Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Validação formulário JavaScript

Rodrigo Kx

Question

Na validação de formulários, eu só faço a condição se caso o usuario não digitar nenhum valor...

No caso, eu tenho várias páginas com formularios chamando essa pagina 'validacao.js'

No form, eu chamo ele assim:

<form method="post" name="form1" id="formulario" onSubmit="return validacao(this)" action="">
A página 'validacao.js' está assim:
/* função em JavaScript para validar a informação */
function validacao(elem)
{

if ( (elem.cidade.value == 0) || (elem.estacao.value == 0) || (elem.var.value == 0) || (elem.anoi.value == 0) || (elem.anof.value == 0) || (elem.limite.value == 0))
                {
                       alert("Preencha todos os campos.");

return false;
                }        
}

Nesse caso ele só aparece a msg de erro, se o usuario não digitar nada no campo 'cidade' somente, o primeiro campo, porque isso?

Obg

3 answers to this question

Recommended Posts

• 0
Na validação de formulários, eu só faço a condição se caso o usuario não digitar nenhum valor...

No caso, eu tenho várias páginas com formularios chamando essa pagina 'validacao.js'

No form, eu chamo ele assim:

<form method="post" name="form1" id="formulario" onSubmit="return validacao(this)" action="">
A página 'validacao.js' está assim:
/* função em JavaScript para validar a informação */
function validacao(elem)
{

if ( (elem.cidade.value == 0) || (elem.estacao.value == 0) || (elem.var.value == 0) || (elem.anoi.value == 0) || (elem.anof.value == 0) || (elem.limite.value == 0))
                {
                       alert("Preencha todos os campos.");

return false;
                }        
}

Nesse caso ele só aparece a msg de erro, se o usuario não digitar nada no campo 'cidade' somente, o primeiro campo, porque isso?

Obg

cara, posso estar falando merda, mas tenta usar "or" ao invés de "||". e um detalhe importante: No PHP, zero é um valor e vazio é outro. estou começando estudar javascript agora então não sei se é a mesma coisa que no php. mas se for, quando o usuário não coloca nada, o form retorna um valor vazio ao invés de 0. talvez seja isso também.