Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Select com group by retornar último registro


Marcelouco

Pergunta

Boa tarde!

Estou tendo uma dificuldade em encontrar uma solução para meu problema.

Eu tenho uma tabela mensagens com os campos: id_mensagem, id_conversa, assunto_mensagem, corpo_mensagem, data_mensagem, remetente_mensagem e destinatario_mensagem. Sendo que id_mensagem é auto_increment, e id_conversa não.

Sabido isso, eu preciso selecionar os registros agrupados pelo id_conversa, porém, exibir o último registro (data mais recente).

Eu li um tópico (http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=140748) semelhante, mas não consegui aplicar.

Atualmente uso esta query, que retorna os registros cujo destinatario_mensagem = 22:

SELECT mensagens.*, usuarios.nome_usuario, usuarios.sobrenome_usuario FROM mensagens
        INNER JOIN usuarios ON mensagens.remetente_mensagem = usuarios.id_usuario
        where mensagens.destinatario_mensagem = 22

Será que alguém teria uma solução?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Bom dia

esse id_conversa, por mais que não seja auto-incrementado, ele é crescente ou randomico?

se for crescente, basta você igualar o que você quer com o máximo do campo, por exemplo:

select
    m.*
    u.nome_usuario
    u.sobrenome_usuario
from
    mensagens m
    inner join usuarios u on m.remetente_mensagem = u.id_usuario
where
    m.id_conversa = (select max(id_conversa) from mensagens where destinatario_mensagem = 22)

daí acho q você consegue retornar a última conversa do destinatário

qualquer coisa fala aí

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...