shiroyamacah Posted September 11, 2011 Report Share Posted September 11, 2011 eu vi como se salvavam frases, mas estou com dúvida de como salvar uma matriz em um arquivo.e para acessar a matriz salva, como seria?*estou começando arquivos mas é muito confuso para mim ainda....* Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
0 bruce845 Posted October 5, 2011 Report Share Posted October 5, 2011 (edited) eu vi como se salvavam frases, mas estou com dúvida de como salvar uma matriz em um arquivo.e para acessar a matriz salva, como seria?*estou começando arquivos mas é muito confuso para mim ainda....*Bem, já tentou com vetores? Conseguiu?tenta o seguinte:abra o arquivo (tem que ser arquivo binário) e depois use fwrite somando a qtde. de linhas com a quantidade de colunas.Ex.:char matriz[5][5];fwrite(matriz,sizeof(matriz),10,arquivo);Para acessar a matriz salva, use o fread.fread(matriz,sizeof(matriz),10,arquivo);Não tenho certeza se funciona com matriz, mas vetor da! Edited October 5, 2011 by bruce845 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
0 General Shepherd Posted October 12, 2011 Report Share Posted October 12, 2011 (edited) Só complementando, não há necessidade de ser em binário, basta usar o mesmo for que você usaria para imprimir a matriz na tela, mas ao invés de printf("%d", mat[j]), use fprintf(arq, "%d", mat[j]), onde "arq" é o seu arquivo, e "mat" a matriz. Ficaria + ou - assim:for(i=0; i<linhas; i++){ for(j=0; j<colunas; j++){ fprintf(arq, "%d", mat[i][j]); //Grava os digitos, caso a matriz não seja de inteiros, apenas mude o %d por %c... etc } fprintf(arq,"\n"); //Dá quebra de linha } para ler aí já é mais complicado um pouco, mas não é um bicho de 7 cabeças while(!feof(arq)){ //executa o while enquanto ainda houverem linhas à serem lidas fscanf(mat[i][j],"%d", arq); //Caso seja uma matriz de string, mude para fgets j++; if(j==colunas-1) //Onde "colunas", é o numero de colunas da matriz i++; }não testei esse ultimo codigo, ppor isso não garanto o seu funcionamento. Existem varias maneiras de se ler matriz de um arquivo, de uma procurado no google q voce encontrará bastante material. ;D Edited October 12, 2011 by General Shepherd Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Question
shiroyamacah
e para acessar a matriz salva, como seria?
*estou começando arquivos mas é muito confuso para mim ainda....*
2 answers to this question
Recommended Posts