Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Explique-me o Main - Resolvido

Henzel

Question

Pessoal, umas coisas ainda não estão claras em minha cabeça, estou lendo dois livros de c mas eles não explicaram direito sobre o comando VOID que é colocado antes do MAIN e dentro do parentese do mesmo..

void main (void)

não entendo a razão dele, está escrito que é para retornar 0, como assim???? xx

e já vi programas sem void nem int antes do main..

main()

{..}

então qual é a utilidade do void?

e qual é a utilidade de colocar variaveis dentro do parentese main(int var1, int var2), esses parametros, qual a diferença de coloca-los dentro do parentese?

Obrigado, e desculpe ai, é que estou aprendendo sozinho, e pensei que o livro iria explicar mais até agora não retornou no assunto --'...

Edited by Henzel

3 answers to this question

Recommended Posts

• 0

Henzel,

na vdd void significa "vazio", "nada"... A presença dele é opcional.

Escrever void main (void) é a mesma coisa que escrever main(void), que é o mesmo que void main(), que é igual a main()... Dá tudo na mesma. A notação está lá mais por boa prática de programação. É a mesma linha de escrever apenas "return;" numa função que retorna void...

O void antes do nome de uma função significa que essa função não retorna nada. No caso da main que você viu com o void antes mas retornando 0, pode ser que esse código tenha sido escrito num ambiente que o processo precise retornar algo, Linux por exemplo (retorna 0 caso não haja erro e outro número caso haja).

Sobre os parâmetros da função main, ela só pode receber nenhum (main(void) ou simplesmente main()) ou 2 parâmetros. É padrão que esses argumentos, quando existem, sejam (int argc, char *argv[]). É que quando você chama o programa (mais comumente por linha de comando no Terminal do Linux ou no Prompt do DOS) você pode passar um ou mais argumentos para o programa. Por exemplo:

//codigo.c
#include <stdio.h>

int main (int argc, char *argv[]) {