Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Conexão com banco de dados

Luiz Niero

Question

Boa tarde. Estou há algum tempo sem programar e não estou conseguindo conectar o meu novo projeto ao banco de dados que eu criei. alguém poderia me ajudar. uso Vb 2010 e banco de dados tanto faz, pode ser acess ou o sql do vb mesmo. Eu conheço algumas stirngs e comandos sql, mas não consigo estabelecer a conexão entre o programa e o banco de dados, obrigado

4 answers to this question

Recommended Posts

• 0

Bem, eu vi lá a string para a conexão, mas eu não sei onde eu devo colocar o caminho do banco. Tem como me ajudar? Como um exemplo das variaveis para a conexão. Tipo, declara, põe a string lá mais o caminho essas coisa eu não sei. Tem como faze uma conexão e coloca o código aí para eu ver? Se possível com banco de dados do acces

• 0

Luiz Niero...

Te respondi no fórum do VB-6 uma pergunta semelhante...então por aquele exemplo que você postou vou adicionar a conexão...com Access 2007, OK ?!

Private Sub Conectando()
        Dim Str_Con As String = "Provider=Microsoft.ACE.OLEDB.12.0;Data Source=" & Application.StartupPath & "\Dados.accdb;Persist Security Info=False;"
        Dim Sql_Inserir As String = "INSERT INTO tabela(campo1,campo2,campo3)" & "VALUES('" & txt_Dado1.Text & "','" & txt_Dado2.Text & "','" & txt_Dado3.Text & "')"
        Dim Conn As New OleDbConnection(Str_Con)
        Dim Cmd As New OleDbCommand(Sql_Inserir, Conn)

Try

Conn.Open()
            Cmd.ExecuteNonQuery()
            MessageBox.Show("Dados salvo com sucesso !", "Informação.", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information)

Catch

MessageBox.Show("Não foi possível efetuar o cadastro.", "Atenção !", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error)

Finally
            Cmd.Dispose()
            Conn.Close()
        End Try
    End Sub
Na string de conexão coloquei que o BD (Banco de Dados Access 2007) está na pasta do aplicativo (por isso tem o " & Application.StartupPath & ")... se quiser informar o diretório onde está o BD basta substituir pelo caminho...ficando assim:
Dim Str_Con As String = "Provider=Microsoft.ACE.OLEDB.12.0;Data Source=C:\Dados.accdb;Persist Security Info=False;"
' Nesse exemplo informo que o BD está no disco "C:"

Onde tem "tabela" informe sua tabela...

onde tem campo1, campo2 e campo3 informe os campos de sua tabela

onde tem txt_Dado1.Text, txt_Dado2.Text e txt_Dado3.Text são os supostos TextBoxes que passarão os valores a ser inseridos nos campos da tabela....

Beleza ?! Legal.gif