Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Sistema de Blog. Group by funciona, order by não

chrod

Question

Pessoal, já estou a 2 dias procurando solução mas... resolvi postar!

Um sistema php/mysql com uma tabela de colunistas (escritores) e uma tabela com os artigos deles postados.

Num lugar do site preciso mostrar só o ultimo artigo postado de cada 1 deles e meu select não retorna o artigo mais recente e sim um qualquer. segue select abaixo:

"select c.ID,c.NOME,c.FOTO,a.IDCOL,a.TITULO,a.DATA,a.HORA from colunista as c inner join artigo as a on c.ID = a.IDCOL group by c.ID"

Então ele retorna 1 artigo de cada 1 colunista, porém não retorna o artigo postado mais novo/recente, ele pega qualquer um daquele colunista, parece inclusive que está privilegiando o registo mais antigo de cada colunista.

tentei ordenar com "order by a.DATA desc, a.HORA desc" no final do codigo ali de cima, mas não deu certo também.

Não sei mais o que fazer. Se alguém puder me ajudar... Agradeço.

Abraço a todos.

Edited by chrod

4 answers to this question

Recommended Posts

• 0

ahe..

n entendi.. p/ q esse group by???

de boa: use uma coisa quando você sabe p/ q você precisa, ahe no caso, n sei n..

tenta assim: tira isso, poe o order by e, se quiser, acescente limit 1

(mas acho q nem precisa o limit, enfim)...

qqer coisa retorna.. falou, fui..

Edited by Marcelo_2

• 0
ahe..

n entendi.. p/ q esse group by???

de boa: use uma coisa quando você sabe p/ q você precisa, ahe no caso, n sei n..

tenta assim: tira isso, poe o order by e, se quiser, acescente limit 1

(mas acho q nem precisa o limit, enfim)...

qqer coisa retorna.. falou, fui..

Concordo! Mas é exatamente pra que o group by serve não é? Agrupar artigos pelo colunista?

O problema é que a sql não retorna o post mais novo, e sim o mais antigo daquele colunista.

Só com o order by ele retorna todos os artigos de cada colunista. Só quero o mais novo.

Só pra constar (talvez alguns me repudiem por isso), resolvi de outro jeito, mas precisei de várias outras linhas de código, como qualquer programador, não gostei disso. Sei que precisarei no futuro de novo então mantenho a questão. Se alguém puder colaborar, agradeço muito.

Abraço.