lucas Zuza Posted July 26, 2011 Report Share Posted July 26, 2011 Olá pessoal, vocês podem me ajudar? Estou com um projeto em opengl, que usa uma biblioteca "bibultil.h", tenho o header e o arquivo cpp, mas não tenho o arquivo objeto. não sei como implementar(adicionar) essa biblioteca a esse prejeto. Grato, Lucas SenaPS: Uso o code::blocks Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
0 Sergio Lemos Posted August 9, 2011 Report Share Posted August 9, 2011 Lucas, não entendi muito bem a tua dúvida, mas a princípio o .h e o .cpp é o que você precisa. Se você quiser pode até gerar o teu arquivo objeto a partir deles. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
0 Edimartin Martins Posted September 5, 2011 Report Share Posted September 5, 2011 Olá. Tu também precisa avisar qual compilador está usando no codeblocks mas vamos supor que tu esteja usando o MinGW (G++ do windows).Bibliotecas de programação em C++ (e em outra linguagens) existem dois tipos. Estática e dinâmica.A biblioteca estática é aquela que quando tu usa, o compilador copia ela toda e cola no teu executável.A biblioteca dinâmica é aquela que quando tu usa, o compilador não copia ela para o executável. Ele usa um arquivo externo com a extenção de .dll no windows.Quando se usa uma biblioteca estática, é necessário carregar apnas o executável. A biblioteca dinâmica é necessário levar junto a dll.Qual é melhor? Depende da situação. Se tu tiver muitos programas que usam por exemplo a opengl. É melhor ter a openGL dinâmica porque todos os programas usarão aquela dll. Assim os programas ficam menores. Isso foi criado na época que as memórias eram muito pequenas.No codeblocks clica em file/new/project e tu será redirecionado para o menu de cliação de projeto.Criando um projeto de Dynamic Link Library tu gera um projeto que cria dois arquivos. libprojeto.a e projeto.dll. O primeiro é usado para linkar a biblioteca no teu programa. O segundo é usado para o teu programa carrega-la na inicialização.Criando um projeto de static library tu gera um proejto de biblioteca estática que cria apenas um arquivo. libprojeto.a. Assim tu precisa apenas linkar o libprojeto.a no teo programa que o compilador irá copiar o arquivo e colar no teu executável.Usando as biliotecas.O codeblocks possui as propriedades do projeto aonde é só ir no nome do projeto no canto esquerdo da tela clica com o botão direito e clica em propreties... (é o último botão).Nas propriedades clica em projetct build options.Dentro clica na aba de Linker Sesttings.Em linker Sesttings existem duas altesnaticas da esquerda para a direita.A primeira quando tu adiciona é só escrever a sua biblioteca "projeto".A segunda é como seria escrito para o compilador ler. Tu separa as bibliotecas por 'enter' e adiciona elas escreverndo -l antes dos nomes. EX: -lprojeto (não vai lib).O compilador vai procurar o teu arquivo libprojeto.a na pasta lib do compilador (certifíquise de colar o arquivo.a na pasta lib, o arquivo .h na pasta include).Fazendo esses passos tu consegue criar uma biblioteca no MinGW usado o codeblocks.Um abraço. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Question
lucas Zuza
Olá pessoal,
vocês podem me ajudar? Estou com um projeto em opengl, que usa uma biblioteca "bibultil.h", tenho o header e o arquivo cpp, mas não tenho o arquivo objeto. não sei como implementar(adicionar) essa biblioteca a esse prejeto.
Grato,
Lucas Sena
PS: Uso o code::blocks
2 answers to this question
Recommended Posts