros de português estiverem atrapalhando me falem as palavras e eu corrijo.

Editado por Cífro13
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

parte dois(entradas e saídas)

do inventário para entrada não muda muita coisa, então copie a estrutura e cole na plan entrada, altere o nome da tabela para: Tabela_Entrada, na célula b8 altere o código para =Inventário!$B$8 e no b9 para =Inventário!$B$9, isso fará com que a data q você puser no inventário passe para ela também.

no campo cont altere a fórmula para:=SE([@ALM]="Alm1";SE([@DATA]>=$B$8;"OK";"ANTERIOR");SE([@ALM]>="Alm2";SE([@DATA]=$B$9;"OK";"ANTERIOR"))). isso fará ele pegar não só a data do inventário, mas também datas posteriores.

Cópie essa estrutura para a plan saida e altere o nome da tabela para Tabela_Saida.

Parte três relatório

no relatório na primeira linha (F2) escreva o seguinte código:

=SOMASES(Tabela_Inventario[QTD];Tabela_Inventario[CÓDIGO];[@Códígo];Tabela_Inventario[ALM];"alm1";Tabela_Inventario[CONTE];"ok")+SOMASES(Tabela_Entrada[QTD];Tabela_Entrada[CÓDIGO];[@Códígo];Tabela_Entrada[ALM];"alm1";Tabela_Entrada[CONTE];"ok")
somases funciona assim: ele soma valores segundo uma cadeia critérios primeiro você informa a coluna a ser somada, depois a coluna onde estará o primeiro critério a ser filtrado, depois o criterio correspondente a esse critério. Dai pra frente é sempre assim coluna de critério ; criterio depois é só fechar o parentese. no nosso caso estou querendo que ele some toda quantidade quando ela tiver o código da linha, pertencer ao alm1, e tiver ok no inventário e somar com os itens com essas mesmas caracteristicas na entrada. você pode cópiar essa formula e colar na célula entrada2 (L2) e substituir apenas o alm1 por alm2 dentro da formula. agora vamos as saídas copie essa formula e cole em saida1
=SOMASES(Tabela_Saida[QTD];Tabela_Saida[CÓDIGO];[@Códígo];Tabela_Saida[ALM];"alm1";Tabela_Saida[CONTE];"ok")

o processo é o mesmo, copie ela e cole na saida2 e altere de alm1 para alm2

assim você fecha o processo de entrada e saída.

como você tem o estoque máximo e mínimo definido você pode pedir uma formatação condicional: se atual menor que mínimo vermelho, e se atual maior que máximo amarelo por exemplo

para fechar você pode congelar os painéis de título para facilitar o preenchimento

se alguém tiver interesse posso mostrar uma fórmula de proposta de transferência entre almoxarifados. ela avalia se um tem estoque <= ao mínimo e se o outro te o suficiente para dividir ou doar parte dele sem entrar no vermelho.

até a próxima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

OLÁ AMIGO Cifro 13,

Gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa em compartilhar seu conhecimento neste Tutorial de como controlar o estoque , esse é um assunto pouco falado na rede de internet ... , dificilmente você encontra uma planilha de controle de estoque que funcione bem, e que esteja bem estruturada, com entradas, saída , Custo médio Estoque do items X ... , Saldo do Item Y ...

Fica como incentivo , e pedido, para você colocar aqui para download uma planilha desse porte ... para podermos compartilhar conhecimento.

Um brande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...