Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Gerador de documentos de texto

caiocaesar

Question

Prezados,

Estou querendo desenvolver um aplicativo simples, que consiste em um gerador de documentos de texto, a partir da entrada de dados pelo usuário.

A idéia do algoritmo é esta:

Leia Nome;

Leia Sexo;

Leia Idade;

Se Sexo = 'Masculino' então

Escreva 'O'

Senão

Escreva 'A';

Escreva Nome;

Escreva ' tem ';

Escreva Idade;

Escreva ' anos.'

(Não sei se consegui expor corretamente o algoritmo, caso não esteja correta a escrita, por favor me avisem, para que eu possa tentar explicar melhor o que estou querendo).

Certamente o aplicativo, embora simples, será mais complexo que o exemplo, imagino que cada texto gerado terá em torno de 40 variáveis.

Não sou programador, embora tenha estudado sobre o assunto no passado, mas estou disposto a me dedicar para desenvolver este aplicativo.

No momento estou utilizando um livro de Delphi, pois conheço um pouco de Pascal, o que iria me ajudar, mas não sei se é exatamente a melhor escolha.

A dúvida é: qual linguagem vocês recomendam para este uso específico? O Delphi é adequado a este tipo de desenvolvimento?

Outro ponto: eu consigo imaginar que este gerador de texto possa criar um arquivo .txt sem maiores problemas. Porém, seria desejável que ele já criasse um arquivo .odt, para o BrOffice, com toda a formatação pronta. Alguém sabe dizer se é possível/simples fazer isso?

Att,

Caio

2 answers to this question

Recommended Posts

• 0

A dúvida é: qual linguagem vocês recomendam para este uso específico? O Delphi é adequado a este tipo de desenvolvimento?

para ajuda-lo na pesquisa, veja:

http://www.delphibasics.co.uk/Article.asp?Name=Files

http://www.linhadecodigo.com.br/Dica.aspx?id=1285

http://www.planetadelphi.com.br/artigo/159...fice)---parte-2

OBS: Gerar arquivos txt a partir de Edits ( entrada dos dados ) no form é muito facil

exportar o txt para odt dá um pouco mais de trabalho

os links acima lhe darão uma idéia de como fazer, mas como voce não é programador, vai ficar dificil

abraço

• 0

Muito obrigado pela ajuda! Principalmente esta série de artigos sobre o Delphi/BROffice, eu estava procurando justamente este tipo de material. Olhando agora parece óbvio que eu deveria digitar apenas Delphi e BROffice no Google, mas por algum motivo eu nem cogitei que poderia existir algo escrito sobre isso...

OBS: Gerar arquivos txt a partir de Edits ( entrada dos dados ) no form é muito facil

exportar o txt para odt dá um pouco mais de trabalho

Justamente, ontem eu pesquisei um pouco e consegui gerar o .txt a partir dos Edits e ComboBoxes, vou dar uma estudada nesse novo material pra ver se consigo fazer essa exportação para o .odt.

Att,

Caio