Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

PODEM ME AJUDAR? A CRIAR ESSE PROGRAMINHA

tatyjosy

Question

2 answers to this question

Recommended Posts

• 0

:ninja:

Pesquisar valores dos elementos de um Vetor Unidimensional

Pesquisa Linear e Pesquisa Binaria de Dados de um Determinado Vetor.

Nota de Info:"O processo de encontrar um determinado valor/elemento de um vetor/matriz é

chamado de Pesquisa.

Pesquisa Linear: consiste numa simples técnica que compara cada elemento de um

vetor/matriz atraves da informação de uma elemento definido a priori como chave de pesquisa,este

método funciona bem na estrutura de vetores que possui uma baixa grandeza dimensional ou com

vetores não-ordenados.Entretanto, para realizar pesquisas em vetores q. possui um alto indice em

sua grandeza dimensional, a pesquisa linear já se torna um pouco ineficiente.Como o problema

proposto se trata de um indice superior na ordem de quinze( 15 ) elementos, então poderemos

utilizar a Pesquisar Linear a principio. :o

Desenvolvimento do Alghoritmo:

Alghorithmo {pesquisa_linear_K_noVetor_V}

/*Definição das variaveis do programa.

inteiro: sub_x; //Subscrito do Vetor.
  constante inteiro: dim_inferior = ( 1 );///intervalo inicial do Vetor;
  constante inteiro: dim_superior = ( 16 );//intervalo superior: indice de 15 elementos,
  inteiro:vetor_inteiros[dim_superior], multiplo_de_quatro = ( 0 );//Identificação do Vetor e uma  
  variavel para calcular os valores dos 15 primeiros multiplos de 4 utilizando o proprio valor do  
  subscrito do vetor

inteiro: valor_da_chave = ( 0 )//Variavel para capturar do usuario o valor do numero sendo ele 
  multiplo de quatro ou não para subsequentemente realizar a pesquisa.

inteiro: indice_do_elemento = ( 0 );//Variavel para receber atraves de uma funçao definida pelo  
  programador o valor do inidice do vetor.

inteiro:achar_valor_indice = ( 0 );

/*Ambiente de construçao do Vetor*/
  Para:(sub_x = (dim_inferior); ate(sub_x < dim_superior); de Passo (sub_x + 1))Faça
  {
    multiplo_de_quatro(sub_x * 4);
    vetor_inteiros[sub_x] = (multiplo_de_quatro);
  }
  //Povoamos o vetor com os primeiros quinze multiplos de quatro. Agora construiremos uma instrução q. solicite do usuario do programa a digitalização do suposto valor pretendido.

escreva:"Informe o Valor Inteiro:";
  leia: valor_da_chave;

//Neste instante iremos desenvolver uma função para comparar o valor digitado e capturar do  
  vetor o valor do indice caso o numero seja igual ao do vetor.

indice_do_elemento  = 
  funcao_pesquisaLinear(array_inteiros,valor_da_chave,dim_superior,achar_valor_indice);

//A variaveil:achar_valor_indice ira receber atraves da funçao o valor do indice logicamente 
  devolvendo o seu respectivo valor para a variavel indice_do_elemento.

se(indice_do_elemento for diferente de ( <> ) -1)então
  {
    escreva:"O Valor encontrado no indice do vetor foi: " ::indice_do_elemento;
  }
  senão
   escreva:"Não foi possivel encontrar valores iguais entre a chave e o vetor!";

}

//********************************************************

//Ambiente de Definicão da Função pesquisaLinear
inteiro: funcao_pesquisaLinear(constante inteiro: array_Inteiros[],inteiro: valor_da_chave,inteiro:dim_superior,inteiro:achar_valor_indice)

/*Observe que estamos passando o vetor em sua totalidade p/a a funçao*/

//Desenvolvemos aqui uma estrutura condicional para comparar os valores dos m.de 4 e o valor
  chave.

inteiro: sub_n;

se(vetor_Inteiros[sub_n] for igual ( == ) ao valor da chave (valor_da_chave)então
  {
    achar_valor_indice = (sub_n);//Recebendo o endereço do valores comparados,sendo 
   verdadeiro a comparação condicional.

retornar(achar_valor_indice);
  }
  senão
    achar_valor_indice = ( -1 );
    retornar(achar_valor_indice);

}//Termino da definiçao da funçao.

Postei essa idéia algorithimica p/a dar uma luz quando ao desenvolvimento da lógica do negocio,

caso tenha alguma dúvida no raciocinio acima poste sua dúvida, eu também estou iniciando os meus primeiros passos na programação, o que tiver ao meu alcance t.........

Eu utilizo a IDE da Microsoft Visual Studio 2010 Express.

Acho q. dá para desenvolver o Código e C++.

Sucessos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Obs:Caso queira utilizar nomes identificadores para as variáveis conforme citado no seu post:" Vetor - V, Numero Inteiro como K", fique a critério; tomei a liberdade p/a facilitar ao entendimento.

Edited by jotâo