Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Incluir arquivo .php e guardar o conteudo dele em uma variável

vini_loock

Question

Olá,

Estou precisando incluir um arquivo php, executa-lo, mas ao invés de mostrar o conteúdo dele(echo, print, etc), quero guardar em uma varável para mostrar depois.

Vou dar um exemplo:

Temos index.php, que inclui componente.php e template.php

No template, eu posso chamar o conteudo(echo, print) de componente, logo, seria mais lógico eu incluir esse componente na parte em que eu desejar no meu template, certo?

Sim, se não fosse por um motivo: esse component, altera algumas váriaveis que são usadas no template, antes que o template peça para mostrar o componente, então, o problema é certo: o componente não alteraria as variáveis necessárias para serem usadas em template.

Esse exemplo é exatamente o que eu preciso, mas não sei se ficou muito claro, então la vai outro:

Imagine-se criando um template para um CMS, joomla por exemplo.

Ele tem 2 camadas(só exemplo, sei que tem mais): template e componente

Componente, nada mais é que o conteúdo do template e template, é a "moldura" do site(header, footer, menu e content, onde será mostrado o componente)

Esse componente, além de retornar um html com o conteudo da área "content", ele altera algumas coisas que são mostradas dentro de <head</head>, como o titulo.

Então, component, deve ser incluido antes de template.

Mas ai, se eu der um echo dentro de component, ele aparecerá antes mesmo de abrir o <html>, então o que eu teria que fazer, é ao ivés de exibir, guardar todo html numa variável e depois chama-la pelo template. Mas ai que está o problema, isso deixaria a parte do componente um pouco confusa de inicio, e eu não quero isso. O que eu quero é poder dar echo, print, etc nesse arquivo componente.

A solução seria incluir esse arquivo, mas sem deixar que ele exiba qualquer coisa.

Só que não da pra ser com um fopen pro exemplo, porque o arquivo componente também terá php e esse php terá de ser executado.

Então, será que existe uma função que faço isso, ou quem sabe, uma gambiarra?

Edited by vini_loock

2 answers to this question

Recommended Posts