Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Salvando em 3 tabelas


.ılı.ıl. TYLЄR .lıl.llı.

Pergunta

Oi, salvo dados em 3 tabelas, sendo que uma é relacionada à outra.

Para explicar melhor, vou "desenhar".

Tenho 3 tabelas:

users

users_groups

users_groups_permissions

Na tabela users:

id, name

Na tabela users_groups, tenho:

id, user_id, name

Na tabela users_groups_permissions, tenho:

id, user_group_id, permission

No código, insere belezinha para apenas um registro em users_groups_permissions, como abaixo:

$this->_trim($this->data);
$validates = true;
$this->Site->UserGroup->set($this->data);
$validates &= $this->User->UserGroup->validates();
if ($validates) {
        $user = $this->User->UserGroup->saveAll($this->data['UserGroup'], array('validate' => false));
        if ($user) {
        foreach ($this->data['UserGroup'] as $key => $value) {
        $this->data['UserGroup'][$key]['SiteHydroSeiom']['site_hydro_id'] = $this->Site->SiteHydro->id;
        $this->log( 'UserGroupPermission.user_group_id: ' . print_r($this->data['UserGroup'][$key]['UserGroupPermission']['user_group_id'], true), 'debug');
        $this->Site->UserGroup->UserGroupPermission->save($this->data['UserGroup'][$key]['UserGroupPermission'], array('validate' => false));
        //unset($this->Site->UserGroup->id); -- tentei este unset() mas no segundo registro seta NULL no bd..
        }
        return 1;
        } else {
        return 0;
        }
O problema é que se na tabela users_groups, for inserido mais de um grupo ao mesmo tempo, recupera apenas a últim id de users_groups e salva na tabela users_groups_permissions, para o campo user_group_id, mas eu precisaria que fossem salvas todas as ids em users_groups. Um amigo me deu uma dica, tentar inserir um registro por vez, da seguinte forma:
$userGroup = $this->data['UserGroup'];
unset($this->data['UserGroup']);
foreach($userGroup as $h) {
   $this->data['UserGroup'] = $h;
   $this->Site->UserGroup->set($this->data);
   $user = $this->Site->UserGroup->save($this->data['UserGroup'], array('validate' => false));
 }

E por último utilizar save() ao invés de saveAll(), mas deu erro fatal na página sem o saveAll().

Alguma idéia?

Abração!

Editado por .ılı.ıl. TYLЄR .lıl.llı.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Vamos ver

Pela lógica das tabelas...

Um usuário pode ter vários grupos e um grupo pode ter apenas um usuário, e cada grupo pode ter várias permissões, porem uma permissão pode ter apenas um grupo, logo, um usuário pode ter várias permissões tambem.

esta meio confuso isso dai hein amigo?

não seria melhor uma tabela n para n?

Na tabela users:

id, name

Tabela users_x_groups

fkid_users, fkid_groups

Na tabela groups, tenho:

id, name, fkid_permission

Na tabela permissions, tenho:

id, permission

Agora, em relação ao código.. posta o erro.. e as linhas aonde está gerando esse erro fatal ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Então, o único erro é que, na tabela users_groups_permissions, a chave estrangeira, ou seja, users_group_id é sempre a mesma, para ambos registros, quando deveria ser diferentes, pois deveria recuperar as ids dos registros inseridos em users_groups, mas recupera apenas a última.

O erro fatal é de offset string, por causa desta troca:

$user = $this->Site->UserGroup->saveAll($this->data['UserGroup'], array('validate' => false));
para
$user = $this->Site->UserGroup->save($this->data['UserGroup'], array('validate' => false));
Tentei seguir este exemplo para adaptar mas não obtive sucesso: 3.7.4.1 Saving Related Model Data (hasOne, hasMany, belongsTo) http://book.cakephp.org/view/1031/Saving-Y...-belongsTo-1032
$userGroup = $this->data['UserGroup'];
         //unset($this->data['UserGroup']);
         foreach($userGroup as $u) {
            $this->data['UserGroup'] = $u;
            $this->log('UserGroup u: ' . print_r($h, true), 'debug');
            //$this->Site->UserGroup->set($this->data);
            unset($this->User->UserGroup->validate['user_id']);
            $user = $this->User->UserGroup->saveAll($this->data, array('validate' => false));
            if ($user) {
               foreach ($userGroup as $key => $value) {
                  $userGroup[$key]['UserGroupPermission']['user_group_id'] = $this->User->UserGroup->id;
                  $this->log('UserGroupPermission.user_group_id: ' . print_r($userGroup[$key]['UserGroupPermission']['user_group_id'], true), 'debug');
                  $this->User->UserGroup->UserGroupPermission->save($userGroup[$key]['UserGroupPermission'], array('validate' => FALSE));
               }
               .......
Desculpe por não explicar isso melhor. Estou tentando atribuir a última id de UserGroup para UserGroupPermission, só que em loop, só que no código sempre está atribuindo apenas a última mesmo e não as demais que foram cadastradas pelo loop....;/
$userGroup[$key]['UserGroupPermission']['user_group_id'] = $this->User->UserGroup->id;

Editado por .ılı.ıl. TYLЄR .lıl.llı.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...