Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Pegar valor de outra tabela

Deivid_hf

Question

7 answers to this question

Recommended Posts

• 0
Estou criando uma tabela de vendas,onde o total de uma venda é igual à quantidade*preço. O problema é que o preço está em outra tabela,denominada produto,tem como eu pegar o preço da tabela produto e jogar para dentro da tabela vendas?

Se a tabela vendas contém o que foi vendido e o que foi vendido é um produto, então na tabela vendas deverá haver o código do produto vendido, correto?

Sabendo disso é só usar um JOIN em seu SELECT para estabelecer a relação entre as tabelas.

• 0
Se a tabela vendas contém o que foi vendido e o que foi vendido é um produto, então na tabela vendas deverá haver o código do produto vendido, correto?

Sabendo disso é só usar um JOIN em seu SELECT para estabelecer a relação entre as tabelas.

Existem sim o código do produto na tabela vendas,muito obrigado pela ajuda! Desculpe se a pergunta foi relativamente fácil mais estou estudando sql e sempre surge alguma dúvida! Poderia dar um exemplo de como ficaria o comando para calcular o valor da venda na criação da tabela? obrigado!

Edited by Deivid_hf

• 0
... Poderia dar um exemplo de como ficaria o comando para calcular o valor da venda na criação da tabela? obrigado!

Claro. veja o exemplo abaixo:

As tabelas:

Produto

CREATE TABLE produto(
identificadorProduto int,
nomeProduto varchar(50),
precoProduto double(9,2)
)
Vendas
CREATE TABLE venda(
identificadorVenda int,
dataVenda datetime,
quantidadeVendida int
)
A consulta
SELECT dataVenda, identificadorProduto, nomeProduto, precoProduto, quantidadeVendida, (precoProduto * quantidadeVendida ) AS ValorTotalDoItem
FROM venda v
INNER JOIN produto p ON p.identificadorProduto = v.identificadorProduto

• 0

Cara é o seguinte,eu devo ter me expressado mal na pergunta. O que eu queria mesmo é que esse calculo fosse criado junto com a tabela. Vou dar um exemplo,sei que não está certo mas é só pra voce ter uma base do que eu quero saber:

CREATE TABLE venda(
identificadorVenda int,
dataVenda datetime,
quantidadeVendida int
valortotal double(9,2)=quantidadevendida*(select precoproduto from produto inner join venda on produto.identificadorproduto=venda.identificadorproduto);

Observe o último campo,era isso que eu queria,que ele calculasse automaticamente o valor total da venda.

Edited by Deivid_hf

• 0
Ok. Obrigado pelo conselho e pela ajuda!

Exemplo de uso do trigger:

DELIMITER $$

CREATE
    /*[DEFINER = { user | CURRENT_USER }]*/
    TRIGGER `nomedobancodedados`.`nomedotrigger` BEFORE INSERT
    ON `nomedobancodedados`.`venda`
    FOR EACH ROW BEGIN
         SET NEW.valortotal  = NEW.quantidadevendida * (select precoproduto 
                                                                                 from produto 
                                                                                 where produto.identificadorproduto = NEW.identificadorproduto)
    END$$

DELIMITER;